Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Eleições 2010 - O Brasileiro e o voto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Eleições 2010 - O Brasileiro e o voto

Mensagem por Magu em Sab Jul 31, 2010 9:34 pm

Numa ultima discussão com o pessoal que saiu veio a menção de seria melhor que só podesse votar quem tivesse passada por uma edução para o voto, não para promover uma ideologia de um partido ou algo do genero, mas sim para ensinar as pessoas a serem mais criticas com o voto...
Enfim ja to respondendo o que acho.. mas o que vcs acham..

O Brasileiro sabe votar?
O Voto deveria ser de fato livre?

Você que tem entre 16 e 18, vai votar? ( essa frase parece aquela do alistamento obrigatorio XD~ vc que tem ou vai fazer dezoito anos este ano, aliste-se nas forças armadas)

Menchi, eu te amo mais do que vc me ama =p~~~~~~Não na realidade eu não te amo,amor é pouco para definir oque eu sinto por vc. Obrigado por existir!
Magu
Adm tesudo
Adm tesudo

Inscrição : 25/05/2007

Re: Eleições 2010 - O Brasileiro e o voto

Mensagem por Hidekee em Sab Jul 31, 2010 10:32 pm

O brasileiro AINDA não sabe votar, culpa dos militares, do Getúlio e dos coronéis no passado, óbvio. Democracia é algo que se constrói com o tempo, vide países que eram dominados por ditadura e hoje penam para colocarem um sistema democrático decente (Iraque é um exemplo pois EUA quer mais se livrar da merda que arranjou e não pode sair e deixar os caras se matando). Então o brasileiro aos poucos está construindo seu aprendizado democrático.

Nesse aspecto, já está respondido a pergunta se deveria ser facultativo. É óbvio que não! Se vc não obrigar as pessoas a votarem, elas pela ignorância política iria deixar de votar e só os mais interessados votariam, assim vc teria um país governado efetivamente pela minoria. Sei que vai ter gente dizendo que tem voto de curral, voto comprado e outras distorções, mas mesmo estas distorções fazem perte do aprendizado, pois as pessoas vêm o que está acontecendo mais próximo, como o político que só os procura a cada 4 anos passa a ser um mal político enquanto o que está sempre presente é um bom político (vejo isso aqui onde moro e é um lugar pobre onde as pessoas aos poucos vão criando noção política). Se fosse facultativo, eles não se interessariam, os políticos não viriam buscar votos e ficaria uma coisa extremamente distante da realidade para eles e assim elitizaríamos a política brasileira! Maravilha, para quem domina...

Isso de educação de voto, é discutível. Como educar? Teoricamente isso já não deveria ter sido ensinado na escola de base? Na minha época... *flashback* existia uma tal matéria chamada "Moral & Cívica" que ensinava coisas básicas de civismo, como o valor do voto *fim do flashback*... Não sei se isso ainda existe, mas qualquer matéria que existe no ensino fundamental relacionada a áreas humanas, especialmente sociologia, história e geografia (geografia política deveria contemplar tal assunto) poderiam ensinar devidamente o valor de voto e como o ser humano é, ele querendo ou não, um ser político e que precisa pensar em como votar, ou então estará deixando para outros escolher o seu próprio futuro ou de seus filhos direta ou inderetamente...

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Menchi em Sab Jul 31, 2010 11:48 pm

Olha, sinceramente tem sim aqueles que não sabem votar e pedem realmente para outro membro da família ou um amigo escolher por eles. Entretanto, sou otimista e acredito que a tendência é melhorar. Sobre a decisão de voto ser livre ou não, eu sei lá, eu quero porque eu não sou muito fã de votar não... *minha vó me mataria se ouvisse isso de mim, mas tudo bem*
Educar para votar, será que estamos tão evoluídos ao ponto de fazer isso sem não ter nenhuma pequena manipulação ou influência, depende do caso, daquele que for responsável por isso? Será que não ia ter nenhuma força tendenciosa por trás? Será?
Menchi
Venus
Venus

Inscrição : 16/10/2007

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: