Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

O que é cultura?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é cultura?

Mensagem por ** Trunks ** em Seg Ago 09, 2010 7:18 pm

Motivado por um pequeno inicio de discussão no tópico "Funk Também é cultura!", eu pergunto a vocês:

O que pode ser considerado cultura?! Como adquirimos?! É possível não aceitar uma coisa e mesmo assim ela ser absorvida por você em forma de cultura?!

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Re: O que é cultura?

Mensagem por Henryke em Seg Ago 09, 2010 8:03 pm

Não, sei vou pensar e mais tarde respondo.
Vc adquire de varias formas mas a melhor é a mais antiga: lendo. Leia tudo que vc puder, quanto mais vc le mas vc sabe, como eu, que leio coisas que nem estou interessado mas só leio por curiosidade e por quetive chance e quando vc vai conversar com as outras pessoas vc paga um de "culto" xD. Eu acho que posso dizer que sei um pouco de quase tudo, só depende do quão pouco eu sei sobre o assuntos xD
lõgico que pode ser absorvido como cultura mesmo que vc nao aceite. Nós podemos ver isso no renascentismo, quando os sábios da época começaram a pesquizar sobre mitologia gregae romana começaram a entender melhor muitos pensamentos antigos, o que ajudou a formular pensamentos atuais, mas nem por isso começaram a adorar novemente os deuses antigos =/. De uma forma mais atual, por exemplo, se você for ateu e procura saber sobre cristianismo vc nao vai aprender somente o cristianismo, vc vai também entender melhor as pessoas que tomam isso como o guia para a vida.
Henryke
Mars
Mars

Inscrição : 13/11/2009

Mensagem por Menchi em Seg Ago 09, 2010 11:42 pm

Vixi... Não sei muito bem responder não, mas vou tentar o.o'
Bem, eu acho pelo menos 90% dos hábitos que a gente acha natural e comum são na verdade cultural, o que vai de um tipo de música até o modo que você cumprimenta o outro...

Bem eu não consigo passar muito daqui. Eu tentei achar mais o que escreve, mas num consegui XD !
Menchi
Venus
Venus

Inscrição : 16/10/2007

Mensagem por Popo em Ter Ago 10, 2010 6:21 pm

Eu entendo cultura como um conjunto de práticas (entendidas em sentido amplo) reiteradas em determinada sociedade e aceitas como parte integrante desse meio. É fruto de um processo do dia a dia, de tentativas, erros e acertos, que levam um grupo (seja uma tribo ou um país inteiro) a agir de uma maneira mais ou menos semelhante, guiados por valores em regra comuns. Acho que um ponto central para compreender Cultura são esses tais "valores" (sem jupizo de bem e mal), leis não-escritas que ditam o tom da moralidade das pessoas. São os próprios valores culturais que definirão aquilo que é bom (de acordo com seus valores) e o que é mau (contrário aos valores).

É meio enciclopédico tratar dessa forma, mas é como eu entendo.
Popo
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por Henryke em Ter Ago 10, 2010 7:58 pm

naum sei se é preciptado falar (acho que sim), mas acho que cultura seria os costumes de um certo grupo de pessoas, sejam países, cidades, estilos, religião...
Henryke
Mars
Mars

Mensagem por Blacksand em Ter Ago 10, 2010 11:34 pm

Tá bom, tá bom... Funk (infelizmente) é cultura sim... -_-!
Hehehehehehehe!

Falando menos zoado agora, meu parecer é bem similar ao pensamento do Popo, por mais que eu "queira" que algo seja (ou não) parte de uma cultura, é a maioria de um grupo que diz ou avalia o que é cultura dentro de seu modo de pensar.

Observem uma cultura imbecil para nós, mas tradicional no Oriente Médio. Ao casar, o noivo saca uma arma e atira para o alto para celebrar, mesmo que nunca antes tenha tocado em uma, e seus convidados idem. Consequência: todo ano um parente morre numa cerimônia dessas. E observem a mudança de cultura entre nós: fumar antigamente era um ato nobre e elegante, onde agora é abominável, nojento e poluente.

Podem parecer coisas pequenas para uns (como gostar de funk), mas para uma maioria isso representa algo de valor grandioso (por incrível que pareça), o que eleva a valor cultural.

A maior ironia cultural que vejo em nosso meio é como as pessoas esquecem dias tradicionais (Dia da Árvore, Dia do Soldado, Dia do Folclore etc.), que só por não terem status de feriado, mal são lembrados. Antigamente as escolas incentivavam, hoje em dia é raro ver essas celebrações ou ouvir falar delas. Aposto que nascidos na década de 90 não seriam capazes de citar (sem Google e Wikipédia, hein) 7 mitos folclóricos brasileiros.

Ironia maior, o wikipédia em inlês do nosso folclore é melhor do que em português (brasileiro). Dureza, não? =\

Última edição por Blacksand em Qua Ago 11, 2010 2:58 pm, editado 1 vez(es)
Blacksand
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Henryke em Qua Ago 11, 2010 2:51 pm

nossa black, agora eu lembrei que quando tava no pré eu me vesti de indio no dia do indio mas hoje em dia nem ouça mas falar nele... as coisas mudam Sad
Henryke
Mars
Mars

Mensagem por Hidekee em Qua Ago 11, 2010 4:19 pm

Popo falou o que eu penso basicamente sobre cultura, então nem vou comentar mto sobre isso, pq bate uma preguiça repetir o que já foi dito. E Black completou reafirmando o quão cultura pode mudar, me deixando mais ainda sem o que falar sobre o que é cultura em si.

Quero levantar o assunto de podermos ou não julgar a cultura de outros? Sério, cansei de ouvir jornalista global chamar de "ato bárbaro" o apedrejamento da mulher no Irã, que a gente querendo ou não é algo que faz parte da cultura daquele país para aqueles que violam determinadas regras. Enquanto isso ninguém critica penas de morte americanas, umas sendo até aplaudidas de pé. Qual é o limite ou guia que diz que certas culturas são corretas e outras erradas?

E Black, a cultura brasileira precisa ser resgatada em alguns aspectos, até para o povo ter mais conhecimento do passado. Acho que por mais que a cultura seja mutável, algumas coisas não podem ser esquecidas para que o povo não fique sem identidade mais para a frente, pois só importação cultural alheia deixa um povo alienado sobre si mesmo. Alguns movimentos tem tentado resgatar tradições afro (alguns exageram mas em geral é algo legal) e indígena. Antigamente na minha escola comemorávamos o dia do Folclore e não deixava NADA a desejar a uma festa de Halloween.

Não estou dando uma de radical e não esperem eu dizer "Haloween é o c*****, viva a cultura nacional!", mas é triste ver criança comemorando halloween e esquecendo dia do índio, do folclore e outras datas bem brasileiras... O Estado, nas 3 esferas de governo, e a sociedade também precisam rever o que é de fato raízes culturais nossas que valem a pena manter e outras que não...

Eu pessoalmente dispenso a cultura do "jeitinho brasileiro" e do "farinha pouca, meu pirão primeiro", alẽm da outras menos nocivas, só chatas mesmo, como funk xP

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Magu em Qua Ago 11, 2010 8:36 pm

O que é cultura? è o canal 2 da tv aberta aqui em são paulo, mantido pela fundação Padre Anchieta XD~~~~~

CUltura esta relacionado com conhecimento e habitos, mas deixando as particularidades de cada pais/região/religião ~e um conhecimento amplo sobre varias coisas.

CUltura se assemelha ao skill sabedoria do RPG XD~ não necessarimento implica em inteligência ou boas maneiras .

A Falma mais simples de adquirir é Wiki, Livros, Discovery Chanel

Menchi, eu te amo mais do que vc me ama =p~~~~~~Não na realidade eu não te amo,amor é pouco para definir oque eu sinto por vc. Obrigado por existir!
Magu
Adm tesudo
Adm tesudo

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por Popo em Qua Ago 11, 2010 11:30 pm

Na minha visão, o juízo acerca de determinada cultura deve ser necessariamente individual, jamais passando para uma visão universal. Acho realmente idiota alguém querer comparar duas culturas, pois claramente agem de forma preconceituosa com os próprios processos históricos que desembgocam em determinadas realidades.

É óbvio que do ponto de vista opinativo cada um pensa e julga o que quer da maneira que bem entender e fica feliz, mas no âmbito de uma discussão séria é puro casuísmo.

Não há culturas melhores do que outras, nem mais nem menos evoluídas. É um pensamento preconceituoso em si mesmo.
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: