Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Violência, Crianças, Adolescentes e Leis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Violência, Crianças, Adolescentes e Leis

Mensagem por Hidekee em Qui Mar 11, 2010 10:30 pm

Um tópico com assunto mais sério para movimentar o fórum e para trocarmos ideias, pois eu mesmo não tenho uma ideia totalmente formada sobre o assunto que é um tanto complexo se pararmos e pensarmos com carinho.

A cada dia estamos vendo mais e mais violências praticadas por menores. Antes eram aqueles adolescentes que estavam na faixa acima de 16 anos. Os jovens marginais eram até tratados como adultos em muitos lugares. Entretanto em algum tempo recente mais e mais pré-adolescentes e até mesmo crianças andam se embrenhando no mundo do crime e não só o crime "organizado", aquele praticado por traficantes e quadrilhas, mas também em atos violentos contra colegas, como esfaquear ou atirar contra um colega de classe ou de bairro por uma desavença como namorado ou mesmo pipa!

A questão disso tudo é como proceder para reverter tal quadro de violência entre jovens cada vez mais novos?

Até um tempo achava que reduzir maioridade penal dava jeito. Mas hoje duvido que daria. Hoje mesmo ouvi uma pesquisadora da USP dizendo no Jornal Hoje que a redução da maioridade penal não reduziu a reincidência de crimes, até ao contrário. Tendo em vista nosso sistema penitenciário, creio que vamos é aumentar mais ainda a criminalidade a longo prazo se reduzirmos a maioridade...

Esta mesma pesquisadora disse que as escolas devem entender que com pais mais ausentes devido a trabalhar fora, elas acabam dividindo em quase 50% a responsabilidade de educar um jovem. Concordo em parte. Mas não sei se apenas dando educação daria jeito. Questão social também, mas aí não devemos imaginar que são só os mais pobres que viram criminosos mais cedo, pois tal fator de aumento de violência entre os mais jovens ocorre também em famílias de classe média, logo não é só o fator de "falta de dinheiro", mas algo que está generalizado em toda a nossa sociedade. O que seria isso? Sinceramente ainda não sei.

Então convido a todos que participem da discussão e comentem o que acham sobre o assunto.

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Re: Violência, Crianças, Adolescentes e Leis

Mensagem por ** Trunks ** em Sex Mar 12, 2010 1:24 am

Bom ao meu ver o ponto de partida é a educação sem dúvidas. Ao meu ver a maioridade penal vem na segunda parte, quando o ato já foi feito.

Acho que nos dias de hoje cada vez mais os jovens possuem liberdade para irem, assistirem e falarem o que quiserem e isso as vezes pode levar a caminhos não muito recomendados.

A presença dos pais é fundamental, ficar em cima do filho e ver as suas companias, ver o que ele anda fazendo e com quem anda fazendo também.

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por Hidekee em Sex Mar 12, 2010 4:00 am

Mas os pais tendo que trabalhar fora, outorgando parte da educação a escolas ou terceiros, isso não complica os pais estarem sempre atentos?

Não estou discordando, já que penso que presença dos pais é prioritário, mas noto que caminhamos com o tempo para um estilo de vida que a família fica em segundo ou terceiro plano mtas vezes. Isso que considero preocupante e pode ser um dos fatores de termos mais e mais jovens na violência... Mas como contornar isso que é complicado de responder...

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagem por ** Trunks ** em Sex Mar 12, 2010 12:53 pm

Com eles fora de cada o dia todo, tentem dar um jeito... coloquem uma babá ou alguém de confiança para ajudar com os filhos. É complicado, mas mesmo que o pai passe o dia fora, se no final do dia ele parar e conversar com seu filho já ajuda muito ao meu ver o.o

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Mensagem por Henryke em Sex Mar 12, 2010 4:19 pm

A solução é sai dando tira na bunda deles tudo! xD, zuera

Mas falando sério, acho que o mais importante é a educação. fazer uma criança ou um adolescente se interessar por alguma coisa, uma profissão, por exemplo, ira fazer com que ele tenha um sonho de se formar e fazer o que gosta, e naum o sonho de crescer e virar o chefe da boca. Mas acho que mesmo se o Brasil melhorasse drasticamente hoje, iria demora um pouco para começarmos a ver os resultados, e talvez somente os nossos filhos irão ver essa situação melhorar...
Henryke
Mars
Mars

Inscrição : 13/11/2009

Mensagem por Kirano em Sex Mar 12, 2010 6:22 pm

Eu sinceramente acho que tem que se tomar atitudes drasticas quanto a violencia como um todo. Primeiro de tudo é colocar pena de morte, vai aliviar os presidios, vai colocar medo e outros. Com isso cuidando do exemplo será capaz de muitos ja não irem para o crime.

Agora para as crianças, é simples, elas tem que acreditar que tem futuro. "Escolas" são bom, sim, mas hoje em dia quem estuda em alguns lugares, mesmo tendo eduação, não ve que tem futuro. Entre perder seus anos para não ter futuro e ter algo agora e o futuro mais incerto, o povo vai pro algo agora. Então ter educação não é suficiente, o que tem que acontecer é as escolas, ongs ou seja la o que for, colocarem nas cabeças dos jovens que se eles seguirem um caminho, pode demorar mas, eles terão algo. Quanto a familia... não acho que o problema esteja realmente nela, se fosse assim não teriamos criminosos em familias ricas/boas mas existem.
Kirano
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por Hidekee em Sex Mar 12, 2010 7:27 pm

Pena de morte no Brasil = forma de matar pobres!

Sério, nada pessoal mas pena de morte é um completo absurdo em nosso país, a começar que não tem uma polícia com poucos casos de corrupção, nosso judiciário é claramente falho, o sistema preveligia os ricos. Logo só os pobres serão mortos. A forma mais fácil de acabar com pobres seria colocar pena de morte. Simples assim. Em países com pena de morte, isso não foi o responsável pela redução da criminalidade, pois não adianta ter isso sem melhoria no resto...

Mas realmente, a sensação de que "o crime compensa" no nosso país incentiva aos jovens pegarem o caminho mais "fácil" de conseguir algo, seja ele rico ou pobre. No final todos creem que nunca serão pegos e caso sejam não vai dar em nada. Tanto que vemos jovens sendo presos e rindo da situação. Em parte o ECA ajuda tal coisa e poderia ser revisto até, mas não sei se é nivelando por baixo que vamos estar "cuidando" de nossas crianças e adolescentes. Pode ser que a justiça sendo mais eficaz em punir bandidos o "glamour" de ser bandido pare de seduzir os jovens...

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagem por Kirano em Sex Mar 12, 2010 8:21 pm

"punir bandidos" = morte

Ao menos pra mim, os caras são presos, mas tem vida melhor na cadeia do que fora dela. Não ficam muito tempo em penitenciarias de segurança maxima foda pq o sistema é falho e logo os advogados conseguem tirar o cara de la. ENTÃO, mata, o cara vai servir de exemplo, os proximos vão pensar "posso ser morto", não só com medo de tiroteio, mas com medo do sistema. Minha preocupação não é "matar pobres" é "matar inocentes" e acho dificil um inocente ser posto para pena de morte. Se quem ta morrendo é pobre mas é culpado que morra. Se os ricos não vão morrer pra pena de morte, uma hora ou outra um deles vai, vai ser aos poucos, mas vai.
Kirano
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Hidekee em Sex Mar 12, 2010 9:53 pm

Acho que vc ignora mtas das injustiças ocorridas neste país para falar que inocentes não recebem pena máxima. Claro que quem tem dinheiro pode pagar bons advogados, enquanto um pobre depende de um defensor público. Claro que o dinheiro influencia sim a sentença, e mais que isso, os recursos. Com a nossa justiça atual como é, só pobres vão morrer, sendo inocentes ou culpados. Ricos continuarão livres e vivos sendo inocentes ou culpados. O sistema e a justiça devem ser reformulados antes de se pensar em mudança de pensa, inclusive colocar algo como pena de morte.

Aumentar penas não resolve violência Kirano. O que adianta ter pena perpétua ou de morte se o sistema continua falho e a sensação de impunidade prevalece? Quando começarem a ver que só os mais pobres "continuam se fudendo" isso só vai alimentar mais ainda a violência, que já é isso que vivemos em mtos casos. Daí aumentar penas sem mudar o sistema só amplia isso. O sentimento de que o crime compensa continuará, especialmente para os elementos realmente perigosos para a sociedade e que detem poder e dinheiro para se livrar de qqer condenação no nosso sistema atual.

E todos os sistemas tem falhas, inclusive a americana que muitos consideram o suprasumo da justiça na terra (eca). Com um caso de condenação a morte, depois que se verifica que cometeu erro (qdo é amitido) o que se faz? Pede-se desculpa a família do morto?

Além disso ninguém vai direto para a morte, ficando um bom tempo preso, então essa de esvaziar presídios é fantasia. Faltam MTAS casas de detencão e presídios no país e não será política de pena de morte que vai "resolver" o problema.

PS: Se acha que preso tem vida melhor do que fora, vc precisa ir visitar alguém na cadeia para ver a realidade...

PPS: Vou para de responder um tempo para não polarizar a o tópico só entre nós XD

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagem por ** Trunks ** em Sex Mar 12, 2010 10:38 pm

Mas se uma pessoa vai ser julgada para uma sentença de morte, não é sempre um defensor público? Que eu saiba os recursos da pessoa são bloqueados não?! Isso não deixa tudo nivelado e o fator de quem é rico e pobre fica de lado na hora de um julgamento para setença de morte?

To perguntando mesmo por não saber o.o

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Mensagem por Popo em Sab Mar 13, 2010 11:00 am

Tipo, bloqueio de bens seria mais no caso do cara ter que ressarcir os cofres públicos. Em todas as demais situações, se o cara puder pagar um advogado ninguém poderá impedi-lo de fazer isso (no Brasil, não sei como é nos países com pena de morte).

O "ideal" para reduzir a criminalidade seria a nível de consciência, mostrar para as pessoas que com trabalho duro, esforço e estudo elas podem viver em harmonia com as demais. Uma verdadeira utopia.

De pragmático, o que poderia ser feito é um policiamento preventivo. É tentar coibir a prática criminosa com a presença do Estado, não apenas com a criação de leis e desdobramentos futuros. O cara que pratica o crime não tá nem aí pro que vai acontecer depois, é um futuro distante que não faz parte de sua realidade. Mas a coisa muda de figura se ele chega pra roubar, por exemplo, e na esquina tem polícia armada.

Jogar a galera no presídio é pior, pq o cara entra ruim e sai pior. O sistema penal brasileiro, na exposição de motivos, se diz corretivo e não punitivo. Não sei que correção o sistema efetivamente oferece, mas é com base nisso que as leis foram feitas (talvez isso explique porque as coisas funcionam tão mal).

Para os jovens, o pensamento imediatista é ainda mais forte. Imagina: o cara vive em uma sociedade em que as pessoas morrem cedo e que mesmo que ele trabalhe feito um condenado, jamais chegará no nível de outros aí que nem se esforçam muito. O cara desiste antes mesmo de tentar e vai com a onda, se deixa levar pelo que ele pode conseguir agora e não aposta suas fichas num futuro absolutamente incerto e nebuloso.

O erro maior está no desequilíbrio de oportunidades. Não vou aqui dar uma de marxista dizendo que todos devem ser iguais e essas balelas, mas eu realmente acho que a todos deveriam ser dadas as mesmas oportunidades, especialmente as mesmas condições de ensino. Assim destacam-se os melhores, sem depois nego ficar colocando a culpa puramente no sistema.

Mas enfim, utopias à parte, o ideal seria reforçar o corpo policial, melhorar salários, aparelhamento, inflar o contingente e levar o Estado para toda a sociedade. Logicamente corrigindo os erros estruturais, em uma tarefa titânica que não cabe em 4 anos de mandato.
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Yukino em Seg Mar 15, 2010 11:43 pm

Bom, eu ainda to no primeiro semestre de Direito então me desculpem se eu falar alguma bobeira. xD

Uma % bem pequena (menos de 10%) dos crimes são julgados aqui no Brasil, e a menor parte (não lembro a %, mas é bem pequena também) das crianças e adolescentes se envolvem com crimes. Ou seja, diminuir a maioridade penal não mudaria muita coisa. o-o
E com isso também já dá pra ver que pena de morte não ajudaria, muito pelo contrário. Pois ela atingiria uma parcela beeeeeeeem pequena dos criminosos e consequentemente aumentaria a sensação de impunidade. \o\

Então acho que a melhor maneira de começar a mudar essa realidade é investir na educação, mas não apenas isso pois um jovem que precisa sustentar a família muitas vezes não tem tempo de estudar. Enfim, não vou comentar muito pra não acabar falando besteira, mas achei muito interessante a discussão e vou continuar lendo. xD
Yukino
Mercury
Mercury

Inscrição : 05/07/2009

http://meadiciona.com/hotarubi

Mensagem por ** Trunks ** em Qui Mar 18, 2010 11:12 am

Concordo com o Popo na parte de se dar melhores recursos aos profissionais da área de segurança!

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Mensagem por Isa em Qui Mar 18, 2010 9:51 pm

Na minha opinião boa parte, tipo uns 75% do sistema penal brasileiro deveria ser reformulado. Do jeito que tá não dá xD
Não é culpa de um ou outro as coisas serem lentas, é algo que já se tornou como posso dizer, ultrapassado demais pra nossa realidade.
Eu tive aulas de ECA no semestre passado e tipo, algumas coisas me revoltaram um pouco sim. Você ouve casos em que crianças de 12 anos matam parentes de maneira atroz e única medida que aplicam é a de internação que dura três anos no máximo. Não é que eu ache que mesmo sendo criança se deve pegar pesado entende? Mas porra, a criança esquarteja a mãe, a tia ouve, denuncia, a criança depõe e diz que vai MATAR a tia quando sair porque ela "dedou" ele. E ele vai ficar 24 horas só "detido" porque não tem idade pra se aplicar uma medida de internação (No ECA diz que que essa medida que dura 3 anos só se aplica a partir de uma certa idade, só não me lembro que artigo é u.u ou se foi uma nota do professor no dia da aula).
Enfim, eu até acho que em partes o ECA é melhor. A intenção é muito boa, me lembra o sistema common law dos Estados Unidos porque segundo o estatuto eles ficam em cima mesmo. Faz a criança estudar, dependendo do que ela fez fazem ela participar de palestras, trabalhos comunitários, frequentar psicologos e psiquiatras, buscam manter a familia da criança também... Mas enfim, não resolve mesmo na maioria dos casos. Eles tentam sanar um problema imediato quando na realidade é algo de longa data. Seja na criação ou pela miséria e necessidade que a pessoa passa xD

Já sobre o sistema penal eu posso ser chamada de extremista mas pra mim demorou já pra reformar e colocar umas sanções mais pesadas. Os presidios jão estão superlotados com mais de 90 dentro das celas e isso é muito absurdo.
Esse negócio do cara poder ficar recorrendo da sentença o quanto quiser também um atraso enorme dependendo dos casos.
Não acho que a solução seja apenas aumentar a segurança e pagar uma remuneração melhor pros funcionários. Pra mim isso é uma necessidade cara, é ridiculo ver o salário merreca que eles recebem. Eu acredito que isso que o Popo falou é algo que já devia há muito tempo ter sido aplicado. É o tipico caso em que você releva uma vez e o negócio acumula. Basicamente o sistema judiciario decidiu que relevar ou tentar "consertar" era o melhor remédio. Pra mim isso é dar brecha pra falta de respeito e pro troço desnortear o que de fato ocorreu.
Minha avó esse fds ficou falando comigo e com o Leandro e ela citou que na época que a ditadura acabou um dos grandes que ela não se lembra o nome disse que um dia sentiríamos falta deles. Ela atualmente sente, justamente por causa da baderna atual.
Eu desconheço como seja o sistema penal em outros países, só sei mais ou menos do Estados Unidos por causa das series e dos filmes aueha mas acho que o Brasil poderia se basear pelo menos um pouco neles. Melhorar o estado dos presidios, melhorar salarios e aumentar a segurança como o Popo disse mas inclusive reformular tudo o que fosse possível inclusive desculpa citar porque esse não é o tema do tópico mas aplicar pena de morte.
Pode soar cruel ou inconsequente para muitos porque pode muito bem matar pessoas inocentes mas acredito que de inicio deveriam haver casos em que se pudesse aplicar essa pena sim. Tipo o de um pedofilo daqui que ja enrabou três pirralhos e matou os três.

Falando mais da sugestão do Popo, tem uma juiza muito conhecida aqui da 1ª vara criminal que quando ainda tava no interior do estado, decidiu colocar os presidiarios pra trabalhar em construções e em plantações rurais. Deu muito certo. Diminuiu bastante os problemas por lá, deu uma boa corrigida nos caras e de quebra contribuiu pra comunidade.

Brigada hidekeee *-*

Obrigada Trunki ^^-
Spoiler:
Isa
Jupiter
Jupiter

Mensagem por ** Trunks ** em Sex Mar 19, 2010 9:15 am

E mais uma coisa, pra mim pedófilo e estrupador merece prisão perpétua ou pena de morte.

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Mensagem por Hidekee em Sex Mar 19, 2010 4:23 pm

Acho que o ECA merece ser revisto sim, mas não só dar penas e redução de maoridade penal e tals. Acho que precisamos pensar em um contexto mais amplo de sociedade, com medidas sócio-educativa e tentar "corrigir" uma criança que claramente tenderá a seguir uma vida de crimes caso nada seja feito.

Na verdade, depois de ler comentários do Popo e da Isa, considero o problema mais de sociedade mesmo do que de pura justiça. Rever judiciário e o ECA é necessário, mas repensar políticas educacionais e até assistenciais tb...

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagem por Popo em Sex Mar 19, 2010 7:45 pm

O principal problema está na cabeça das pessoas, mudar isso é MUITO difícil. O que se pode tentar é toa uma política pra cercear a prática criminosa, mas ela jamais será 100% erradicada.

Achei super válido o que a juíza daí fez, Isa! Já que o cara fez alguma merda, que pelo menos trabalhe duro para tentar repor à sociedade algum benefício na medida do mal que ele causou.
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Hidekee em Sex Mar 19, 2010 11:37 pm

Essa de colocar para trabalhar geralmente faz o cara repensar a vida, mais do que ficar sentado numa cela sem fazer nada só se estressando e pegando mais ódio ainda pela sociedade. É aquela velha coisa de "mente vazia oficina do diabo". Nego trabalhando vai ficar tão ocupado que não vai ter tempo de pensar em merda. Deveriam aplicar isso no país todo, mas claro, presos de "baixa periculosidade". Vai colocar chefe de tráfico para isso que vai ver a merda que vai dar hauhuahuahuahua...

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagem por Popo em Sex Mar 19, 2010 11:45 pm

Essa parada do trabalho é uma questão realmente muito boa! Tem um livro do Dostoiévski em que ele aborda esse assunto da seguinte perspectiva: o trabalho é a forma de tentar reintegrar o cara à sociedade. Mas não qualquer trabalho! Deve ser algo que faça com que o cara se veja contribuindod e alguma forma. Não adianta nada colocar o cara pra fazer pregador de roupa o dia todo, pq ele não vai de fato "aprender" valores. Deveria ser o ensino de um ofício, pro cara sair dali e ir ganhar a vida honestamente.
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: