Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Dinâmicas de Grupo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dinâmicas de Grupo

Mensagem por Purin em Ter Out 26, 2010 7:25 pm

Estava há um tempo para postar isso aqui.
Pois bem... Alguém já participou de algum processo de seleção com dinâmicas?
Eu fui em duas. Uma não era nem de longe uma dinâmica! A outra era a famosa "venda este produto Smile" + "apresente-se"...

O que pensam a respeito? Acham o critério correto?
Passaram por alguma situação constrangedora?
Têm algum receio? Se recusaria a fazer alguma coisa?

Qual método vocês conhecem/gostam/odeiam? O meu "favorito" é aquele do ABRIGO SUBTERRÂNEO, que você tem que escolher só 5(?) para serem salvos. (Segue lista para vocês lembrarem.)
Spoiler:

Um violinista, com 40 anos de idade, narcótico viciado;
Um advogado, com 25 anos de idade;
A mulher do advogado, com 24 anos de idade, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo, ou fora dele;
Um sacerdote, com a idade de 65 anos;
Uma prostituta, com 35 anos de idade;
Um ateu, com 20 anos de idade, autor de vários crimes;
Uma universitária que fez voto de castidade;
Um físico, com 28 anos de idade, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo sua arma;
Uma menina, com 12 anos de idade, e baixo nível mental;
Um homossexual, com 47 anos de idade.

E a clássica do "Venda meu produto" (uma equipe, cada um de uma área diferente tem que propor ações para vender alguma coisa) é um saco, mas eu odiaria MUITO MAIS se não fosse comunicação e não pudesse justificar tudo com um: "Mandamos releases! "

Enfim,

Que exercício vocês acham que deveria ser proposto para analisar por completo os candidatos?

Eu ainda acho que a melhor experiência seria juntar todo mundo numa sala com uma arma e liberar os zumbis, quem se der melhor no Survival Horror ganha a vaga. Laughing
Purin
Mars
Mars

Inscrição : 08/11/2008

Re: Dinâmicas de Grupo

Mensagem por ** Trunks ** em Ter Out 26, 2010 7:30 pm

Já fiz algumas, as que fiz eram de formamos 2 equipes e elaborarmos um produto inovador.

Tinha um cara da Petrobras que era todo metido, não deixava ninguém falar... foi o 1º a se fuder e ser eliminado hehe. Já tive que vender também... tirei as dinamicas de letra e fui aprovado, mas ao meu ver achei um saco u.u

Acho que seria legal dar um poder de decisão na mão dos candidatos e ver como eles se comportariam na situação!

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por Isa em Ter Out 26, 2010 8:46 pm

Nunca fiz essas paradas =o uahieha que isso te abrigo subterrâneo que coisa mais tensa.

Vocês que já fizeram gostaram? Não dá nervoso não? x_x

Brigada hidekeee *-*

Obrigada Trunki ^^-
Spoiler:
xuz~
Isa
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por ** Trunks ** em Ter Out 26, 2010 8:50 pm

Nao gostei, fiquei meio tenso antes de começar, mas depois... tinha cada idiota fazendo lá, que eu chegava a ter pena xD

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por Purin em Ter Out 26, 2010 9:14 pm

Na primeira que eu fiz foi tranquilo, tinha uns que dava pena. Mas isso é porque era MISTO. Então como única Jornalista lá no meio eu me destacava na minha área, então estava mais confiante.
Minha experiência de trabalho tinha MUITO a ver com a empresa.
A dinâmica foi um saco porque pegamos uma desgraçada no grupo INSUPORTÁVEL. A menina escreveu tudo errado, queria mandar em tudo e ...era sobre CARROS.
CARROS!!!
Eu não entendo nada. Então, enquanto eles estavam discutindo sobre os modelos da Hyundai... eu ficava só pensando o que eu podia contribuir na minha área. Coisa que meu grupo nem estava interessado. ((:
Por isso foi chato.

E na última dinâmica que eu fui só tinha jornalista e...
Nesse mesmo dia tivemos que fazer 3 textos 1 enquete e 1 prova. E eu me sai muito bem nos quatro primeiros. A prova foi triste <- burra.
Logo em seguida foi a apresentação. Aí já viu né?HUOAEHOAHEOHEOAUHEUOAEH nossa, cara, eu me senti muito mal. Alguns eram mesmo de dar pena, mas eu não acho que estava em posição de falar nada não!
Eles pediram pra gente criar numa cartolina o que seria nosso "site" =DDD para nos apresentar. Eu fiz, mas ... sabe?
Lá quando a pessoa abria a boca era pra falar das mil experiências jornalisticas dela e fora do país. E isso foi muito tenso. =/
Todo mundo super eloquente e gostosão.
Foi bem pior. D:
Purin
Mars
Mars

Mensagem por Henryke em Ter Out 26, 2010 9:45 pm

Ja fiz na escola, minha professora de geografia (matéria tudo a ver) fazia muito isso com a gente. a que eu me lembro era uma que todos sentavam em volta de uma mesa que tinha sobre ela varios doces, desde balinhas de iorgute a barras de chocolate e bolinhos. Cada um recebia um papel com um nome de um animal e quando seu animal fosse chamado vc podia ir até a mesa e escolher alguma coisa pra vc. Foi tipo (nao me lembro muito bem quais eram os animais): "leao" - foi uma pessoa ; "tigre"- outra pessoa; "cachorro" mais outra pessoa; "gato" outra pessoa foi, "rato" todas as pessoas que restavam se levantaram, se olharem e correram pra mesa. Foi um massacre, doce pra todo lado pessoas puxando pacotes, levaram até a toalha da mesa.
Eu achei muito legal xD a professora terminou falando: "alguns nascem com chances que lhes dao vantagens, como os primeiros animas, ja outro, como os ratos tem que lutar por algo melhor"... profundo...
Henryke
Mars
Mars

Inscrição : 13/11/2009

Mensagem por Joannes em Ter Out 26, 2010 10:16 pm

Em se tratando de entrevista não.

No entanto, participei de algumas na pós-graduação (Disciplinas: gestão da qualidade e gestão de pessoas). Se não me engano eram:

1a-> todos na turma receberam 01 palito de dentes e uma bexiga (bola de sopro). Depois o facilitador disse: "ao fim de ... (tantos minutos), aquele que restar com a bexiga na mão ganhará um prêmio";

2a-> dividida a turma em 03 equipes, foram distribuidos vários triângulos recortados em papel, de diferentes tamanhos e ângulos. A facilitadora informou que seria vencedora a equipe que primeiro conseguisse formar um perfeito quadrado com os triângulos.

No que dá isso?

Como eu lembro (e já dizia Hobbes) o homem é naturalmente mal. NA primeira experiência, como todos recebemos bexigas e palitos, logo PENSAMOS: ora, se apenas o que restar com a bexiga receberá o prêmio, vamos estourar as bexigas alheias! Detalhe da coisa, depois de muita correria e agitação, NÃO SOBROU NINGUEM com bexiga cheia. Pior, o facilitador riu da nossa cara. Ele não disse, em momento algum, que apenas 01 receberia o prêmio. Se todos ficassemos quietos, parados, com palito e bexiga na mão, decorrido o prazo, todos receberiamos o prêmio. Mas, humanos que somos, prontamente pensamos que tinhamos que "derrubar" os outros.

Já quanto à segunda, serviu para nos mostrar o quanto somos individualistas e de visão limitada. Nenhuma equipe tinha recebido triângulos adequados à formação de um quadrado perfeito. Depois de algum tempo quebrando a cabeça, uma colega olhou para os nossos triângulos e disse: dá-me esse teu triângulo aí! De posse de 01 dos nossos triângulos, o grupo dela conseguiu formar o famigerado quadrado perfeito. Moral da história, demorou a passar pela cabeça de alguem que seria necessário recorrer às outras equipes e fazer as trocas dos triângulos.
Joannes
Venus
Venus

Inscrição : 02/10/2010

Mensagem por Purin em Ter Out 26, 2010 10:58 pm

Pô, Blood, senti uma veia FRUITS BASKET nessa dinâmica! Tua professora meio cruel, mas deve ter servido bastante de aprendizado.
Nossa, Joannes, essas foram experiências bem legais!

Pra mim dinâmica tem que ser do jeito que vocês contaram. É cheio de armadilha e numa entrevista de emprego você fica com ódio quando só fez besteira, mas são as que dá para tirar algo de positivo!
Uma coisa que eu detesto em dinâmicas é nunca ter recebido o feedback. Você faz tudo, sai de lá sem saber onde errou e qual era o propósito. Claro que alguns não são pra ter uma solução (tipo o do Abrigo Subterrâneo - que vale mais teu argumento e a análise é subjetiva), mas mesmo assim, no mínimo o seu desempenho poderia ser divulgado! É horrível receber aquela mensagem mecânica de aprovado ou não. Ou nem isso! Simplesmente ignoram.
Purin
Mars
Mars

Mensagem por Nami em Qua Out 27, 2010 12:21 pm

Olha, eu não sei D:
nunca fiz isso ai ç_ç'
+ +, hm
eu acho que uma coisa que é importante numa avaliação (seria +uma avaliação mental no caso, sei q tem nada haver, mas...) seria o "Fale um pouco sobre você"
pq é mt difícil falar só um pouco sobre você, dizer poucos positivos e poucos negativos, equilibrar, sei lá
aí vc ve +- como a pessoa é
se é negativa, positiva, metida a besta, se se conhece 'bem' etc etc -q
Nami
Venus
Venus

Inscrição : 30/07/2010

Mensagem por Popo em Qua Out 27, 2010 12:33 pm

As dinâmicas de que participei tiveram todas o mesmo esquema: apresentação individual e depois divisão em dois grupos para resolver um case corporativo, envolvendo algum problema da empresa. No último que eu fui eles passaram um filme e a gente tinha que bolar soluções pros problemas que tínhamos visto.

É uma atividade bastante interessante, mas peca fortemente pelo que a Purin colocou: feedback. Você não sabe exatamente o que foi que te reprovou ou aprovou na dinâmica, logo sendo impossível você saber o que está fazendo de errado e no que pode melhorar.

Nessa última, a mulher me disse "quem quiser saber um feedback, é só me mandar um e-mail!". Dae a resposta dela: "os avaliadores gostaram muito de você, mas só escolheram dois para a próxima fase". Tipo... derp. Isso é feedback em que planeta? xD
Popo
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por Garou em Qua Out 27, 2010 12:37 pm

Nunca fiz isso...

Mas tendo em vista que isso se trata de analisar a capacidade de trabalho dentro de uma equipe...

1o, uma equipe é composta de pessoas com papéis diferentes, obviamente vc nao esta procurando quem trabalha bem em equipe, vc esta procurando quem trabalha bem sobre tal tarefa dentro da equipe...

Com isso em vista não se pode esperar que com uma pesquisa dessa possa estar correto, tem q analisar o equilibrio dessa equipe e ter certeza q não há mais de um tentando liderar por exemplo. Geralmente a falha está aí...

2o, ao mesmo tempo q vc ta procurando alguem capacitado a trabalhar em equipe, esse tem que ser qualificado pra trabalhar pra empresa tbm, ok obvio..

Portanto vc tem q propor uma tarefa destinada a empresa, pode ser alguma que ja tenha sido cumprida q vc ja faz comparação com o desempenho (mas nao se esqueça que os novos ainda não estão por dentro do negocio da empresa)

Provavelmente os que analisam assim, com medidas e métricas de projeto, que poderão ter serteza da eficiencia da dinamica de equipe...

O restante, ta segindo moda axando q ta fazendo algo q presta X.x...
Garou
Mars
Mars

Inscrição : 23/06/2008

Mensagem por Hidekee em Qua Out 27, 2010 12:48 pm

Só fiz duas vezes na minha época que tentava vaga em empresas sendo técnico em mecânica. Depois disso nunca mais, já que professor é concurso e prova de aula (nunca pude fazer mas quero mto fazer essa parte pq acho legal). E faz tanto tempo que nem lembro direito, só dos momentos mais LOL, como trenzinho sei lá pq, mas tivemos que andar assim para provar união e ordem (não me perguntem como viram isso) e depois divisão de grupo para ver como resolviam problemas e percebi que o povo era todo do CEFET em todos os dois casos hahahahahaha...

Sei lá como funciona, mas uma amiga psicóloga diz que nem sempre tem como comparar duas dinâmicas de grupo, pois o que serve para uma empresa, não serve para a outra, mesmo para cargos iguais, o perfil que eles buscam podem variar. Acho que o feedback fica complicado nesse aspecto e não sei se seria ético tb o.o'

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Henryke em Qua Out 27, 2010 3:09 pm

pra uma pessoa aplicar uma dinâmica que tem resultados pra "valer", como decidir, quem vai preencher uma vaga de emprego, essa pessoa tem que saber o que esta fazendo.
Henryke
Mars
Mars

Inscrição : 13/11/2009

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: