Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club


Redes Sociais


O estudo e a disciplina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O estudo e a disciplina

Mensagem por Isa em Sab Mar 20, 2010 1:02 pm

Já notou que chega um ponto na sua vida que é "ou vai ou racha" ?
Geralmente a partir do 3º ano ou até do 2º essa responsabilidade começa a pesar mais. Justamente porque a partir daquele momento você não está só assimilando conhecimentos mas também decidindo o seu futuro.

Para quem já decidiu o seu, como chegaram a tal decisão?
Para aqueles que ainda estão se preparando como se sentem quanto à isso?
Acham que o aprendizado vem através da inteligência ou deve haver disciplina e dedicação acima de tudo? Ou seja, até pra quem não leva jeito pra matéria x pode melhorar se tiver disciplina e estudar diariamente ou seguindo um roteiro?





Brigada hidekeee *-*


Obrigada Trunki ^^-
Spoiler:
xuz~
avatar
Isa
Jupiter
Jupiter

Mensagens : 6130
Inscrição : 28/05/2007
Idade : 22

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O estudo e a disciplina

Mensagem por BlooD em Sab Mar 20, 2010 2:04 pm

Eu to no 1 ano do ensino medio e nao concordo muito com a questão "O Ensino medio eh para preparar o aluno para o vestibular". Acho que a chance de sucesso de passar no vestibular eh o próprio aluno que faz independente da escola "dar o conteúdo".

Com o aumento da carga horaria de algumas escolas , acho que o sistema de ensino esqueceu que nos alunos ainda somos adolescentes mesmo tendo que começar a ter algumas responsabilidades de adultos.

Quando perco 2 dias da semana ficando na escola das 7 da manha ateh as 6 horas da tarde e ainda tendo que fazer tarefas e trabalhos nas tardes que tenho livre , o desgaste eh muito grande , quando chega no final de semana eu soh penso em dormir e descansar mais mesmo assim tenho que estudar e fazer mais tarefas para a semana seguinte.

A ideia de aluno e escola que antes era bem mais tranquilo agora o aluno vive em função exclusiva do estudo , e de atividades extra curriculares como ingles, musica, e esportes .

Tudo bem que mesmo eu nao me dedicando aos estudos XP , ainda pesa bastante essa questao pois acho que Ensino medio e vestibular sao coisas diferentes , mas muitas pessoas estao com a ideia que o EM eh um cursinho de 3 anos para fazer o vestibular .
avatar
BlooD
Jupiter
Jupiter

Mensagens : 1786
Inscrição : 12/01/2009
Idade : 23

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O estudo e a disciplina

Mensagem por Purin em Sab Mar 20, 2010 8:31 pm

Eu não acredito em trabalho duro superando talento/"inteligência". =/
Assim... acredito que pode superar, ok. Mas acho muita perda de tempo para o cara que trabalha duro, teve disciplina e tal, que poderia se focar no que ele mesmo tem mais talento e ser o superb do que se matar pra chegar no "médio" de outro, de repente. Pelo menos é o que EU sigo. O que os outros fazem não é da minha conta. Eu não me sentiria bem.

Sei lá, eu admiro quem se esforça, porque eu não tenho essa coisa em mim. Não consigo, não rola, não vai. Eu não gosto de fazer coisas que eu não esteja naturalmente apta a fazer. Porque eu já me cobro demais, eu ficaria louca numa dessas.

Pra chegar na faculdade e no estágio... eu não me matei em cursinho e nem nada. Só me esforcei pra nunca repetir, ralando só pra ficar no mínimo das coisas que eu era péssima e escolhi uma faculdade entre as melhores do meu curso que eu achava que ia passar.

Anyway, no fim, acredito mesmo é que cada um tem que ver o melhor caminho. Porque o resultado só vale a pena mesmo se você se sentiu bem com o processo todo.
avatar
Purin
Mars
Mars

Mensagens : 1425
Inscrição : 08/11/2008
Idade : 26

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O estudo e a disciplina

Mensagem por ** Trunks ** em Seg Mar 22, 2010 8:29 am

A decisão do vai ou racha pra mim já ta acontecendo hehe, cheguei nessa conclusão depois de me decepcionar com o curso de merda que é Letras Português/Japonês na UERJ. Mataram totalmente a minha vontade de aprender japonês e agora vou partir para o setor de informatica que é minha área mesmo.

Mais ou menos como a Purin disse, não adianta eu não estar apto a fazer uma coisa pois eu não vou conseguir, posso até fazer um trabalho mediano, mas nunca serei bom o bastante, sempre saberei que eu poderia ser muito melhor se fosse algo que eu realmente gostasse.



avatar
** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Mensagens : 11685
Inscrição : 25/05/2007
Idade : 107

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O estudo e a disciplina

Mensagem por Yukino em Ter Mar 23, 2010 9:29 am

Até praticamente o final do ano passado eu ainda não sabia o que ia fazer da vida. xD Meu pai é advogado e sempre me disse que eu tenho vocação pro Direito, mas eu achava que era chato e talz. Então assisti uma palestra e vi que não tinha nada a ver com o que eu pensava. :­D Fiz inscrição pro vestibular de uma faculdade só, a FMU, que é a mesma que meu pai fez 40 anos atrás. xD Passei e to lá, amando o curso. :3

Aprendizado não vem através da inteligência não. Só que uma pessoa inteligente vai ter que se esforçar menos que uma não tão inteligente. :]
Acredito que uma pessoa pode chegar onde quiser se estiver realmente determinada. o/
avatar
Yukino
Mercury
Mercury

Mensagens : 30
Inscrição : 05/07/2009
Idade : 25

http://meadiciona.com/hotarubi

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O estudo e a disciplina

Mensagem por Henryke em Ter Mar 23, 2010 10:19 pm

Bem, eu sou da mesma sala e escola do Blood, e como eu disse hoje mesmo pra ele, esse negocio de preparação pro vestibular é tipo assim:
vc chega numa pessoa e fala pra ela que daqui a 3 ano vao botar fogo na mao dela, e para ajudar ela a estar preparado, eu vou botar fogo na sua mao todo dia beleza?
é mais ou menos isso.
Tendo aula de tarde e de manha me da uma tristesa, pois sinto que to perdendo a minha juventude e meu tempo, pois se as pessoas antes de mim se deram bem tendo so um periodo de aula por dia, pq eu naum me daria bem?
hoje em dia eles naum querem saber se vc sabe ou naum a materia, eles querem vc va bem nas provas. naum importa se vc entendeu ou naum, se colou ou naum, so querem saber da droga da nota, o que faz a escola perder um poco o rumo, o sentido, que é dar informaçao aos jovens =/
avatar
Henryke
Mars
Mars

Mensagens : 865
Inscrição : 13/11/2009
Idade : 22

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O estudo e a disciplina

Mensagem por ** Trunks ** em Qua Mar 24, 2010 9:33 am

Isso que o Matheuz e o Blood falaram é uma verdade. Vejo a escola hoje muito mais preocupada em ensinar matérias para que o aluno passe no vestibular para que a instituição ganhe status do que dar uma educação completa, valores morais. Acho que o papel da escola é dar continuaidade ao ensinamento que os alunos teriam em casa também.



avatar
** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Mensagens : 11685
Inscrição : 25/05/2007
Idade : 107

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O estudo e a disciplina

Mensagem por Hidekee em Qua Mar 24, 2010 12:38 pm

Hoje em dia a escola é responsável por quase metade da formação dos jovens, e realmente deveriam deixar de se focarem totalmente em vestibular e tentar dar um ensino dedicado a formação. Escolas Técnicas, que já visam formar um profissional, já tem mais essa preocupação do que as escolas de Ensino Médio não-técnico. Sei que o Ensino Médio mudou muito desde que eu estudei (até de nome, já que era Segundo Grau) mas essa ideia de preparar para vestibular já existia a muito tempo. Graças a Deus fiz um curso que me preparou para a vida e para a faculdade em geral, dando responsabilidade para lidar lá.

Entrei na faculdade meio que por "acaso", já que fiz de onda e entrei no edital de vagas (nem sei se existe hoje em dia mais isso) para Física, mas queria Engenharia Metalúrgica. Depois de um contato mais profundo, especialmente depois do terceiro período que comecei a puxar matérias do "ciclo profissional" (qdo vemos matérias referentes a formação específica de físicos mesmo) acabei me apaixonando e a Iniciação Científica tb ajudou muito. Depois vi que o que queria de início não era tão diferente do que estava estudando então continuei na área.

Muita gente na Física desiste do curso justamente quando encontra as matérias profissionais, já que exigem dedicação maior e tal. Eu quase desisti no final do curso, quando andei decepicionado não com a área mas com as pessoas nela. Mas depois de ver que FDP, invejoso e gente que quer te sacanear por mera realização do próprio ego tem em qualquer área (conversei com amigos de outras áreas) acabei continuando e não me arrependo.

Momentos de achar que não vai dar sempre tem, mas eu realmente gostava de Física e ainda gosto. Como Faculdade não é obrigatório, mas acaba sendo para quem quer uma posição boa no mercado ou mais oportunidades, a melhor coisa é fazer aquilo que mais gosta e tenha aptidão. Por mais que o objetivo seja "se dar bem" em algo que dê grana, fazer algo que não gosta e que não tenha aptidão ou dom, como uns chamam, é meio burrice ao meu ver, pois como Purin falou, vc nunca passará da média, eqto em algo que esteja apto ou goste tem grandes chances de ser acima da média.


avatar
Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagens : 12499
Inscrição : 24/05/2007
Idade : 37

http://hidekeitaro.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O estudo e a disciplina

Mensagem por Purin em Qua Mar 24, 2010 7:59 pm

** Trunks ** escreveu: Acho que o papel da escola é dar continuaidade ao ensinamento que os alunos teriam em casa também.

O problema é que com isso hoje em dia mães acham que escola, e não a família, é que tem que "dar educação", ensinar a pedir licença e não xingar os coleguinhas de filhos da puta. Tô cansada de ver exemplos com a minha mãe, que é professora. Um bando de aluno sem educação e a mamãe joga lá para a escola fazer o papel dela. Alguma, se pudessem, jogavam o filho lá de final de semana pra não ter que ficar com ele em casa.


De qualquer forma, minha escola foi um grande exemplo de como essa do ensino para a vida se perdeu. Era o lema da minha escola, ensinar coisas úteis para a vida. Então, passei por três mudanças de materiais. E aí no 2º ano introduziram material de cursinho ETAPA. E aí cadê a utilidade das coisas? Já era. Aulas para discussão só porque os professores insistiam. Algumas aulas de química que tentavam falar mais com o pessoal de humanas.

Mas a maioria era só mimimi de vestibular. Passei no vestibular com meu ENEMzinho, não queria USP e na minha primeira opção, NEM EXATAS caía na prova. Comoproceder? Bem... gastei uma grana com prof particular e hoje não lembro de porra nenhuma desses números, mas lembro do professor de física comentando de conceitos que as pessoas publicavam errado. Ah, esses eu lembro.
avatar
Purin
Mars
Mars

Mensagens : 1425
Inscrição : 08/11/2008
Idade : 26

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O estudo e a disciplina

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum