Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» 4s is dead?
Sex Jun 20, 2014 2:36 pm por Rain

» Cadê todo mundo? ;-;
Seg Jan 27, 2014 4:19 am por Hiei

» [recomendação]Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)
Dom Out 20, 2013 2:12 pm por istyar

» Sem animes?
Sab Set 14, 2013 11:58 am por João Aranha

» Tem tatuagem ou fez de um anime
Sab Jun 22, 2013 3:57 pm por João Aranha

» Animes da temporada Março-Abril de 2013
Sab Abr 13, 2013 2:36 pm por Hidekee

» Séries Decepcionantes
Qui Abr 11, 2013 4:55 pm por BlooD

» Jogos com grandes enredos
Qui Abr 11, 2013 4:50 pm por BlooD

» 10 anos de 4S.
Dom Fev 17, 2013 3:15 pm por Silvio

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Poema Para Racista

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Poema Para Racista

Mensagem por ** Trunks ** em Sex Jan 04, 2008 11:31 am

Poema eleito pela ONU como o melhor poema de 2006.
Escrito por uma criança africana
____

Quando eu nasço, sou preto
Quando eu cresço, sou preto
Quando eu fico no sol, sou preto
Quando eu tenho medo, sou preto
Quando eu estou doente, sou preto
E quando eu morro, continuo sendo preto
E você, cara branco,
Quando você nasce, você é rosa
Quando você cresce, você é branco
Quando você fica no sol, você é vermelho
Quando você fica no frio, você é azul
Quando você tem medo, você é amarelo
Quando você fica doente, você é verde
Quando você morre, você é cinza
E você ainda vem me chamar "de cor"???

Firas Chadli

____

Vi em uma comunidade do orkut. Bom, estou usando este poema para abrir a discussão. Vocês acham que o racismo cresce ou diminui? A campanha contra o racismo aumenta a cada dia, mas vocês acham que na prática isso está funcionando?

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Inscrição: 25/05/2007

Re: Poema Para Racista

Mensagem por Blacksand em Sex Jan 04, 2008 11:50 am

Em práticas brasileiras, a melhor maneira de diminuir o racismo é acabar com essa coisa ridícula de cotas em escolas e universidades. Se o cara quer mostrar que é negro, pardo, indío e similares, e que é capaz de fazer tudo que alguém "branco" (e coloco entre aspas visto que 80% dos brasileiros são mestiços) é capaz, que faça por seu próprio mérito e dignidade, e não por ter um traço físico diferente dos demais.

Eu posso dizer que sou pardo, mas para evitar problemas com cotas e tais babaquices aleguei que sou branco (até mesmo para o exército).

Eu sou contra qualquer racismo, ou melhor dizendo, qualquer discriminação. É lógico que sempre haverão piadas e interpretações ditas racistas, mas se certos atos forem evitados quiçá um dia as opiniões tomem outro rumo.

Quanto ao poema, achei muito legal, apesar de apelativo.

Blacksand
Jupiter
Jupiter

Inscrição: 28/05/2007

Mensagem por ** Trunks ** em Sex Jan 04, 2008 11:54 am

Mas você acha que mesmo com as campanhas o racismo aumenta ou acha que diminui?!

O poema é apaletivo, mas é ótimo para abordar uma discussão destas XD

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Mensagem por Blacksand em Sex Jan 04, 2008 12:06 pm

Concordo em relação ao poema.
Cara, se não forem feitas campanhas a coisa não mudará por conta próprio, vide Teorema do Caos (ou nomenclatura similar). E, pode-se dizer que nos últimos 20 anos conseguimos retardar o avanço do racismo mais do que em toda a existência humana. E digo mais, pois para diminuir o racismo não devemos influenciar os mais velhos e sim os mais jovens, visto que ainda temos pessoas que são mal influencidas por fatos históricos de 30~60 anos atrás, como skinheads, neonazistas e até mesmo playboys.

Pode parecer bobagem, mas até mesmo a Passeata Gay é uma forte campanha contra discriminação em geral. E lá, é possível observar que somos todos similares e não é nossa cor, opção sexual e outros que podem nos impedir de sermos dignos de algo e termos orgulho do que fazemos.

Blacksand
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Hidekee em Sex Jan 04, 2008 12:55 pm

Vejo que qto mais for exaltada a diferença entre as pessoas, seja por etnia ou opção sexual, ao meu ver aumenta mais ainda o preconceito.

Fatoq ue no Brasil poucos podem ser considerados realmente brancos, mas vai pelo o que as pessoas declaram. Mas forças um "orgulho" é totalmente alimentador de preconceito. Para mim, preconceito é alimentado pela demonstração exaltada de diferenças, qdo na verdade deveriamos mostrar que somos todos iguais. Sou contra passeata de orgulho gay, sou contra festa de orgulho negro e outros similares.

Da mesma forma que as cotas em universidades públicas, do modo que são colocadas principalmente, só vai alimentar mais ainda tal sentimento preconceituoso.

Creio que estão importanto MTO modelos americanos, onde lá sim o preconceito contra negros, gays, latinos, asiaticos e outros "diferentes" é grande e violento. Importar um realidade que não é a nossa sem fazer uma adaptação sequer para mim é creiar uma situação que não havia. Particularmente creio que o preconceito está cada vez maior, principalmente pela enfase dada em mídia.

Fora que não é apenas preconceito dos "dominadores contra os dominados" mas sim partindo dos "dominados", pois já cansei de ver mto gay ou negro com atitudes mto mais recistas para com héteros ou brancos do que o contrário. Isso tb é um modo de preconceito e racismo. Veja que o cara achar que tudo conspira contra ele por preconceito é um forma de preconceito tb.

Hidekee
Hidekon
Hidekon

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Alichino em Sab Jan 05, 2008 8:57 pm

Mas você acha que mesmo com as campanhas o racismo aumenta ou acha que diminui?

Com as campanhas acho que só aumenta.
Como o Hidekeitaro já disse, quanto mais expomos as diferenças, maior são as desavenças.

E esse poema é realmente verdadeiro? o_o

Alichino
Venus
Venus

Inscrição: 11/06/2007

http://www.suppa-kawaii.blogger.com.br

Mensagem por Fê Renton em Sab Jan 05, 2008 9:37 pm

Exato, quanto maisexpormos as diferenças, maior são as desavenças.

Falando sobre o poema, eu achei muito engraçado auhoahuao É verdade mesmo isso? que a ONU elegeu e tudo o mais? Se for, essa criança tem muita criatividade huaouhaahuo O pior é que é verdade. Eu não sou branca, sou multi-color *o* auouhauoa

Meio inútil, mas eu só queria comentar sobre o poema... ç.ç

Fê Renton
Mars
Mars

Inscrição: 13/06/2007

http://fotolog.com/fe_rentz

Mensagem por Blacksand em Dom Jan 06, 2008 3:08 am

Discordo de vocês sobre expor diferenças.

Primeiro porque é necessário saber que diferenças existirão sempre e que elas é que nos fazem especiais e únicos. E acredito que vocês estão usando um foco baixo de preconceito e/ou discriminação. Não é olhando para um tipo que se achará uma resposta, e sim olhando para um todo.

Se, segundo o que disseram, campanhas não dão resultados positivos, é possível dizer que racismo nunca tenderá a diminuir e só se elevar ou manter sua posição atual? Gostaria que respondessem.

Blacksand
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Hidekee em Dom Jan 06, 2008 3:19 am

Eu em momento algum disse que expor diferenças aumenta racismo. Mas sim como ele é exposto.

Comprar uma ideologia de uma realidade DIFERENTE da nossa e aplicá-la aqui sem pensar, como grupos de anti-racistas o fazem, isso sim incentiva o racismo, pois o racismo brasileiro é extremamente distinto do racismo americano, que por sua vez destoa do ocorrido na França e por aí vai.

Como NINGUÉM quer parar, refletir e pensar numa solução real para a nossa realidade, é mais fácil importar a solução dos outros. Por isso se aplica cotas para negros e outras coisas similares. Em breve chegaremos a ter cotas em empresas para negros, gays e mulheres <o>

Sinceramente, acho que não é assim que vai resolver. Não do modo que está sendo feito. Racismo é algo de LONGO prazo. Vc planta isso em escolas e educando toda uma nova geração e educando também os jovens de hoje, já que dificilmente vc consiguirá mudar pensamento de um "velho". Mas como os frutos são colhidos bem lá para a frente, poucos querem fazer isso. Sejam politicos, sejam grupos anti-racistas, pois esses grupos "sem fins políticos" em sua maior parte está envolvido em alguma coisa política sim! Hipocrisia reina até na hora de cuidar de coisa séria, como racismo e preconceito.

O que eu e a maioria das pessoas concientizadas podem fazer é começar desde já educando quem vc conhece com idéias anti-racistas sérias, explicando que não tem lógica alguém ser descriminado por cor, sexo ou opção sexual, pois isso não a torna nem mais ou menos capaz que ninguém e por aí vai... Se eu fizer isso com meus filhos e amigos de meus filhos e tal, creio que a próxima geração será mais consciente e se eles fizerem o mesmo com a geração após eles, quem sabe em 3 gerações o racismo realmente acabe de fato. Assim eu penso.

Hidekee
Hidekon
Hidekon

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por ** Trunks ** em Dom Jan 06, 2008 10:46 am

DEPRIMENTE:

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Campeonatos/0,,MUL248536-1305,00.html

Sério, isso é algo que me deixa muito puto

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Mensagem por João Aranha em Dom Jan 06, 2008 9:01 pm

O racismo cresce e cada um de nós, mesmo que sem a intenção direta de ofender, acabamos sendo racistas com as pessoas. E a atitude de mudar o jogo depende de cada um de nós.

Porém, o que mata é essa coisa ser extremamente enraizada na nossa sociedade e se torna algo bem difícil de ser retirado.

João Aranha
Jupiter
Jupiter

Inscrição: 27/05/2007

http://www.twitter.com/joaoaranha

Mensagem por Alichino em Sab Jan 12, 2008 8:32 pm

Blacksand escreveu:Discordo de vocês sobre expor diferenças.

Primeiro porque é necessário saber que diferenças existirão sempre e que elas é que nos fazem especiais e únicos. E acredito que vocês estão usando um foco baixo de preconceito e/ou discriminação. Não é olhando para um tipo que se achará uma resposta, e sim olhando para um todo.

Se, segundo o que disseram, campanhas não dão resultados positivos, é possível dizer que racismo nunca tenderá a diminuir e só se elevar ou manter sua posição atual? Gostaria que respondessem.

Racismo = Orgulho.
Quando o orgulho acabar, o racismo acaba, essa é minha palavra final.
Não importa se somos [digo o mundo todo, não apenas Brasil ._.''] miscigenados ou puros, o que causa tanto tumulto e tanta discussão é o orgulho. Há sempre quem queira ser superior aos outros e muitas vezes encontra como desculpa a raça, o clã ou a casta.

Não importa quantas campanhas você [generalizando a-a não leve ao pessoal] faça, ou quantas pessoas mudem suas opiniões... Enquanto houver orgulho x3 haverá desavença e com ela o preconceito, em todos os seus níveis.

Alichino
Venus
Venus

Inscrição: 11/06/2007

http://www.suppa-kawaii.blogger.com.br

Mensagem por Misu Misu em Sab Jan 12, 2008 9:15 pm

Igualdade em certas coisas é algo errado (dar cestas básicas e mais outras certas regalias para indios é algo errado, como conservar a cultura deles de tal modo?)

O racismo hoje em dia é mais do (ex) negro para o branco/ com ele mesmo, akela cota nas universidades é o mesmo que dizer "não sou bom o bastante por isso quero ajuda", eles podem não ter notado, mas é exatamente isso.

Misu Misu
Mars
Mars

Inscrição: 27/05/2007

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: