Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Ser educado (Professor vs. Educador)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ser educado (Professor vs. Educador)

Mensagem por Blacksand em Seg Mar 02, 2009 9:40 pm

Ahoy, galerinha do mal!
Negão na área com tópico meio polêmico para discutir com vocês. Primeiramente, perguntinhas básicas, fechando com explicações sobre o motivo do tópico e as idéias.
Perguntas Básicas
1) No papel de aluno, você prefere receber instruções de um educador ou de um professor?

2) No papel profissional e pessoal, você deseja ser um educador ou um professor?

3) Você teve alguma boa experiência com professor e/ou educador que poderia citar? Fique a vontade para relatar.
Explicações:
Desde remotos tempos, nem todo aquele que se forma em sua profissão ou aprende algum conhecimento pode ser professor, ou seja, pode ser capaz de ensinar alguém sua arte, sua sabedoria. Para isso, tem que ter vontade de ensinar, capacidade de fala e eloquência no que quer dizer. Mas, sendo um professor, a responsabilidade desta pessoa torna-se meramente em passar um conteúdo para outra(s) pessoa(s), sem se preocupar com um método, tempo ou aprendizagem real do mesmo.

Por outro lado, temos educadores, que são pessoas que buscam entender cada tipo de conteúdo e compreendê-lo duplamente: como pessoa e como profissional, pois este sabe que ensinar é saber transmitir uma idéia a nível lógico e comportamental, mostrando que uma idéia pode mudar, que cada ouvinte é diferente e tem seu tempo de aprendizado diferente, e que quem deve se adaptar é ele, assim como seus métodos. Sempre.

Agora, o que vocês acham da situação de ensino no país? Acham que devemos ter mais educadores, mais professores ou mais outra coisa? Acham que tudo isso é bobabem?

Expressem suas idéias, e depois eu coloco minhas opiniões.
Blacksand
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Re: Ser educado (Professor vs. Educador)

Mensagem por deusa_eris em Ter Mar 03, 2009 10:15 am

Precisamos de mais educadores, com certeza, porém devemos lembrar que existem escolas (a grande maioria), e até mesmo o MEC, que tolhem educadores, pois mesmo que cada um necessite de uma abordagem distinta e de um determiando tempo para apreender, os cronogramas não, estes devem ser cumpridos no prazo, senão o professor pode ser punido, independentemente da eficácia do método (abordagem) e da assimilação da maioria dos alunos, e isso prejudica muito, tanto alunos quanto educadores, restando-nos então os professores que querem livrar-se do conteúdo a tempo. Ainda assim, existem aqueles educadores mais fieis às suas causas, porém não atingem tantos alunos como gostariam e poderiam, devido a escassez do tempo. Muitos professores meus na faculdade reclamam dessa falta de tempo, desse cronograma corrido, então, alguns, os educadores, sempre se disponibilizam para debaterem mais os temas em outras oportunidades, como e-mails, e até fórum de discussão que alguns criaram, essa foi a forma que encontraram de ajudarem seus alunos a se 'acharem', se 'descobrirem', etc. mas convenhamos que haja paciência e dedicação não remunerada para isso, né? Por isso entendo os que só ficam na sala de aula cumprindo prazos. Eu faço o possível para ser uma educadora, pois gosto de ir além, de fazer a pessoa pensar sobre o tema proposto, para que ele não fique com uma resposta pronta, para que ele tenha sua própria visão, o que acaba sendo uma troca, mas a falta de tempo, e interesse de alunos, dificulta muito isso, então tem horas que tenho que correr mesmo. O ensino do Brasil poderia ser muito melhor se os educadores, escolas, MEC e o governo se entendessem, falassem a mesma língua. É por essas e outras que tenho achado a educação à distância uma boa saída, pois as aulas acabam rendendo mais, e as discussões também através de fóruns, fazemos mais pesquisas, ficamos mais independentes e versados, pois uma coisa leva a outra.
deusa_eris
Jupiter
Jupiter

http://cantinhodaeris.wordpress.com/

Mensagem por Popo em Ter Mar 03, 2009 11:04 am

A nível de escola, educadores são sim imprescindíveis pois a criança não tem maturidade intelectual suficiente pra buscar o conhecimento por si própria. É necessário ter alguém que estimule discussão, que jogue os temas para que eles vão pesquisar, enfim, conduz o ensino.

Algo completamente diferente da faculdade, onde a "aula" deveria ser para troca de conhecimentos entre aluno e professor, não para que os alunos fiquem em suas carteiras copiando tudo o que o professor fala e saindo de lá como se aquelas palavras fossem a verdade absoluta do universo. Mas a maioria das pessoas apela para a mediocridade e se contenta com a aula, fica revoltada quando o professor cobra na prova algo além do que deu em aula, deposita no professor uma carga muito maior do que deveria com relação à sua prpopria formação.

EU penso que a educação será sempre 97% seus próprios esforços e 3% apenas o papel de outras pessoas (na formação do seu conhecimento). Não acho que a culpa do ensino como um todo estar ruim deva ser atribuída aos professores, mas sim aos alunos que gostam de se nivelar por baixo a ponto de exigir que os professores/educadores tenham de bolar mil e uma estratégias para "estimular" as pessoas.

Se seu próprio futuro não serve como estímulo, me pergunto sinceramente o que servirá. xD
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Hidekee em Ter Mar 03, 2009 12:25 pm

Popo resumiu basicamente o que penso sobre o assunto.

Eu concordo que ensino de base e até mesmo no ensino médio, tendo em vista o perfil dos alunos, educadores são primordiais, porém entra a questão do tempo apertado já citado.

Porém em faculdade, as pessoas NÃO mudam de atitude, continuam como se estivessem em um colégio, esperando que as coisas venham no seu colo. Eu tive ótimos professores, que se você perguntasse aquilo além do do programado, além do estipulado da ementa, eles explicavam com muito prazer, uns com um sorrisão quando era algo sobre suas áreas preferidas. Mas isso era algo "extra-curricular". Se o aluno quer ficar na dele, só no arroz com feijão, o professor não tem obrigação alguma de querer forçá-lo a aprender. Vai de cada um.

Pretendo dar aula para faculdade, assim como dou aula para alunos de ensino médio mas com um perfil determinado, e serei apenas educador para aqueles que demonstrarem interesse. Mas por questão de seguir ementa, essas coisas ficam em horários de atendimento fora de aula. Pois uma das reclamações dos que não queriam o que estava além, era que o professor "perdia" tempo com aquilo que não estava na ementa.

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por ** Trunks ** em Ter Mar 03, 2009 4:09 pm

Meus amiguinhos a cima responderam oq ue eu penso \o/

Já tive algumas experiências lá na uerj, mas nada oficial ainda. Não é exatamente o que pretendo ser, mas não é algo que eu descarte.

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: