Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Conto de fadas e suas consequências

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Conto de fadas e suas consequências

Mensagem por Hidekee em Dom Out 04, 2009 12:24 am

Sabemos que desde crianças somos bombardeados, mesmo sem querer, por vários contos de fadas. Queria abrir este tópico para discutir sobre a influencia disso.

Notem que não são incluidos contos infantis, com uma certa moral por trás da história e geralmente (acho que a grande maioria) tendo um final feliz.

Já ouvi dizerem que mtas ideias idealistas e infantis da vida, especialmente o amor com o tal "felizes para sempre" são gerados por estes mitos que ouvimos desde criança. Entretanto será que só influenciam nisso?

Já ouvi algumas pessoas defenderem que crianças ouçam contos para que cresçam com uma formação moral e de carácter, pois isso vai ensinando o que é certo ou errado, pelo menos perante a sociedade. Comos seriamos se não houvesse contos de fadas e só histórias verídicas e realistas da vida?

Bem, tentei mostrar ambos lados, prós e contra, os contos, só para tentar dar uma variação de argumentos para se guiarem. Será que estamos sendo condicionados desde pequenos a fazer a esperar coisas que a sociedade quer? Será que sem contos de fadas estariamos mais livres? Ou mais selvagens? Será que estariamos menos criativos sem ter estes contos em mente? Será que certos sonhos, como voar, ir ao espaço, descer em altas profundezas, etc, não seriam projeções contos que ouvimos quando crianças, estes por sua vez uma projeção de sonhos de outros tiveram e assim em um ciclo continuo de alimentação da criatividade e dos sonhos? Sociedade antigas usavam contos para transmitir ideias cívicas e morais aos seus mais novos por ser mais fácil entender ou mais fácil de controlar?

Enfim, pensem e depois respondam quando quiserem, podendo postar com uma, duas linhas, ou um texto enorme. Quero que o principal esteja no conteúdo e na discussão sobre o assunto em si ^^v

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Re: Conto de fadas e suas consequências

Mensagem por Isa em Dom Out 04, 2009 12:41 am

Eu acho que seria complicado, as crianças compreendem e assimilam as coisas de maneira diferente de um adulto... Não falam sobre "traumas de infância", e falta de desenvolvimento emocional por conta de péssimas experiências quando mais novos?
Acho que os contos de fada existem para tentar preservar e tentar manter essa inocência.
É bem possível, que exista influência de contos, histórias, filmes... Por que não? Afinal, você vai formar uma opinião como se não tiver referência em alguma coisa? =p

Brigada hidekeee *-*

Obrigada Trunki ^^-
Spoiler:
xuz~
Isa
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por Popo em Dom Out 04, 2009 12:49 am

Sempre que eu penso em contos de fadas eu me lembro de uma época em que a única explicação que as pessoas tinham para as coisas do mundo eram o mito. Basta uma olhada rápida na história pra ver o papel importantíssimo dos mitos na disseminação de valores pelas sociedades.

E é bem por aí que eu enxergo os contos de fadas: uma forma de "iniciar" as crianças na vida, de passar para elas ensinamentos complexos, que uma conversa puramente lógica jamais seria capaz de traduzir a ponto de que elas compreendam.

O ponto comum a todo o resto na vida: só os contos de fadas não bastam. Eles são uma porta de entrada para valores e pensamentos que, na hora certa, devem ser estimulados na criança, até pra que ela possa olhar pra trás e ver com que tipo de valores ela foi bombardeada a vida toda e decidir se é daquela forma mesmo que ela quer seguir dali pra frente.
Popo
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por ** Trunks ** em Dom Out 04, 2009 11:28 am

Vejo como já disseram, dão aquele empurrão na criança e desperta nela a capacidade de imaginare de querer algo, o que eu acho ótimo, criança tem que sonhar mesmo, viajar mesmo, pensar que pode ir a Marte, Jupiter, Lua,, pois em determinado momento ela irá despertar pra realidade e vai conviver com ela pro resto da vida mesmo que não queira.

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por Elric em Dom Out 04, 2009 2:34 pm

Pinoquio fala pra não mentir se não o nariz cresce isso já é uma mentira
Elric
Mars
Mars

Inscrição : 25/10/2008

Mensagem por Reika em Dom Out 04, 2009 8:06 pm

Acredito que os contos de fadas são uma prota de entrada para moralidade e para a criança aprender o seria certo e errado. Até porque de fato, os contos passam essa idéia, e as crianças se espelham no que observam, tanto no que lêem e assistem quando nos adultos em sua volta.
Além disso, os contos de fadas passam a idéia de tudo ser possível, da imaginação, algo que eu acho importante para o desenvolvimento infantil, porque isso desperta a idéia de mais para frente elas serem capazes de vencerem desafios. Mas esse tipo de desenvolvimento não depende só dos contos, mas também do ambiente aonde elas vivem.
Reika
Mercury
Mercury

Inscrição : 19/01/2009

Mensagem por Cath em Seg Out 05, 2009 9:52 am

Os contos de fadas são baseados em situações reais, mas que diferem totalmente da lorota contada para as crianças. Lembro de um Professor de História que estudou Contos Medievais e ele deu uma aula inteira sobre isso. Depois que descobri a real história do chapeuzinho vermelho senti que perdi um pouco do 'believe it' nas coisas. :~

De qualquer forma eu acho válido até certa idade, é a mesma coisa do Papai Noel. Uma criança não vai entender se você falar de 'traição' e 'backstab'. Mas se contar para ela a história da Branca de Neve, onde os dois temas são praticamente a base da narração, ela vai entender que a bruxa má traiu a confiança da mocinha e lhe deu a maçã envenenada. A única coisa que eu acho fail nisso é a dualidade entre bemxmal, coisa que na vida não é bem definida quanto nas histórias. Todo mundo recebe antes as luzes.
Cath
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 03/06/2007

Mensagem por Otner em Seg Out 05, 2009 5:24 pm

Acho que pra uma criança ver um mundo mágico é dar asas a seus sonhos (lógico que o pai ou parente tem que remediar entre o mundo dos sonhos e o nosso mundo pra não acontecer da criança fazer uma besteira por causa do conto). Uma criança que sonha e é determinada muitas vezes é por causa de contos.
Acho que uma criança que só vive no mundo real pode ser - ou não - amarga quando crescer. seja ela qualquer conto, fábula ou qualquer historia desde Esopo até a bíblia, acho eu que enfluencia muito no crescer da criança.
Otner
Mercury
Mercury

Inscrição : 28/09/2009

Mensagem por Mars :3 em Seg Out 05, 2009 10:15 pm

Eu sou meio suspeita para falar, porque eu sou apaixonada por contos de fadas. Mas de qualquer forma, acho que ninguém aqui vai discordar que eles são essenciais para o desenvolvimento de qualquer criança.
Nos dias de hoje, com toda a informação desnecessárias que crianças recebem antes do tempo, pela televisão, filmes, etc, acredito que contos de fadas são algo que elas precisem agora mais do que nunca. Não só pelas questões de ordem e moral, certo e errado, mas até pela questão de sonhar, de perseverar, acreditar que é capaz. Noções de justiça, amizade, coragem, honra e amor são só coisas básicas que não devem partir somente de contos de fadas, mas do convivio com os pais e seu grupo de estudo.
Eu curso psicologia e inclusive temos uma cadeira chamada A psicologia dos contos de fadas. Eu acho que os contos de fadas são um forte aliado dos pais e da escola para formar uma postura ética na criança. Mas isso é só o básico. Eu realmente acho que uma criança que conhece contos de fadas, que acredita naquilo, vai ter Algo A Mais do que os outros, será um sonhador, e são poucas as coisas no mundo que são mais importantes do que isso.
É algo especial, entende?
Mars :3
Venus
Venus

Inscrição : 27/09/2009

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12485877081568934468&rl

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: