Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Cultura Anime Otaku

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cultura Anime Otaku

Mensagem por †Lord Meteoro† em Dom Nov 01, 2009 2:56 pm

Outro dia eu estava conversando com uns amigos, e comecei a refletir sobre a cultura envolvendo os animes em geral, e o modo que os otakus agem, principalmente os mais solitários, como um amigo meu.

Olhando os animes, há sim um quê de brutalidade, mas como já discutimos inumeras vezes, valendo para o "bem" e lutando para o "bem".

Porém, percebi algumas coisas meio assim, escondidas, ou que pouco levamos em consideração, refletindo em algumas pessoas:
-Expressão excessiva.
-Sensualidade até mesmo em personagens infantis.

Ao primeiro item, olho por um amigo meu. O cara é otaku e tals, e antes de qualquer coisa, já adianto. O cara tem cabeça. Fala 3 linguas, se não for mais. Um dos melhores da escola em que estudava, e muito habilidoso com desenhos, interpretações e tudo mais.
Problema que vi nele e em muitos outros: Parece que o cara vive num mundo anime.
É natural nos expressarmos, mas parece cópia de execesso. Quando com raiva ficamsso sérios e tals, mas estas pessoas parecem que tão quase morrendo, como se fosse um ódio incondicional. Isso é só exemplo, entre outras emoções que vejos serem absurdamente expressas de forma excessiva.
Parece uma certa frescura como essa moda de EMO Core de terminar falando tudo com X, ficar excessivamente deprimido por nada e ter sensibilidade de um alarme, onde qualquer coisa que pega, sôa.
Parece-me, que de algum modo, estas pessoas querem literalmente viver num anime. Não sou contra. Você está na sua roda de amigos e pá, e dane-se... Mas o problema está nessa ação contínua em todo lugar que vai.
Esse meu amigo quando chamava atenção, falando que o assunto é sério, o cara mudava, abaixava o tom da voz, parava de fazer aqueles expres~seos escessivas e malucas... Mas passa, ai volta tudo, como se já fizesse parte dele...

Indo ao segundo ponto: Sensualidade...
Sinceramente, creio que o anime esbanja certo desejo de seu criadores. Tudo bem as escolas de meninas com saias e tals. Hoje, pelos hormônios botados na carne, vc até vê garotas de 13, 14 anos que parecem mulheres quase formadas. Mas nos animes, parece personagens principais, quando homens, rodam em torno da sensualidade feminina. E qando menina, é a sensualidade dela com o desejo de outros meninos.
Sakura Card Captors... não parece, mas preste atenção...
InuYasha...
Samurai X não percebi nada assim, pq o foco é outro. Saint Seiya também.
Serve até de exemplo para dizer que nem todos animes tem algo tão assim, mas na maiorida que o pessoal assiste, não tem esse toque um tanto, malicioso?

Estou comentando, pq estou pensando sobre.
Nada contra sexo, desejos carnais, modas e etc.
Meus questionamento é sobre a influenciação destas coisas na pessoa...

O que acham?
†Lord Meteoro†
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 15/07/2007

http://z3.invisionfree.com/Ice_Star/index.php?act=idx

Re: Cultura Anime Otaku

Mensagem por Hidekee em Dom Nov 01, 2009 3:35 pm

Cara, sobre sensualidade, isso vai meio que a uns dois ou três tópicos já postados no Hentai Room, que o sexo está sendo banalizado e garotos(as) já pensam em sexo e já vi caso de crianças agindo (ainda sem entendimento) de formas que não acho que seriam para crianças. Como resultado de que coisas relacionadas a sexualidade, seja descarada ou oculta, vende e vende muito, coloca-se isso em animes e pronto. Vai vender. Ninguém deve se enganar que anime mesmo sendo cultura variada e tal, é oriunda de um dos países mais captalistas do mundo e são produzidos para vender produtos.

E isso é algo que existe não só em animes, mas em obras ocidentais, como filmes da Disney, pois desde A Branca de Neve a Toy Story temos representações e analogias sexuais, mas em geral mais velados, ou melhro dizendo, exibidos de forma diferente da que os japoneses apresentam.

Claro que tudo que é demais cansa e tem mtos animes por aí que são copia de outros e qdo não tem conteúdo que agrade os autores apela mesmo para sacanagem, embora lembremos novamente que no Japão anime NÃO é coisa de criança, tendo categorias e horários BEM diferenciados. Doraemon passa até hoje e é voltado para crianças. Hantaro e Popolocrois é outro exemplo que conhecemos bem de animes para crianças. O ponto que vc cita que os animes que são para o público juvenil, onde naturalmente os hormônios estão despertados e namoro, sexo e outras coisas são parte de suas vidas e para haver maior indentificação de público com programa, deve contar tais coisas. Claro que se vc vê excessos, voltamos novamente a parte do produto para vender e que as culturas são distintas...

Quanto a seu amigo, infelizmente vejo muitos otakus brasieliros que, ou influenciados direta ou inderetamente pelos emos, acabaram comprando a imagem de que para ser um otaku tem que andar de toquinha até para exame de fezes, achar tudo que ve até um rato atropelado na rua "sugoi", dar pulos de alegria quando está alegre com direito a XD na cara a ir para um canto escuro quando está deprimdo e começar a criar fungos...

Tudo bem que entre amigos isso seria normal, mas já presenciei tais coisas em meio a restaurantes e outros ambientes que não seria o mais apropriado. E pior que no final essas coisas acabam ficando forçadas e artificiais, por mais que seus "usuários" digam que são autênticos no que fazem. Creio que seja mais questão de emos não assumidos e pura modinha de comportamento que depois de um tempo vai passar. Mas sou meio suspeito de dizer por já ser taxado de "velho", mas é o que acho.

E penso que tudo na vida tem momentos adequados e não. Não podemos achar que a vida é um anime, até pq daqui a pouco vamos achar que o que acontece no anime é possível na vida real, vamos esperar que achemos nossa alma gêmea, que vivamos em um harém de mulheres, que pilotemos gundams e afins hauhauhuahuahuahua...

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por **Suzumiya Haruhi** em Sex Nov 06, 2009 10:30 pm

hidekeitaro escreveu:
E penso que tudo na vida tem momentos adequados e não. Não podemos achar que a vida é um anime, até pq daqui a pouco vamos achar que o que acontece no anime é possível na vida real, vamos esperar que achemos nossa alma gêmea, que vivamos em um harém de mulheres, que pilotemos gundams e afins hauhauhuahuahuahua...

n Tem gundam ?T-T hueuheh

bom qto a sexualidade concordo com o hideki bla bla e o negocio vende..fazer o q
tanto pr homi e pra mulher

o seu amigo..o hideki tbm eh intelgente talz e eh lolicon ueeuheuheuh
mas esse negocio x e eseguir modinha so faz ele se tornar mais uma ovelha no rebanho

**Suzumiya Haruhi**
Void Master
Void Master

Inscrição : 24/05/2007

http://4sanimeclub.forumativo.com

Mensagem por †Lord Meteoro† em Sab Nov 07, 2009 12:33 pm

ta ai... não é moda... é geito... ficou encrustado... saca? ._.

eu gostaria de saber como seria o Brasil se retirassem o funk, as novelas e tudo mais que mostrasse alguma falta grotesca de pudor..
hahahaha
†Lord Meteoro†
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Popo em Sab Nov 07, 2009 1:07 pm

Eu acho que o que você citou, Meteoro, são efeitos emanados de todo tipo de representação artística desde que o mundo é mundo, esse tipo de comportamento não nasceu com a "Cultura Anime Otaku" (seja lá o que essa classificação engloba...). O tipo de comportamento que você citou pode ser oriundo de diversas fontes, mas daí a fazer um link direto com apenas uma delas é um reducionismo perigoso, que pode levar a uma intolerância infundada (que é o que efetivamente ocorre).
Popo
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por †Lord Meteoro† em Sab Nov 07, 2009 2:29 pm

compreendo, e sei disso
só dou enfase ao modo do cara agir, entre outros vários que já vi.

claramente, temos outros tipos como EMOs, Panks, Nazis, entre outros, que achamos comum por acabar nascer nessa época...

só citei o que me veio primeiro a cabeça.

claramente, que se eu tivesse que escolher entre a cultura Funk e a cultura Otaku, eu ficaria MIL vezes com a Otaku... e não é falando que ela ruim. Só acho meio tosco as vezes.

mas sussa. talvez tivesse sido melhor abrir um tópico com um debate entre as diferentes culturas colocadas na nossa frente. A própria política é cultura...
†Lord Meteoro†
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: