Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

[Comentários] E-mail: Calem a boca, Nordestinos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Comentários] E-mail: Calem a boca, Nordestinos!

Mensagem por Joannes em Sex Nov 12, 2010 8:05 am

Pessoal,

Recebi um e-mail e gostaria de saber a opinião de vocês sobre o cconteúdo. Ressalte-se que e-mail que é não se pode confiar eu sua suposta autoria.

"Calem a boca, Nordestinos!

Por José Barbosa Junior

As eleições de 2010 trouxeram à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.

Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.

Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.

Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos “amigos” Houaiss e Aurélio) do nosso país.

E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!

Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!

Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?

Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?

Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?

Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!

E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.

Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.

Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura…

Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner…

E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melofias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…

Ah! Nordestinos…

Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura. E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros à força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país. Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.

Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!

Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!

Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!

Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!

Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!

Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.

Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.
Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”

Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!"
Joannes
Venus
Venus

Inscrição : 02/10/2010

Re: [Comentários] E-mail: Calem a boca, Nordestinos!

Mensagem por Hidekee em Sex Nov 12, 2010 10:11 am

Isso é um efeito que se repete e nunca vai mudar. Sempre tem um ou outro que se acha superior a nordestinos ou pessoas do norte ou mesmo do centro-oeste só pq é de uma área "nobre". Cansei de ouvir uma conhecida dizer que no sul (Paraná especialmente) as coisas eram melhores que no Rio e blablabla... de discurso de achar que era de um lugar superior e mais civilizado, mas ela sempre desconversava ao perguntar pq estava no Rio huahuhauhau...

Essa garota da frase que gerou polêmica apenas extravazou o que mta gente deve pensar, sendo imprudente, já que não é a primiera vez que o Brasil fica meio que dividido entre norte e sul. Na eleição passada para presidente foi a mesma coisa. Como muitos, especialmente o povo de elite (ou que se acha elite, pq classe média não é elite em lugar nenhum do mundo, só aqui que se acha mesmo) vêm mtos dos nordestinos com aquela visão de retirante, que vai para a cidade grande trabalhar como peão ou de empregada doméstica. De certo modo esta visão é alimentada pela mídia, e faz com que haja a idéia quase de que nordestino é um ser inferior, similar a visão escravocata até. Chato que isso não é o pensamento da maioria, mas é um pensamento que de fato existe. Aqui mesmo no Rio já vi um outro comentário, sem tom de brincadeira, sobre os "paraíbas", como são chamados nordestinos em geral por aqui. Edmundo (o jogador) mesmo entrou nos jornais ao falar mal deles após um jogo.

O fato que isso é uma grande pena haver estes pensamentos ainda hoje, pois o país tem diferenças sim, culturais e regionais, mas tem que haver uma lembrança que há mta diferença de dinheiro, arrecadação, investimentos e tudo mais, motivados por anos e mais anos, coisa que acabam alimentando essa visão de que um povo de uma região é superior a outra e coisas do tipo.

Nem vou me ater a discussão de cunho político aqui. Creio que o que o email que vc recebeu trata e o que a garota aí falou são apenas reflexos de pensamentos que não são de hoje e apenas encontrou no resultados das eleições um motivador para vir à tona...

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Purin em Sex Nov 12, 2010 2:18 pm

Só uma coisa: os trending topics de "#orgulhodesernordestino" vieram em massa, conforme constado por um medidor regional de TT's, do Sul/Sudeste. Muito paulista se mobilizou na campanha.
E muitos outros, de diversas partes do país, acharam o comentário da miguxa Mayara tão idiota que preferiram nem comentar nada.

Ressalto isso porque depois teve gente que eu conheço que ficou todo mimimisãopaulo com aquela cara de souvítima para os próprios miguxos na faculdade! Acheiinjustosimsim.

Coff

Eu só achei interessante a história toda porque é pra parar com essa história que interwebz é uma terra (completamente) sem leis. =)
Purin
Mars
Mars

Inscrição : 08/11/2008

Mensagem por †Lord Meteoro† em Sex Nov 12, 2010 2:46 pm

eu li sobre o caso, e como paulista, me sinto ofendido. Eu não penso como ela e tenho amigos nordestinos que eu adoro. Gostei muito deste texto e pretendo mandar para onde faço cursinho e pedir para a coordenadoria cravar nas telas...

nós paulistanos também temos história, mas só temos história pq começou naquela pontinha onde Cabral aportou.

Creio que nao tenho mais a comentar. (se me equivoquei em algo, por favor, corrijam-me)...

†Lord Meteoro†
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 15/07/2007

http://z3.invisionfree.com/Ice_Star/index.php?act=idx

Mensagem por Popo em Sex Nov 12, 2010 3:51 pm

Só pra fazer um contra-ponto aqui que eu acho interessante: já ouvi de pretensas elites nordestinas que o Nordeste e o Norte é que são o verdadeiro Brasil, que o restante eram mestiços europeus que estavam usurpando o país de quem lhe é de direito. Não vou emitir opinião sobre esse ponto, apenas trazer alguns fatos mesmo.

Acho engraçado a crítica ao Funk das putarias deslavadas, que se esquece da pegação alucinada que são as micaretas (amigas minhas que foram a salvador no carnaval escaparam de várias tentativas de estupro por simplesmente tentar sair da área dos blocos :Very Happy).

Tenho minhas ressalvas com relação à comparação feita entre a prostituição infantil (que, sabe-se, no nordeste e no norte são violentíssimas) com o trabalho infantil de modelos-mirins e atrizes. Há um elemento comum que é a pouca idade X trabalho, mas prostituição é algo manifestamente degradante. No entanto, é sabido que nos meios artísticos a putaria rola solta também.

Tô falando isso pelo seguinte: acho essas brigas regionais idiotas, sou contrário às declarações preconceituosas que foram dirigidas ao pessoal do nordeste (sendo que no RJ, por exemplo, houve maioria de votação na Dilma), mas não acho que mesmo diante desse absurdo, qualquer argumento vale.
Popo
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: