Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Novo formato de vestibular proposto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Novo formato de vestibular proposto

Mensagem por Hidekee em Ter Abr 07, 2009 1:31 am

O governo federal, mediante o MEC, tem conversado com as faculdades federais sobre um novo formato de vestibular, que seria um vestibular unificado, onde haveria apenas um único concurso valendo para TODAS AS FACULDADES DO PAÍS que a adotarem.

A proposta seria pegar o ENEM e transformá-lo em vestibular de entrada. O candidato se inscreveria apenas para 5 faculdades.

A idéia é facilitar o acesso de estudantes a faculdade, já que algumas vezes (muitas na verdade) acabam tendo que escolher entre uma ou outra pq as provas caem nos mesmos dias. De início seria apenas faculdades federais (55 faculdades no país todo pelo que entendi) mas futuramente faculdades estaduais estariam também possibilitadas.

Critérios de entrada serão definidos pela faculdade, como nota de corte ou se haverá uma segunda fase, mas só a possibilidade de simplificar o acesso, onde vcpoderá fazer a prova no seu estado e valer para o país todo, acho uma evolução incrível. Notem que isso já é usado em outros países, como Japão por exemplo.

E vcs, o que acham disso? Acham que será uma mudança para melhor e que vai facilitar o acesso a universidade no país?

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Re: Novo formato de vestibular proposto

Mensagem por Keitava em Ter Abr 07, 2009 1:37 am

Cara, eu acho a idéia interessante. xD Acho que é boa, e que poderia ser um puta de um avanço, mas sabe... Sempre tem aquele pé atrás. AUOHEUOAHEAUOHEUOAHAE

Não sei até onde funcionaria na prática, o ENEM é uma prova escrota demais, por exemplo. Não sei como funcionaria, e SE funcionaria do jeito certo. Mesmo que já tenham boas formas de fazer provas unificadas (OAB, por exemplo), tenho sérias dúvidas se funcionaria corretamente. xD

Mas, não nego, acho a idéia extremamente atraente. u.u~
Keitava
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por Hidekee em Ter Abr 07, 2009 1:41 am

Eles iriam remodelar as provas do ENEM. Só usaria o sistema mesmo, que já está bem definido. O ENEM tem a estrutura necessária para a implementação. Mas o detalhe que as universidades possuem autonomia para decidir a forma de ingresso, logo não se sabe ainda quantas irão aderir ao novo formato ainda XD

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagem por ** Trunks ** em Ter Abr 07, 2009 6:51 am

Acho que mudanças que pelno menos visem a melhora na educação são válidas, pois do jeito que atualmente está é vergonhoso para o Brasil. O Brasil é um país que pelo que possue deveria ter uma educação muito melhor.

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por Cath em Qui Abr 09, 2009 8:52 am

Acho que vai ser epic fail.
Sua entrada na Universidade não pode ser baseada em uma ÚNICA prova. Seu conhecimento tem que ser avaliado ao decorrer dos anos.
Elogio bastante o sistema de educação americano, por esse motivo. Lá você só entra na faculdade (fora a grana) se tiver créditos obtidos durante todo o ensino médio, e esses créditos incluem não somente as matérias obrigatórias, mas eles avaliam sua capacidade para interagir com as pessoas, liderança, etc.

Enquanto o Brasil continuar achando que as pessoas se 'transformam' somente na faculdade, a quantidade de péssimos profissionais vai só aumentar. Uma graduação/mestrado/doutorado/o-que-quer-que-venha-depois, não da garantia NENHUMA de que a pessoa em questão é um bom profissional.
Cath
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 03/06/2007

Mensagem por João Aranha em Sex Abr 10, 2009 11:27 am

Vai ser uma folia do cão.

Na verdade, a entrada na universidade teria que ser avaliada por todo o seu histórico. Um conjunto de 2, 3 provas são extremamente falhas quanto a amostragem, pois um cara muito inteligente pode não estar se sentindo bem nauqele dia e ter feito uma péssima prova e um cara mediano ou fraco pode ter dado muita sorte no dia. É mais sorte do que competência, infelizmente.
João Aranha
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 27/05/2007

http://www.twitter.com/joaoaranha

Mensagem por Hidekee em Sex Abr 10, 2009 12:33 pm

Realmente uma prova, duas ou três mesmo não é a forma mais eficaz de medir a capacidade de alguém e dizer se está apto ou não a entrar no ensino superior, mas vcs realmente consideram que no nosso país, em nossa realidade atual, com ensino nem um pouco homogêneo, com gente que tem notas altas mas não sabe nada, com gente com notas baixas que sabe mto e gente que é aprovado sem cursar matéria devida e tudo mais, que uma prova ou avaliação ao longo do ensino médio seria realmente o mais justo?

Acho que para aplicar um acompanhamentos em todo o histórico escolar deveria primeiramente equiparar todo o ensino e isso é coisa para um ou duas gerações de muito trabalho árduo. Não se muda de uma hora para outra. E quotas e outras coisas importadas de outro país sem adaptar para a nossa realidade só piora a coisa.

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagem por Hikari-chan~* em Sex Abr 10, 2009 7:35 pm

Eu não estou de acordo com isso, nya! u_u~
Na boa, eles decidiram fazer isso no intuito de facilitar a entrada de algumas pessoas nas grandes faculdades do país já que acham que alunos que cursaram escolas particulares têm mais vantagens e blá blá blá whiskas sachê... Será que eles não percebem que não vai mudar NADA na vida de uma pessoa? Tudo bem, um aluno da rede pública pode até ter mais chances de entrar numa ótima faculdade... Mas e daí? Se ele não tiver tido uma boa base durante o ensino fundamental e médio, ele não vai conseguir nada mesmo cursando uma faculdade de ótimo nível!

Se o Ministério da Educação quer dar mais chances a alunos da rede pública, que comecem melhorando a rede pública!! Ao invés desses políticos passaram o dia com a bunda na cadeira só pensando no dinheiro que vão ganhar no fim do turno, eles deviam tentar investir mais nas escolas ¬¬" Souberam do caso das apostilas de São Paulo que vieram erradas? Os países da América do Sul estavam trocados e muitas palavras vieram escritas erradas, como a palavra "ensino" que veio escrita "encino". Se esses caras acham que mudando o vestibular vai mudar alguma coisa, eles são mais tontos do que aparentam!

Tenho meus motivos de revolta u_u"
Esse é um ano tenso para mim, vou prestar vestibular, nya ~
Hikari-chan~*
Mercury
Mercury

Inscrição : 07/04/2009

http://fanfiction.nyah.com.br/hika-chan_16

Mensagem por Hidekee em Sex Abr 10, 2009 9:46 pm

É para facilitar o acesso no momento em que o candidato pagará apenas uma prova que valerá para quaisquer cinco faculdades no país, sem ele precisar ir para outro estado e passar 6 meses só fazendo provas. Vão facilitar nesse ponto, pois é claro que quem tem grana pode fazer 8 vestiulares eqto quem é pobre só pode para um ou dois. Eu mesmo, qdo fiz meu vestibular, só prestei para duas faculdades por falta de grana para as inscrições. Esse é o foco principal da proposta.

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagem por Hikari-chan~* em Sex Abr 10, 2009 9:50 pm

Nesse ponto até concordo, mas é que há vários outros que realmente me revoltaram. E não digo só por mim... Eu e meus amigos já discutimos várias vezes sobre isso e embora tenha vários pontos positivos, essa proposta ainda tem muitas falhas, nya~
Hikari-chan~*
Mercury
Mercury

Inscrição : 07/04/2009

http://fanfiction.nyah.com.br/hika-chan_16

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: