Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

O Poliamor

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Poliamor

Mensagem por Popo em Sab Jun 06, 2009 1:05 pm

Eu ouvi esse termo ontem da minha professora de Psicologia e até agora estou meio ;carlos pensando sobre isso UIHAOIUEHIUEHAEUOIAHEOIUAHEAIUEHAEIUO

Explico: Poliamor é o amor mútuo entre mais de duas pessoas. Como assim? Fulano ama Beltrano que ama Ciclano que ama Fulano! Três pessoas que amam as outras duas e isso é mútuo. Três, quatro, cinco pessoas se amando mutuamente e vivendo um mesmo relacionamento! UHEUIAOHEOAIUEHAOIUEHAOIEUHEIU

Parece surreal, né? Pois já há casos na justiça italiana e alemã de "casais" (ou grupos, vai lá saber qual seria o termo técnico pra isso) tratando de direito de família, adoção, sucessão e todo tipo de assuntos que, tradicionalemnte, eram apenas relacionados a casais. Homem x Mulher.

Enquanto estamos aqui ainda discutindo se é constitucional ou não admitir a união estável entre homosexuais, lá fora a coisa tá sinistra!

Dito isto, pergunto: você se imagina em uma relação "poliafetiva"? Não é ter 3, 4 ficantes regulares, é manter um relacionamento, de fato, a 3. 4. 5.
E o que pensam sobre o tema?

Divaguem.
Popo
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Re: O Poliamor

Mensagem por Shishi em Sab Jun 06, 2009 1:41 pm

Sim. Todo mundo deve se amar. Quer dizer que se eu fizer sexo com outra garota, por exemplo, eu deixo de amar minha namorada? Não! Sentimento =/= sexo.

inb4 eufaçoamorenaosexomalhação
Shishi
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Hidekee em Sab Jun 06, 2009 1:51 pm

Eu já ouvi sobre isso de umas discussões sobre psicologia, mas não tinha esse termo. A discussão era se o ser humano deveria amar apenas uma pessoa ou não. Se fomos feitos para ser monogâmicos mesmo ou não e se amor é por definição para uma pessoa só e assim vai.

Acho que vai mto de cultura mesmo, pois eu vi a um bom tempo reportagem em tribos indígenas brasileiras onde o poder era matriarcal e a mulher tinha até 5 homens, com todos convivendo harmoniosamente entre si, com respeito entre eles, baseado que o mais velho deve ser respeitado e tal. Para o repórter era algo estranho, mas para eles nosso estilo de vida que era diferente.

Eu já vi um filme que a mulher tinha dois amigos que passaram a ser seus amantes e os tres viviam em assim. Era um europeu e não lembro o nome, infelizmente.

Afeto creio que não precisa ser atrelado a sexo, mas o que se diz de poliamor, pelo que entendi, são ambos mesmo serm compartilhados. Vc ter mais de uma esposa e ela mais de um marido. E eu, por meu egoísmo que assumo que tenho, não entraria nisso. Não com o pensamento que tenho atual. Como todos mudam, não posso dizer que nunca entraria, mas acho difícil isso acontecer XD

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Wein Cruz em Sab Jun 06, 2009 1:56 pm

Bom como diria um ex gerente meu...
Um homem que tem uma mulher é um homem contente, um homem que tem duas mulheres é um homem esperto e feliz, um homem que tem 3 ou mais mulheres além de louco é um tarado XDD
Sei lá, pessoalmente falando acho bizarro.
Nem imagino estar em uma situação dessa, sou estilo 1 x 1 mesmo =)
Mas sei lá, talvez se trate de uma região tipo as áreas mais desfavorecidas do sertão brasileiro onde há casos de bigamia.
Acho dificil de imaginar a situação hahaha.
Wein Cruz
Mercury
Mercury

Inscrição : 05/06/2009

Mensagem por Popo em Sab Jun 06, 2009 2:00 pm

Shishi escreveu:Sim. Todo mundo deve se amar. Quer dizer que se eu fizer sexo com outra garota, por exemplo, eu deixo de amar minha namorada? Não! Sentimento =/= sexo.

inb4 eufaçoamorenaosexomalhação

Não é bem isso não, Shishi. O Poliamor seria você amar sua namorada e amar outra garota, sendo que elas duas também estariam se amando. Não é simplesmente namorar e fazer sexo com outras pessoas, em um caso de Relacionamento Aberto. É um Relacionamento a três. xD

Exatamente, Hideki, a discussão surgiu justamente acerca da monogamia, sobre essa lei moral de fidelidade a uma única pessoa. Sendo que o Poliamor seria uma modificação bem mais ampla do conceito, pois não seria simplesmente um homom com várias esposas (o que seria poligamia), mas sim uma relação em que todos os participantes se amam.

Isso que é o ponto bizarro UEHAIOUEHAIOUEHOAIUEHAUIEHUEOI

E cara, olha o relato de uma mulher lá da sala: a filha dela contou que em uma festa, todo mundo ficou com todo mundo. Todos os caras pegaram todas as garotas e todos os caras, as garotas idem. Daí uma outra contou algo parecido: a filha viu no recreio uma garota beijar um cara e depois beijar uma garota. Isso seria o Poliamor.
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Wein Cruz em Sab Jun 06, 2009 2:04 pm

Isso me parece mais um Bacanal... xDD~~
Mas sei lá,
É amor demais pro meu gosto. E ir além da fronteira dos sexos...?
Popo esse Poliamor é o nome cientifico de Bacanal!!!
Só pode xD
Absolutamente bizarro o.o

Última edição por Wein Cruz em Sab Jun 06, 2009 2:21 pm, editado 1 vez(es)
Wein Cruz
Mercury
Mercury

Inscrição : 05/06/2009

Mensagem por Hidekee em Sab Jun 06, 2009 2:15 pm

Popo escreveu:E cara, olha o relato de uma mulher lá da sala: a filha dela contou que em uma festa, todo mundo ficou com todo mundo. Todos os caras pegaram todas as garotas e todos os caras, as garotas idem. Daí uma outra contou algo parecido: a filha viu no recreio uma garota beijar um cara e depois beijar uma garota. Isso seria o Poliamor.

HUAHUAHUHAUHUAHUAHUAHUHAUHUAHUAUAHUAUHHUA...

Sei de gente que iria adorar essa ideia! HAUHUAHUA... Estou fora cara. Não me interessa esse tipo de relacionamento não. Para mim é algo que tem outro nome, como o Wein falou uhauhauauhauhua...

Nessas horas que vejo como estou ficando velho u.u~

Mas sério, eu até entendo a ideia, que vem de um pensamento profundo em relacionamentos, mas é CLARO que isso vai cair para a promiscuidade em maior parte dos casos. Esse é algo a ser discutido, pois não pode qqer grupo de "amantes" achar que podem ter condições de adotar uma criança e dar total condições a um grupo de pessoas que formam uma família de verdade. Não sei se fui claro, mas é um ponto muito sutil que pela índole humana, isso para mim será uma simples putaria oficializada em maior parte dos casos, infelizmente =/

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagem por Popo em Sab Jun 06, 2009 2:34 pm

UEHAOIUEHOAUIEHAOUIEHAOIUEHAOUIEHOUIEHAIEU
Então, tem esse viés de putaria se você pensar que as pessoas estãos e juntando pelo sexo, mas como o próprio nome diz, é pelo amor (segundo a teoria do poliamor). Logo eles não estão vivendo essa relação para fazer sexo com todo mundo, mas sim porque amam mais de uma pessoa mutuamente. UHEAUIEHAUEHAUHAEUHEUIOAHEIU

Sério, isso dá um nó na cabeça, ainda mais se você pensa em aspectos da vida comum: filhos, moradia, bens... como seria o casamento!? EUIHAEUIAHEOUIAHEAOIUEHAUIE
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Hidekee em Sab Jun 06, 2009 2:47 pm

Pior que se vc gera um filho nesse meio, pode até ficar dentro dos regimes normais *os filhos pertencendo aos pais naturais* mas e qdo forem adotar? Como um juiz vai saber se o grupo citado é realmente um grupo com laços de amor, formando uma família e não um grupo de pessoas só querendo putaria?

Além do que vc citou tb. Pq é sabido que nada dura para sempre. Se uma relação com duas pessoas tem altos e baixos, imagine isso multiplicado para 3 ou 4 pessoas? hUHAUHUAHUAHUAHUAHUHAUuahUAHuhAUHAUHUA...

Vão acabar é criando uma sociedade limitada para reger os bens da "família" hauhauhuahuahua...

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagem por Cath em Sab Jun 06, 2009 3:09 pm

Popo escreveu:Enquanto estamos aqui ainda discutindo se é constitucional ou não admitir a união estável entre homosexuais, lá fora a coisa tá sinistra!

HAIHHEAHODEHOAHEOAHDEAIOHDEAOHE eu ri!
Bom, acho que se deixarmos o hurr-durr-só-o-amor-constrói-hurr-durr-eu-te-amo, da até para compreender essa situação. O que seria o amor? Ontem mesmo na aula estavamos falando nisso, e os butthurts começaram com a shitstom sobre amor > all, mas não conseguiram contra-argumentar quando o professor falou que não existia 'amor' no tempo das cavernas, e mesmo assim eles se reproduziam.

Não existem lugares em que o cara tem várias esposas e zaz? O que choca deve ser o fato dessa idéia bater de frente com a mistificação do amor, e com a idéia de que você tem uma alma gêmea, então não tem como existir amor verdadeiro que não seja com aquela pessoa e mimimi

Se fulano quer ter várias 'almas gêmeas', deixa ele, o que cada um faz da sua dignissima vida não diz respeito a ninguém, mas vai dizer isso pra galere moralfag. Só acho que isso não se torna oficial, exatamente pelo quote acima, se casamento gay já tem uma shitstorm tensa, quem dirá a oficialização de uma relação grupal.
Cath
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 03/06/2007

Mensagem por Shoran em Sab Jun 06, 2009 5:15 pm

Bem, eu acho que se existe realmente um afeto entre as partes envolvidas essa história do poliamor não é nada demais. Se eu amo duas pessoas e, por sorte, essas duas pessoas me amam e se amam, porque não um relacionamento entre os três?! Não que eu ache isso uma coisa comum de acontecer entre as pessoas, mas se acontecer cada um que seja feliz da forma que quiser.

Quanto a questão legal, não vejo problema nisso. Se os "integrantes" estiverem dispostos a uma união a nível legal é porque querem realmente levar a coisa a sério. Se fosse por simplesmente putaria eles podem muito bem fazer isso sem ter que ficar se estressando com a justiça, não?!
Shoran
Venus
Venus

Inscrição : 31/05/2007

Mensagem por Popo em Sab Jun 06, 2009 6:11 pm

Exatamente!

Se fosse só for the lulz e só pelo sexo, não haveria polêmica, pois tem gente que faz isso e sempre fez (vide Bacanal, citado aí em cima, que é um termo cunhado há milênios).

A questão ganhou magnitude porque é algo da privacidade das pessoas que está ganhando ares de publicidade, que esbarra em entraves legais. Pessoal tem um filho, mas querem registrar as duas mães e os 3 pais. E aí? Pode ou não pode?

Casal homo quer adotar uma criança, e aí? Dois pais? Duas mães?

São situações bastante análogas. xD

Pelo que a minha professora disse, o motivo disso é o excesso de liberdade. As pessoas têm a constante sensação de que podem tudo, que não precisam fazer escolhas eliminando alternativas, que elas podem "escolher" ter tudo. Dae isso derruba a "Teoria do Amor", que funda a atração amorosa/afetiva na diferença de gêneros, na busca pelo desconhecido, no mistério que o prazer do outro cria em você. "Como ela sente prazer?". "Como ela ama?". Antes você "matava" sua curiosidade se relacionando com uma pessoa do outro sexo. Hoje muitos estão fazendo se relacionando como uma pessoa do outro sexo.

E a tendência, segundo o que ela disse lá (não concordo muito, mas enfim), é ao bisexualismo da raça humana.

minha aula de sexta foi mindfuck total. >troll2
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Keitava em Sab Jun 06, 2009 9:24 pm

Porra, invejo tuas aulas mindfuck, cara. ç.ç Invejo mesmo. ç.ç

Mas então. u.u Concordo com o Shoran. aouehoehouaaehouaaeou SE as pessoas querem se relacionar com essa idéia de amor triplo, quádruplo, ou seja lá o que for, elas podem muito bem fazer isso. Não precisam, inclusive, se aval nenhum da lei.

O problema dos entraves legais, por outro lado, é que trava essa porra toda e causa toda a discussão. xD É até engraçado, porque só existe um problema quando vai de encontro ao sistema pré-estabelecido. No fundo, acho que é totalmente válido que constituam até, sei lá, a própria comunidade happy love love amorosa deles, o que é entre eles, é entre eles e ninguém tem nada a ver com isso. FATO! E talvez seja uma questão da nossa mente que foi 'educada' ao moralismo da monogamia durante muito tempo, mas que causa estranheza ver uma coisa assim, causa, sem dúvida alguma. u.u

Eu mesmo, se visse um negócio desses solto, pensaria direto num bacanal. AOHEOAUEUOAHOEAHOEOAEOUAHE Eu, se fosse um juiz, dificilmente daria a guarda de uma criança pra uma coisa assim! Como se convencer de que o negócio é sério nesses casos?

Acho que a nossa mente é um pouco fechada pra essas coisas, e a lei também dificulta muito, mas porra... Como avaliar se isso é sério ou não é? xD Não podemos conhecer o amor deles, não podemos nos sentir como eles se sentem, e porra, ter empatia pra entender algo assim é... Homérico? AOUEHAOEHOUAHEAOUE Acho que causa muita discussão sim, e chegar numa conclusão é foda demais. ç.ç
Keitava
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Shoran em Sab Jun 06, 2009 10:03 pm

Ai é que está. Quem disse que pra isso ser permitido outros, senão as pessoas que querem se unir, tem que saber da existência ou não do sentimento entre eles? Isso não diz respeito a justiça. Caso dissesse, teriam que começar a se preocupar com isso nos casamentos monogâmicos também, não?!

A questão da guarda de uma criança já é outro caso, uma coisa a ser tratada separadamente em questões legais. Pra se adotar uma criança, mesmo pra um casal normal, é feita toda uma avaliação antes, não é?! Seria basicamente a mesma coisa, com os mesmos cuidados pra avaliar a seriedade dos envolvidos.

Mas pensar em adoção, filhos, etc. é por a carroça na frente dos bois, mesmo falando hipoteticamente no assunto. Eles ainda nem podem se unir e já pensam nos filhos. Uhauahuahua
Shoran
Venus
Venus

Mensagem por Popo em Sab Jun 06, 2009 10:19 pm

Tipo, importaria à justiça pois caso ela reconhecesse a união nos mesmos parâmetros de uma união tradicional (UIHEOIAUHEAOIUEHEOIU), teria que garantir todos os direitos. E uma das principais preocupações é com a propriedade mesmo, por conta do regime de repartição dos bens.

A justiça não tá preocupada com quem o cara ama ou deixa de amar, se tá junto por amor ou por sexo etc. O que interessa é que estando juntos, reivindicando o reconhecimento de uma união estável e de direitos afeitos a essa situação, a justiça tem e muito que atuar!

Não seria bem por a carroça na frente dos bois, pois são justamente os efeitos do reconhecimento que importam na determinação se ele poderá ou não ser efetivado. Tomar uma decisão quanto a isso deve ser algo bem pensado e levar em consideração todos esses aspectos. xD
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Hidekee em Sab Jun 06, 2009 10:25 pm

Qdo se oficializa uma união entre homosexuais, vc reconhece que esta união com todos os direitos, como herança (coisas que mtos casais homosexuais sofrem por não serem reconhecidos) e adoção também, então é válido discutir sobre isso por estar incluido no assunto xD

EDIT: Popo disse o que eu ia falar já hauhuahuaha... Mas para ilustrar, casais gays, mesmo deixando testamento com tudo para o parceiro, a família pode se meter contextando o mesmo, daí o cara fica sem nada, mesmo tendo contribuído para que o outro tivesse o que teve. Esse é o um exemplo bem prático i.i

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagem por Shoran em Sab Jun 06, 2009 10:40 pm

Ah, mas digamos que os três resolvam se casar o problema é deles quanto aos seus patrimônios. A justiça não se preocupa se um casal vai se casar e depois se divorciar. Cada um se une legalmente por sua conta e risco. Duas pessoas ou três, (sendo simplista) isso só altera o divisor da conta na hora da separação. XDD Vai ser mais trabalhoso pra justiça? Talvez sim, mas o mundo muda, mãos a obra.

Sem dúvida uma coisa leva a outra, mas cada caso é um caso. Nem todos os "policasais" podem vir a chegar ao ponto da criança, talvez só queiram estar ligados juntos legalmente. A situação inicial trata da união legal de mais de duas pessoa, o que pode vir a levar a situação 2, mas não necessariamente. Então a primeira deveria ser aprovada antes, para só então começarem a pensar na segunda. Vai ser através das experiências judiciais que a união de mais de três pessoas vão causar, que a justiça vai poder trabalhar pra criar leis sobre o próximo caso.
Shoran
Venus
Venus

Mensagem por Popo em Sab Jun 06, 2009 10:56 pm

O problema é que se há uma garantia para um casal, elqa deveria ser também extendida a todos os demais na mesma situação. Não é proveitoso que cada caso seja resolvido com particularidade se há a previsibilidade de que tenham algo em comum - e é justamente esse algo em comum que deve ser padronizado e tido como regra para todos.

A princípio nada muda, como era com os homosexuais. Hoje estão aí, tentando de todas as maneiras ter a união reconhecida não como decisões judiciais esparsas, mas sim como um instituto de direito, da mesma forma que os casais normais. xD No fundo não é uma "ação" da justiça, digamos assim, é uma preparação para uma demanda da sociedade que, se analisarmos por analogia o caso do relacionamento homoafetivo, vai acontecer. Certamente que o mundo muda, mas nem toda mudança deve ser encarada como aceitável antes de ser muito bem refletida.

Se você pensar em poucos casos, ok, que seja tudo por via judicial, que sejam dadas decisões pontuais. Mas e se a coisa se espalhar? Vamos esperar a coisa feder pra começar a agir? Acho que não é bem por aí. Até porque já está acontecendo, há casos no exterior e a doutrina já está formando correntes de entendimento. Imagina se a cada casamento "normal" fosse necessário entrar com uma ação na justiça?

No fundo, a grande questão é que uma (aparente) minoria apenas deseja que sua condição seja tratada com normalidade pela sociedade, logo para estarem em pé de igualdade com os demais eles devem ter os mesmos direitos. Não bastaria juiz decidir a favor do caso A ou do caso B, teria que estar na lei dizendo que aquela conduta faz parte do ordenamento jurídico e, portanto, dos valores da sociedade.

A questão, Shorna, é que se há o reconhecimento do policasal, já está aberto o precedente para a adoção e tudo o mais, pois agora eles configurariam um casal de fato. Depois de reconehcida a condição, os demais direitos TODOS viriam como reflexo. Por isso todas as possibilidades devem ser muito bem pensadas antes de simplesmente decidir e depois ir vendo como faz.
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Shoran em Sab Jun 06, 2009 11:22 pm

Sim, é claro que as coisas tem que ser muito bem pensadas. Também não acho que sair por ai decidindo coisas e depois ver o que se faz não é a melhor das alternativas. Mas criar leis com base em hipóteses sobre o que vai acontecer em consequência de uma situação x, acaba não sendo muito eficaz, pois dificilmente conseguirão cobrir todas as situações que poderão vir a acontecer, então haverão muitas brechas que terão que ser analisadas caso a caso. É complicado, ainda mais porque depois de feitas as leis não são facilmente alteradas. O Brasil e sua constituição modernissima de 88 que o digam. XD
Shoran
Venus
Venus

Mensagem por Popo em Sab Jun 06, 2009 11:32 pm

UHEAOIUEHAOIUEHAOIEUHAOEIUAHEOIUAHEOEHAEIUO

Se bem que em comparação com as constituições anteriores, a de 88 é infinitamente melhor. xD

E olha que nem seria o caso de criar novas leis, mas sim revogar parte de algumas leis para poder "encaixar" essas novas situações. No caso do policasal, teriam que remover os artigos que tratam de transferência de bens do "cônjuge adúltero para o seu cúmplice" (textoi do código), efetivamente deixando de reconhecer o adultério UIEHAOIUEHAOIUEHAEIOUAHEIUOHEAUIO

E é justamente pra tentar minimizar essas brechas que já estão desde já se preocupando com todas as possibilidades. xD

E isso considerando que vão de fato acomodar o policasal na lei!
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Shoran em Sab Jun 06, 2009 11:37 pm

Aqui no Brasil só veremos esses casos depois de 2020. XD Até em questões de comportamento humano somos atrasados. *chato*

E sinceramente, nós temos coisas mais importantes com que nos preocupar no campo judicial. Isso pode ficar pra depois. XD
Shoran
Venus
Venus

Mensagem por Popo em Sab Jun 06, 2009 11:40 pm

UOIEHAUIEHAOIUEHAOIEUHAIOEUHAOIEUHAEOIUAHEOIUAHEIOU

Tá, né. xD
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Cath em Dom Jun 07, 2009 12:42 am

Comfas se for Poliamor homo?;carlos
Cath
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 03/06/2007

Mensagem por Popo em Dom Jun 07, 2009 12:54 am

Cath escreveu:Comfas se for Poliamor homo?;carlos
TOO MANY JOHNNIES IN THERE.
TOO BAD NONE OF THEM ARE MEANT TO YOU

inb4 gtfo my serious topic `-´
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Shishi em Dom Jun 07, 2009 10:36 am

Shoran escreveu:Aqui no Brasil só veremos esses casos depois de 2020. XD Até em questões de comportamento humano somos atrasados. *chato*

E sinceramente, nós temos coisas mais importantes com que nos preocupar no campo judicial. Isso pode ficar pra depois. XD

Comportamento humano também influi no campo judicial. Very Happy
Shishi
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: