Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

A vida é complicada ou nós a complicamos?!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A vida é complicada ou nós a complicamos?!

Mensagem por Joannes em Qua Nov 10, 2010 7:44 am

Povo, essa pergunta vem à minha mente frequentemente. Ontem, a partir de uma conversa com minha diretora ela apareceu novamente. Gostaria de saber o que vocês pensam: a vida é complicada ou nós a complicamos?! (ou seja, quem é complicado: eu ou a vida?!)

Para tudo na vida há formas aparentemente mais simples (lembre-se do nosso famoso jeitinho brasileiro). No entanto, eu particularmente adoto e recomendo sempre o mais complicado (detalhe, para mim não é uma forma complicada e sim a ADEQUADA).

Aquilo que me parece muito simples igualmente me parece muito frágil/ sensível às adversidades. Isso vai desde a minha vida pessoal ao meu trabalho.

Se meus amigos me chamam para sair eu respondo logo "vamos ver", quando poderia dizer simplemente "sim" ou "não". Mas, pensem comigo. Embora eu responda sim, nos exatos dia e hora acertados eu posso não estar mais disposto a sair (ou esqueci de tirar R$, ou alguma amigA me convidou p sair no mesmo momento, ou os astros não estalinhados, etc.) e criar uma sensação indesejada nos amigos que terminará em: "seu poha vc farrapou", "fdp marca as coisas e não aparece", "não chamamos mais", etc. Quando digo simplesmente "vamos ver", não dou certeza de que vou ou não, logo, ninguém pode reclamar.

Já no trabalho, lido com licitação. Todos devem ver as matérias que passam nos jornais sobre pessoas que fraudam licitaçõe se enriquecem ilicitamente (GARANTO QUE NÃO É MEU CASO, ATÉ PORQUE SENÃO ESSE TÓPICO NÃO SERIA CRIADO). Diariamente lido com milhões de R$ do povo, não meus. Por isso temos que seguir uma legislação farta e especifíca. Temos de explicar NOS AUTOS DOS PROCESSOS tudo o que fazemos (isso mesmo, TUDO). E as vezes aparecem os desavisados que querem fazer as coisas de qualquer jeito (geralmente dizendo "eu junto essa informação depois", "fulano é que trará essa informação então deixa passar assim"). Razão pela qual sempre explico TUDO o que tem de ser feito e MANDO FAZER. Vocês hão de convir comigo que quanto mais o procedimento estabelecido for seguido à risca, menos riscos corremos.

Fiquei curioso em saber se isso é um problema só meu (claro, para quem vê nisso um problema) ou se compartilho com mais alguém.
Joannes
Venus
Venus

Inscrição : 02/10/2010

Re: A vida é complicada ou nós a complicamos?!

Mensagem por Lord Inccubus em Qua Nov 10, 2010 10:31 am

Joannes escreveu: a vida é complicada ou nós a complicamos?! (ou seja, quem é complicado: eu ou a vida?!)

Mano, é claro que complicamos a vida. Nunca viu o ditado?: "A vida é bela. A gente é que phode ela." rs

Eu costumo fazer as coisas pelo jeito mais rápido, porque tem á ver com minha profissão. Sou advogado, então é necessário que o cliente tenha o resultado de forma rápida e segura, ou seja, de forma eficaz.

Aquilo que me parece muito simples igualmente me parece muito frágil/ sensível às adversidades. Isso vai desde a minha vida pessoal ao meu trabalho.

Eu acho o contrário.
Aquilo que é simples é mais seguro. Veja que quanto menos fatores agindo num caso, menos também serão as possibilidades de falhas. Vejamos. Um caso onde somos chamados para ir passear, ok?
Aí vc diz: eu vou ver e te aviso.
Bem, você cria inúmeras possibilidades para que a coisa dê errado. Agora, se vc diz sim, pronto, acabaram-se os problemas. Se vc diz não, pronto, aquilo sai do seu caminho.
Eu chamo isso que vc faz de "deixar no cavalete" rs. Parece aquele funcionário que deixa o trabalho pela metade em cima da bancada e vai fazer outra coisa. Aquilo nem vai, nem vem, nem soluciona, nem nada. Me incomoda. rs
Prefiro soluções rápidas, decisões eficazes. Rapidez e segurança.
Seu modo de pensar acaba sendo muito caótico. E cria um "sem números" de possibilidades que poderão dar erradas e colocar todo o projeto á perder.
Lord Inccubus
Mercury
Mercury

Inscrição : 29/10/2010

Mensagem por Popo em Qua Nov 10, 2010 10:36 am

Eu concordo com teu modus operandi, cara, até porque eu sou bem assim mesmo! Eu acho que há situações que exigem sim a simplicidade e uma objetividade maior, mas no geral a vida é feita de um emaranhado de subjetividades diferentes, incongruentes e muitas vezes incompatíveis entre si, então achar que essa relação pode ser simples é bem ingênuo! Negar a multiplicidade da vida e acreditar que cada situação exige apenas as soluções OU A OU B não faz sentido, não mesmo. Se você leva a vida no 8 ou 80, no preto e no branco, as chances de você quebrar ao meio são muito maiores do que trabalhar em escalas de cinza, pois isso te dá flexibilidade para se adequar às situações.

Mas isso não exclui o fato de que além da vida em si ser complexa, há pessoas que conseguem complicar AINDA MAIS EUAHOEIUAHOEUAHEIUHAIEU
Popo
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por Hidekee em Qua Nov 10, 2010 11:15 am

Quanto ao seu trabalho, acho que vc "complica" apenas por questão de segurança sua e da responsabilidade do trabalho que faz. Nesse caso se todos agissem assim acho que mta merda no país seria evitada e nem considero isso uma complicação feita. Mas vamos ao âmbito geral do assunto mesmo.

Eu creio que a vida em si é simples, como tudo na Natureza. A vida usa a simplicidade por razões que a definem como sendo Natureza mesmo. Para que complicar algo que pode ser feito de forma simples? Essa é a lógica natural da mínima energia que a Natureza segue. Por essa lógica o ser humano deveria ser tão simples quanto. Mas como somos seres pensantes e não individuos que seguem uma rainha como as formigas, aí a coisa começa a complicar "naturalmente" por assim dizer.

Cada um pensa de uma forma. Cada um enxerga o mesmo evento de modo diferente e cada um foi criado em uma família diferente de forma diferente, até pq mesmo irmãos, por mais que os pais tentem, nunca são criados de forma igual. Daí temos um monte de fatores que ajudam a cada um a tentar colocar sua forma de visão pessoal em prática e em mtos casos há conflitos. O exemplo de como vc age com seus amigos, para mim é até o mais correto, pois ajo parecido, só confirmo qdo realmente sei que poderei ir a algum lugar. Mas sei que isso para mta gente é meio bobeira, e não os condenos por isso, vai de cada um.

O que Popo falou é verdade, a vida é mto mais que preto e branco, tendo enormes variações de cinza. Essa visão meio branco e preto da vida para mim é uma tentativa de tentar simplificar as coisas e que muita gente engole mas não interpreta que está criando deformações na vida ao tentar tratá-la de modo diferente.

Resumindo: considero que a vida em si é simples, mas o ser humano tende a complicá-la. Isso me lembra de Matrix quando mostram que o ser humano rejeitava um mundo perfeito criado para eles huahuahuahua...

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Isa em Qua Nov 10, 2010 11:40 am

Só sei de uma coisa: tô de saco cheio.

Brigada hidekeee *-*

Obrigada Trunki ^^-
Spoiler:
Isa
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por Joannes em Qua Nov 10, 2010 1:38 pm

Graças ao bom Deus eu não estou sozinho no mundo!!!
Hideki e Popo... é phoda pensar que tudo pode ser sempre simples!! As variáveis são incontáveis!

Lord.... cara.. eu tb sou Bel. em Direito e só não advogo por conta da incompatibilidade com meu cargo público (agente de policia) e continuo achando que a "simplicidade" não é o caminho. Por que digo isso?!

Sei que a advocacia, por exemplo, requer uma dinâmica e velocidade muito grande. Correr contra prazos é complicado, ainda mais se você tiver muitos clientes. Só que, em muitos (vejo alguns dos colegas) a simplicidade até PREJUDICA o cliente. O advogado, na pressa de terminar logo a petição e protocolá-la, esquece de suscitar questões importantes que sustentarão as alegações de mérito (ou até mesmo destas), indicar provas substanciais, etc. Eu tive a oportunidade de ajudar um amigo e fazer uma inicial de Mandado de Segurança com 20 laudas. Meus colegas me chamaram de tudo o que é nome, menos de bonito. Disseram que juízes não gostam e não lêem peças desse tamanho e que o ideal era 8, no máximo 10. Ora, se para demonstrar a razão do meu amigo, DE FORMA "PERFEITA", tivemos de elencar TUDO e para tanto foram necessárias 20 laudas, que sejam as benditas 20 laudas.

Por isso também é importante lembrar os conceitos de eficácia e eficiência. Se não me falha a memória, aquela é apenas atingir o resultado e esta atuar de forma célere (segundo um professor de Administração da Pós, convém lembrar que para nós eficiência, nos termos do 37, caput da CF/88 equivale à junção dos 2).

Então, com um planejamento adequado, você conseguirá cumprir seu prazo e protocolar suas petições sendo estas o mais robustas possíveis. E isso, o mais "robustas possíveis", certamente não se coaduna com "simplicidade" (penso eu).
Joannes
Venus
Venus

Inscrição : 02/10/2010

Mensagem por Purin em Qua Nov 10, 2010 2:28 pm

O simples é mais "seguro" dependendo do ponto de vista, porque para o indivíduo pode parecer uma tremenda aventura.

"Tenho prova" "Estuda" <- Maséquimicavsfémuitotensoeunaoseicomoeuvoupassarnessaporcariapqesecairoqueeunaoseieagorafodeueeuvouficarderecuperaçãoevenderpastelorestodavida.

"Queria trabalhar na Veja..." "Tenta lá o concurso Smile" <- maseunaopasseidaprimeiravezeagoraeseeunaoconseguireunaovouvenderpastelmaisporquenaotenhodinheirotenhoquemesustentarsozinhoagora
...

"Quero ir pro Japão" "Ah, junta aí o dinheiro! =D" <- sem comentários.

Quando você diz "sim" os problemas COMEÇAM! Porque é aí que você tem que tomar cuidado pra continuar na linha.

Enfim, a vida não é complicada. Não sozinha. O complicado são as pessoas! Eu sou extremamente complicadora da minha vida. D: porque tento sempre NÃO quebrar a cara com tanto afinco que uma coisa super simples eu acabo criando empecilhos e desculpas racionais para a situação.
Mas não é só isso: eu SEI de tudo isso, mas minha emoções são fortes o bastante para que eu não consiga fazer muito, só tentar administrar, mas continuar assim...

Podemos encarar tudo como um problemática e uma saída. Ela está sempre lá. Mas existe um caminho sempre que as distancia e é esse caminho que se a gente dá atenção demais, a gente tem medo de avançar. Mas se ignora, pode se perder e não enxergar alternativas no percurso.

Eu complico a vida e complico as complicações < -((:< até a hora que eu paro e falo" ah, foda-se tudo isso" e pronto, continuo andando, vou devagar resolvendo o que aparecer de cada vez, me desesperando eventualmente pensando no final, mas sempre tentando esquecer.
Purin
Mars
Mars

Inscrição : 08/11/2008

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: