Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Onde está a "verdade"?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Onde está a "verdade"?

Mensagem por Popo em Seg Ago 02, 2010 10:15 pm

Limito mesmo: a verdade está naquilo que observamos, ou nos olhos de quem observa?
Vocês acham que as coisas são ou que elas se tornam? Não sei se ficou complicado pensar dessa forma, mas não acho uma amneira melhor de expor isso. ç.ç
Popo
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Re: Onde está a "verdade"?

Mensagem por Hidekee em Seg Ago 02, 2010 10:30 pm

Ficou confuso sim u_u

Vou tentar expor minha visão de verdade e espero responder. Qqer coisa é só falar...

Eu penso que a verdade existe ali fora, mas não as observamos por completo, somente um "pedaço" da verdade. O motivo seria por nossa limitação própria de visão, da limitação de que ao observar algo já fazemos um filtro prévio do que será analisado, do fato de que cada um interpreta da forma que achar um determinado evento e assim vai. Então vemos apenas fragmentos do que seria a verdade. Essa verdade pode ser mais próxima da realidade de acordo com o ponto de vista de cada pessoa, onde na teoria quanto mais testemunhas de um evento, maior a chance da verdade vista ser a real.

Entretanto a verdade pode ser manipulada ou induzida, de acordo com o decorrer dos eventos. Um simples caso de reação a um assalto pode ser compreendido como uma agressão se todas as pessoas que viram acharem que o assaltante estava falando a verdade qdo chorando dizia "eu não tentei nada, essa pessoa é louca" e assim a verdade é distorcida e a vítima vira agressora. Isso pq todos acreditaram no assaltante e assim a verdade foi alterada. Isso pq além de ficar registrado em nossa mente, a verdade precisa de algum registro físico, seja em vídeo, imagem ou texto. Daí conforme a verdade é retratada, ela é determinada para a posteridade...

Isso seria uma exemplificação da frase "a história é escrita pelos vencedores", pois quem vence um conflito ou exerce maior influência na hora de serem feitos os registros históricos, define o que será ou não contado e como será contado. Dependendo de como eu conte um fato, posso induzir as pessoas a creem que algo aconteceu de uma forma que na verdade nunca existiu. Assim a verdade real some, a verdade fictícia toma seu lugar e passa a ser a verdade real depois de algum tempo...

Espero ter respondido dentro do proposto.

PS: Procure Persona 2 cara, pois a ideia de que boatos viram realidade quando espalhados e as pessoas passam a acreditar nisso é mto legal xD

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Menchi em Seg Ago 02, 2010 11:34 pm

Penso que nunca temos uma verdade absoluta, cada um tem a sua verdade e talvez se a gente investigassem tudo, por mais contraditórias que elas se parecessem, no final todas elas se encaixam e sempre falta um pedaço. O mais comum de eu reparar nisso é vendo uma briga que não estou participando. Cada um está defendendo o que acha que é certo, o que é verdade, e discordam um do outro, mas reparem que na maioria das vezes os dois estão certos, as duas versões tem suas verdades. Por que tem que haver sempre O certo e O errado, A verdade e A mentira ou O falso? Por que sempre tem que ser tudo preto e branco? Não temos outras cores também?
Claro, tem vezes que a verdade é manipulada, ou acaba que só ouvimos um lado da história e resolvemos julgar o outro lado desconhecido, esquecido, apagado, ignorado e/ou que não concordamos, julgando como errado. Entretanto faz parte ainda do raciocínio humano.
Um exemplo que sempre penso antes de julgar uma pessoas como errada é o famoso caso de: Você ouve a versão do seu amigo sobre o termino do namoro dele com a namorada que você não tem muita intimidade, provavelmente você vai defender o seu amigo e dependendo do caso ainda vai achar a fulana uma fdp...Será que realmente teve uma verdade só de um lado ai? Será que esse amigo não escondeu outras verdades também?
Menchi
Venus
Venus

Inscrição : 16/10/2007

Mensagem por ** Trunks ** em Ter Ago 03, 2010 5:15 pm

Para mim ficou claro Popo

Para mim as coisas são o que elas são, porém elas sempre podem se tornar algo a vista de quem as olha, há quem goste de ver os fatos da maneira que melhor lhe convem apesar de não serem exatamente daquela maneira.

Acho que sempre depende do contexto em torno do ponto e das possibilidades que temos a nossa disposição, cada um pode ver a mesma coisa de pontos e angulos diferentes.

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por Garou em Ter Ago 03, 2010 5:55 pm

Hideki e Menchi, desculpa mas ainda não li o q postaram, mas irei ler sim.

Popo procure a filosofia platônica =P
Teoria das ideias
"Para Platão, o mundo concreto percebido pelos sentidos é uma pálida reprodução do mundo das Ideias. Cada objeto concreto que existe participa, junto com todos os outros objetos de sua categoria de uma Idéia perfeita. Uma determinada caneta, por exemplo, terá determinados atributos (cor, formato, tamanho etc). Outra caneta terá outros atributos, sendo ela também uma caneta, tanto quanto a outra. Aquilo que faz com que as duas sejam canetas é, para Platão, a Idéia de Caneta, perfeita, que esgota todas as possibilidades de ser caneta. A ontologia de Platão diz, então, que algo é na medida em que participa da Idéia desse objeto. No caso da caneta é irrelevante, mas o foco de Platão são coisas como o ser humano, o bem ou a justiça, por exemplo." By Wikipedia.
Garou
Mars
Mars

Inscrição : 23/06/2008

Mensagem por Magu em Ter Ago 03, 2010 10:34 pm

O Mundo sem adjetivos é verdadeiro, o fato descrtivo puro e simples sem envolvimento do narrador da uma idéia de verdade, fulano matou cicrano.
É verdade absoluta! O cara morreu! todo mundo viu, enterramos, rezamos e fizemos missa de sétimo dia.

Agora quem esta certo ou errado? Ahhhh o julgamento.. esse sim é o problema verdadeiro ,pois sempre o faremos sobre a nossa visão de mundo.
O bom e velho oculos do daltonico, quem vê o mundo de forma "correta"? A Maioria? o consenso? Isso vai sempre depender de cada um...

O Cara que vai apedrejar a mulher que insultou Alá ou nosso precioso presidente que quer salva-la?

Não sei.. mas a caneta é a caneta, e essa sim é uma verdade absoluta.

Pecamos pelo julgamento. por querer estar certo, por querer ter a verdade absoluta sobre todas as coisas.

Vão todos ao inferno! Aleluia irmãos

Menchi, eu te amo mais do que vc me ama =p~~~~~~Não na realidade eu não te amo,amor é pouco para definir oque eu sinto por vc. Obrigado por existir!
Magu
Adm tesudo
Adm tesudo

Mensagem por Popo em Ter Ago 03, 2010 11:39 pm

Eu estudo Filosofia, Garou. xD (e entendo que Platão era um bundão kkk)

Alguns pontos que o pessoal levantou aqui foram bem interessantes! E eu tendo a concordar principalmente com a Menchi: não acredito em verdades absolutas.

A caneta só é caneta pois alguém a fez da maneira que ela é, disse que ela servia para o que serve e as pessoas compraram a idéia. Tomada em si, sem a interferência do fator humano, ela pode não ser uma caneta! Isso parece discussão de maluco, mas é um exemplo simples que se reflete em tudo ao nosso redor.

Apenas É aquilo que nós fazemos ser. Diversas coisas já não foram verdades tidas como absolutas? Até mesmo leis físicas, que foram depois contestadas e substituídas por teorias mais verossímeis. Esse é um ponto que eu acho primordial: a verossimilhança das coisas, aquilo que possui todos os indicadores de que é verdadeiro.

E a grande questão: o que é a Verdade? É o consenso? É o absoluto? É o mais aceito? É um mito?

Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Blacksand em Qua Ago 04, 2010 8:41 pm

Baseado no assunto e no que venho lendo em O Livro de Ouro do Zen, decidi colocar uma pequena crônica sobre o que estamos comentando. Nem sempre a verdade estará lá fora, muitas vezes ela está dentro de nós, e é algo tão pessoal, tão íntimo que não devemos dividí-la. Somente aceitá-la, mesmo que com isso venha os passos que comentei abaixo sobre acreditar, mentir etc.

A verdade é um mito, sobre um certo aspecto poético.

Ora você pode vê-la, tocá-la, ter a mais absoluta e redundante certeza de que ela está presente em sua vida. Ora você não mais a vê, você descobre que está fora uma invenção para satisfazer o seu subconsciente de que algo que acreditava era certo, era verdadeiro, mas não era, não é.

Ela pode ser gerada ou formulado por consenso, por ética, por disciplina, por elegia e por milhares de motivos os quais palavras não são capazes de bem diferenciar. Ou pode simplesmente ser aceita e determinada. Ela independe de raça, credo ou filosofia. A verdade é mutante, eterna e inconstante.

Até mesmo aqueles ditos deuses são falíveis diante da verdade, pois, se somos suas imagens terrenas, e também somos falhos, logo, a verdade sim deveria ser um deus, visto que temos este posto como o mais alto cargo em vida e não-vida de veneração. A verdade não poderia ser, por assim dizer, um deus apenas, pois divide-se em: crença, entendimento, sabedoria, mentira, falsidade e negação.

Cremos no que acreditamos, logo, no que é verdade. Entendemos, mesmo não crendo ou sabendo, sobre a verdade de algo/alguém. Sabemos, pois nossos sentidos captaram, mas nem sempre entendemos, a verdade inata. Mentimos, pois a mentira é a verdade inventada para outros crêem. Falsificamos, pois a falsidade é a verdade alterada para o que queremos que outros entendam. Finalmente, negamos, pois não queremos mais saber da verdade, e torcemos para que outros também não.
Blacksand
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Popo em Qua Ago 04, 2010 9:01 pm

Acrescento ao black uns fragmentos de Górgias, um grego do barulho:
"A verdade (o ser) não existe.
Se existisse, não seria cognoscível.
Se fosse cognoscível, não seria comunicável."

E se falhamos nessa empreitada de conhecer aqueles fundamentos incontestáveis de tudo o que existe, fundamos nossas vidas em mentiras ou falsidades, o que em teoria tornaria tudo a partir daí mentiroso e falso... mas não é isso o que acontece, pois não é possível negar aquilo que vivenciamos, embora não nos seja possível conhecer tudo aquilo que concorreu para determinado resultado.

Eu particularmente acho muito doido que, embora fundado em falsidades ou "verdades não completamente conhecidas", o real seja verdadeiro. Acho que foi essa inquietação que me motivou a abrir o tópico. :Very Happy
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Nami em Qua Ago 04, 2010 9:05 pm

Eu acho que os seres humanos pedem de mais nesse requisito D:
se você prestar atenção num cão vai perceber que se ele pensa sobre Deus, morte, universo, realmenet não liga, e tem uma vida boa... (considera como a 'vida boa' dos sefres humanos, claro que tem aqueles abandonados ou com donos babacas :B')

Acho que a veradde existe, mas está muito alem do nosso alcance... Aposto que todos em todos os lugares tem perguntas sobre tudo, e as respostas se não são atrofiadas somem cada vez mais, porque quanto mais você sabe mais perguntas vai querer fazer.

Mas até que é bom, sei lá, eu não gostaria de saber tudo, deve ser muito triste D:..
Nami
Venus
Venus

Inscrição : 30/07/2010

Mensagem por Popo em Qua Ago 04, 2010 9:07 pm

Mokonami escreveu:Mas até que é bom, sei lá, eu não gostaria de saber tudo, deve ser muito triste D:..
Os primeiros filósofos escreviam na forma de poemas, e um deles, Empédocles, coloca em seu poema justamente isso: "Ó Deusa, revela-me apenas a verdade que aos homens é possível conhecer", já dizendo que querer saber tudo é um grande problema!
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Nami em Qua Ago 04, 2010 9:12 pm

Popo
- ah que legal xD
hm, vou procurar sobre esse cara, fiquei curiosa :V

e.... sei lá, geralmente esses assutos me dão dor de cabeça xD

vai um que me irrita legal:
Onde o universo começa?
pq as coisas não precisam ter fim.... mas precisam ter começo, mas se ele não tem fim onde fica o começo? e quando aconteceu? é muito complicado
principalmente isso do começo e fim... e começo.... ah @_@'
Nami
Venus
Venus

Mensagem por Blacksand em Qua Ago 04, 2010 9:53 pm

Já rolou um tópico desses em tempos remotos aqui, Nami! xD hehehehehe! Me lembro que foi até engraçado, pois tinha gente que tava levando o assunto extremamente sério, tenso e tal, e chegou uma pessoa que postou um comentário besta, mas geral riu, e muito!

Uma passagem de William Blake que muito inspira é essa:
William Blake - Provérbios do Inferno escreveu:(...)
O sorridente tolo egoísta e melancólico tolo carrancudo serão ambos julgados sábios para que ejam flagelos.
O que hoje se prova, outrora era apenas imaginado.
A ratazana, o camundongo, a raposa, o coelho olham as raízes; o leão, o tigre, o cavalo, o elefante olham os frutos.
A cisterna contém; a fonte derrama.
Um só pensamento preenche a imensidão.
Dizei sempre o que pensa, e o homem torpe te evitará.
Tudo o que se pode acreditar já é uma imagem da verdade. A águia nunca perdeu tanto o seu tempo como quando resolveu aprender com a gralha.
A raposa provê para si, mas Deus provê para o leão.
De manhã, pensa; ao meio-dia, age; no entardecer, come; de noite, dorme.
Quem permitiu que dele te aproveitasses, esse te conhece.
Assim como o arado vai atrás de palavras, assim Deus recompensa orações.
Os tigres da ira são mais sábios que os cavalos da instrução.
Da água estagnada espera veneno.
Nunca se sabe o que é suficiente até que se saiba o que é mais que suficiente.
Ouve a reprovação do tolo! É um elogio soberano!
(...)

Última edição por Blacksand em Qua Ago 04, 2010 10:35 pm, editado 1 vez(es)
Blacksand
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Nami em Qua Ago 04, 2010 10:22 pm

Blacksand
- nah q mara xD
queria ter visto, hm...
universo é um tema que me deixa tensa D:
só ajuda a mihna crise existencial (? -qn

curti o texto xD
todos conhecem coisas queeu não conheço e devia conhecer comofaz? ç-ç' /nãovemaocaso...
tava vendo também que vc gosta de Sandman :'D
conheço meia pessoa que gosta de sandman por essas bandas -q x-x'
Nami
Venus
Venus

Mensagem por ** Trunks ** em Qui Ago 05, 2010 6:37 am

A COISA QUE MAIS ME DEIXA INQUIETO É SOBRE O UNIVERSO! Ou multiversos, já que existem algumas teorias, mas enfim.

O que tem além dali?! Não acredito em infinito, é "infinito" pois o homem ainda não pode determinar o seu limite, mas não acredito mesmo em infinito quanto a espaço fisico.

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Mensagem por Elric em Qui Ago 05, 2010 3:36 pm

nada se cria,nada se perde ,tudo se tranforma
Elric
Mars
Mars

Inscrição : 25/10/2008

Mensagem por Purin em Qui Ago 05, 2010 3:39 pm

Não acho que exista uma verdade. D:
Mas aí verdade é considerada realidade? Porque apoio aquela ideia de que não existe realidade. Só conjuntos de ideias e conceitos diferentes sobre a mesma coisa.
Se a realidade não existe, não há "verdade" também. Acho muito paranóia todo o discurso a respeito disso. Por que diabos TEMOS que saber tudo se não conseguimos lidar nem com o nada que conhecemos? As pessoas ficariam malucas e também não acreditariam. O que nos leva à questão de que todo conceito que pode ser interpretado deixa de ser uma verdade e já passa a ser visto (distorcida) de acordo com a ideologia da criatura...
Não conseguimos expressar nem formas de "lua" igual (cada um tem um símbolo diferente na cabeça para a palavra). Assim, quem poderia explicar a verdade de forma a reconstituí-la com fidelidade? É individual. Ela seria ainda mais distorcida quando repassada.
Por isso tudo acredito que a verdade é aquilo que vemos, e, por isso mesmo, não é "a verdade", pois já está distorcida e absolutamente ninguém pode compartilhar da mesma visão.
Purin
Mars
Mars

Inscrição : 08/11/2008

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: