Conectar-se

Esqueci minha senha

Tópicos similares
Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Desejo de "justiça"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Desejo de "justiça"

Mensagem por Hidekee em Qua Jul 28, 2010 12:28 pm

Quem mora no Rio (ou fora dele, não como está no resto do país) pode acompanhar como a Globo tem feito uma pressão para "punir" logo o atropelador da atriz Cissa Guimarães. Isso também aconteceu com o caso do goleiro Bruno (agora parece que a poeira baixou) e antes teve o caso dos Nardoni.

Eu acompanhei uma entrevista esta semana do ex-ministro da justiça Márcio Thomaz Bastos e ele comentou sobre essa pressão da mídia ou mesmo pressão popular para que um caso de "comoção" seja rapidamente e antes de a pessoa ter seu total direito de se defender, ele já é considerado culpado por todos e isso pode influenciar em muito o resultado do julgamento, já que a constituição considera que todos são inocentes até que o Estado prove o contrário. Ele considerou que a pessoa pode ter seu direito de defesa abreviado ou mesmo o juiz ou juri ir pré-condicionado pela pressão externa a condenar a pessoa antes mesmo do julgamento.

Este tópico foi motivado pelas perguntas que foram feita no RJTV agora a pouco como "por que não prenderam o rapaz que atropelou o filho da Cissa Guimarães?", onde o rapaz no caso se apresentou espontaneamente e tudo mais, não justificando ele ser preso antes de ser julgado.

Eu pergunto se isso é mesmo um desejo de justiça ou um desejo de vingança? Até onde a mídia pode ou não se meter em investigações e julgamentos? Isso é danoso a nossa democracia ou mesmo a nossa Justiça? Não seria melhor pensar em uma reforma decente sem entrar em desejos de "justiça"? E como evitar reformas feitas a custa da emoção (lembrei do Popo me falando sobre isso no sábado passado)?

PS: Não estou entrando no mérito dos crimes em si, deixando bem claro isso. Só considero que a justiça deve ser para todos e não para um ou outro que aparece na mídia ou provoque uma comoção popular.

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Re: Desejo de "justiça"

Mensagem por Henryke em Qua Jul 28, 2010 12:42 pm

Há tempos que a justiça deixou de buscar a recuperação do individuo e começou a ter o papel de vingar a vitima. É raro alguem sair recuperado da prisão.
Henryke
Mars
Mars

Inscrição : 13/11/2009

Mensagem por Hidekee em Qua Jul 28, 2010 12:47 pm

Embora nem tenha colocado isso no contexto inicial, sim, isso foi outro ponto que o ex-ministro falou no Jô Soares, pois a justiça inicialmente era para corrigir e reintegrar alguém a sociedade, mas os índices de reincidência e agravamento dos crimes após o preso sair da prisão só demonstram que o sistema penitenciário brasileiro acaba no final das contas alimentando a violência em vez de acabar com ela...

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagem por BlooD em Qua Jul 28, 2010 1:26 pm

Na verdade justiça eh o ato de ser julgado pela lei , mas como a lei possui muitos buracos que podem ser usados para se sair bem a chamada "justiça" de hoje acabou virando a busca por vingança.

Muitos seriados que vejo de crime policial estao abordando isso atualmente, eles mostram pessoas fazendo "justiça pelas proprias maos" pois sabem que a lei falha muito nesse aspecto

Pra mim justiça nao existe, mas quero acreditar que um dia as leis possam criar um tipo de justiça real,o que acho muito dificil pois as pessoas que comandam essa parte sao as que dificilmente as respeitam por conta do poder monetário que possuem , esse poder acaba iludindo as mesmas a pensar que podem tudo com dinheiro.

BlooD
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 12/01/2009

Mensagem por Blacksand em Qua Jul 28, 2010 2:14 pm

Tenho que concordar em partes com vocês, Hideki.
É uma pressão desvairada com imposição de culpa sobre determinados elementos. Tudo bem que o caso Bruno (goleiro do Flamengo) foi algo bizarro, digno de episódio de CSI, mas não necessariamente a culpa foi dele, apesar de todas as evidências apontarem que sim. Sem comentar os demais casos deste porte.

O ministério da justiça (em minúsculas mesmo, visto a falta de respeito que tem para com seus cidadãos) deveria usar de seu poder e impor que a mídia fosse menos julgadora e mais auxiliadora. Cadê o Gil Gomes nessas horas? Cadê o Joemir Betting agora? Esses dois reportéres (apesar de muitas merdas que falaram/fizeram) não julgavam, eles iam atrás da verdade levantando suspeitos e listando possibilidades.

Não cabe a terceiros julgar esse caso, cabe a terceiros dar apoio para que a Justiça seja o que seu nome diz: JUSTA.
Blacksand
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por Magu em Qui Jul 29, 2010 7:48 pm

Blacksand escreveu:
Não cabe a terceiros julgar esse caso, cabe a terceiros dar apoio para que a Justiça seja o que seu nome diz: JUSTA.

Assino em baixo... Nem sempre o que parece certo é o justo, falando do caso do proproi filho da Cissa ( observem que em toda argumentação não é para dar credito ao motorista) mas que raios uma pessoa vai andar de skate no meio da rua.. Ahh blz o tunel tava fechado,ou deveria estar.... mas se estava não era para nem o motorista nem o menino estarem lá. O Cara tava em alta velocidade etc e tal, mas do mesmo jeito poderia ser um mane, como as vezes me vejo quase matando um motoqueiro todo dia em são paulo,deus queira que isso não ocorra, mas se ocorrer a culpa de certo recai em mim.
Vejo erros nos dois lados sabe... dai é que a moça vendada, tem que não ter um pre conceito, e medir(balança) os fatos e aplicar a justiça( usar a espada). (tosse quem me ensinou isso foi o diretor do departamento juridico XD~)

Agora é um fato.. supanhos que no lugar do filho da cissa, fosse o hideki... você acha que ia ta esse estardalhaço todo.. a midia só vai atras do que interessa, fazer Vingança sim e não justiça. Justiça fez o Uol contra a globo em não se deixar render ao exibir trechos da copa.

QUerendo ou não, a midia é o 4 poder. Se puderem vejam o filme é muito interessante e fala exatamente do topico.

Menchi, eu te amo mais do que vc me ama =p~~~~~~Não na realidade eu não te amo,amor é pouco para definir oque eu sinto por vc. Obrigado por existir!
Magu
Adm tesudo
Adm tesudo

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por ** Trunks ** em Qui Jul 29, 2010 9:19 pm

Desejo de justiça e desejo de vingança. Pensem nas 2 situações, se coloquem nelas.

Agora pensem que tiveram sucesso nas 2 situações. Não foi a mesma sensação?!

No final é um conforto para a nossa agonia, ou inquietude por algo que nos incomoda. Acho que a maneira como se pede algo é que diferencia pedido de justiça e pedido de vingança, mas para mim as duas coisas pedem o mesmo resultado: "O conforto a nossa inquietude"

A midia vai falar do João das Coves que morreu ou vai falar do filho da atriz?! Claro que do filho da atriz, é natural que chame a atenção, se fosse uma pessoa qualquer eu já teria esquecido do ocorrido assim como todo mundo, infelizmente.

Eu julgo mesmo, me sinto no direito de julgar, todos nós julgamos o tempo todo, é da gente fazer julgamentos, pode não caber a todo mundo fazer a justiça no âmbito legal da coisa, mas o poder de julgar é totalmente natural.

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Mensagem por Blacksand em Qui Jul 29, 2010 10:01 pm

Trunks,

Mas você concorda com a mídia expor esse fator de justiça? Do fato dela se aproveitar mais ainda da comoção/agressão do do espectador para chegar a uma solução?

Eu simplesmente detesto todo esse lado apelativo. Pois a impressão que passa é que sempre a mídia quer proteger os seus. Seus atores, seus interesses ou seus direitos, respectivamente, podemos citar os casos do filho da Cissa Guimarães, do Bruno do Flamengo e do acordo com o presidente da CBF.

Se o rapaz no final das contas assumiu o erro, por mais que não tenha sido espontâneo, o caso deveria acabar ali. Julgar causa e consequência até ali, e não esperar resultado de velório, propagação de informação etc.

Se o Bruno realmente é culpado ou não, a ação deve ser medida mais em função do psicológico do cara do que o fato dele sair com aquela prostituta que em particular tinha um filho dito ser dele. Caso similar ocorreu com o Ronaldo Fenômeno e ele simplesmente despachou a(s) vagaba(s) que tentou(aram).

Finalmente, se o Dunga não quis deixar ninguém falar, é porque ele tinha um plano (bom ou ruim) e está no direito dele como representante dos jogadores. E se ele reclamou com Alex Escobar (repórter da Globo) é porque o mesmo interrompeu a entrevista falando alto no celular e sendo grosso em seguida também.
Blacksand
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Hidekee em Sex Jul 30, 2010 12:12 pm

A sensação pode ser parecida mas não é a mesma coisa. O desejo de vingança é independente de ser ou não aplicado a lei. Se vingar é vc dar ao outro o que vc considera justo mas por medidas que não são nem de longe isentas de emoção. Esse tipo de desejo de vingança inclusive que gerou até um tempo grupos de extermínio e resultou naquela chachina da Candelária. Esse é o ponto para mim que difere mto da ideia de justiça de vingança.

O Hélio de la Peña foi entrevistado logo após o atropelamento e ele falou algo curto mas bem real que era o fato de que vc acha que isso é algo longe até que ocorre com alguém mto perto de ti.

Para mim o que se passa no caso do atropelamento do filho da Cissa Guimarães é simplesmente isso. Viram-se que ninguém está livre da violência. O que me chama atenção foi o que disse no primeiro post, como a coisa está sendo encaminhada. Parece que só despertaram para a realidade de como é o trânsito do Brasil após isso, sendo que um deputado no Sul atropelou um grupo de jovens e ficou por isso mesmo. Porque? Pq não eram famosos. Com certeza se fosse eu a ser atropelado isso sequer iria ter destaque na TV.

E sim Magu, a mídia é o 4 poder sim. Especialmente sobre as pessoas que acham que tudo que aparece na mídia é a mais pura verdade. Isso me faz lembrar do caso de quando o trecho de Guerra dos Mundos foi narrado no rádio e levou a população ao pânico... A mídia tem poder e o que vejo é não de hoje um jornalismo que querem fazer investigativo mas que é de longe julgador e nada investigativo.

Curiosidade: Hoje tava vendo uma entrevista do Caco Barcelos para a Fernanda Young no programa dela e foi dito que um livro dele foi considerado por muitos de glamurizar o criminoso. Ele respondeu bem tranquilamente que geralmente mostram o bandido apenas como se a vida dele se resumisse ao ato criminoso que ele fez, enquanto no livro foi mostrado o lado humano que todo mundo tem mas nunca é mostrado, especialmente se o criminoso é de baixa renda.

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagem por Blacksand em Sex Jul 30, 2010 6:50 pm

Nooooo!!! Eu perdi a entrevista de ontem... T-T... droga.
E só para complementar, a gente não precisa ir longe em um caso criminoso desses. É só a gente olhar o nosso honrado e eterno Sain Maker, também conhecido como Koyuki.

Ele morreu no carnaval por motivos banais da qual ele não estava envolvido, simplesmente porque sobrou para ele. E o agressor saiu isento de qualquer penalidade.

Merda... saudades desse puto...
Blacksand
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Elric em Sex Jul 30, 2010 7:45 pm

Melhor lugar pra vc aprender o crime é na cadeia la vc entra como aluno e sai em PHD do crime, fora que vc conhece os contatos dos grandes poderosos no do crime
Elric
Mars
Mars

Inscrição : 25/10/2008

Mensagem por ** Trunks ** em Sex Jul 30, 2010 9:32 pm

Blacksand escreveu:Trunks,

Mas você concorda com a mídia expor esse fator de justiça? Do fato dela se aproveitar mais ainda da comoção/agressão do do espectador para chegar a uma solução?

Acho isso tudo um porre, não concordo, fazem isso para terem a audiencia deles mesmo xD

Quanto a questão de justiça e vingança, me referindo a essa massificação da mídia, para mim fica bem parecido o pedido de justiça e vingança u.u

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Mensagem por Blacksand em Sex Jul 30, 2010 10:08 pm

Respondendo ao Trunks:
Ah tá! xD Já tava achando que você tava doidão! xD hehehehehe!
E sobre esse fato de justça e vingança sobre o aspecto da mídia, leiam Kick-Ass. Não, não vejam aquele filminho chinfrim, LEIAM o quadrinho.

*aquele que leu hoje 2 horas antes de postar isso*
Blacksand
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: