Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

O que é educação?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é educação?

Mensagem por Arashi Kishuu em Sab Nov 20, 2010 11:31 pm

É muito fácil de se confundir educação com adestramento. Muitas atitudes minhas, por exemplo, não sei se faço porque realmente quero fazer (se realmente sou assim) ou se fui condicionada, no decorrer dos anos, a agir assim.

É certo sermos educados dentro de padrões “passados de geração a geração”?
É errado?

Radicalizando a discussão, não é um pouco de “prepotência” de nossos pais/tutores/afins achar que o que eles pensam ser certo seja, de fato, certo?

Enfim, gostaria de saber a opinião de vocês. Depois posto a minha (levei a discussão ao extremo pra gerar mais debate; espero não ter ofendido ninguém, hehe).
Arashi Kishuu
Venus
Venus

Inscrição : 17/07/2007

http://www.estudionitro.com.br

Re: O que é educação?

Mensagem por Hidekee em Dom Nov 21, 2010 1:21 am

Educação é algo como cultura, é criado a longos de anos e anos, não surgiu por mera inspiração. Tanto a educação que recebemos em colégios e faculdades quanto a que recebemos em casa ou por parentes e até mesmo, por que não, amigos. Tudo isso não vem do nada.

Nossos pais ensinam o que eles aprenderam com a vida e com os pais deles. O ensinamento dos pais deles, viram de seus avós e assim vai indo até sabe-se lá onde. Por isso que considero se mesclar com cultura local mesmo. A educação de vida, poxa, é prepotência demais nossa achar que com nosso tempo de vida vivemos mais que nossos pais. Mesmo os mais certinhos que "viveram pouco" a vida, com certeza tem mais tempo de experiência acumulada que nós, então devemos ter muita consideração. Não rejeitar tudo, mas saber analisar o que é aproveitável ou não. Ignorar ensinamentos dos pais sempre é o mesmo que aceitar sem questionar.

No final não considero que haja certo ou errado em questão de educar, mas sim pontos de vista. Do meu ponto de vista impor algo sem fazer a pessoa formar sua própria opinião é errado mas para outro é o modo mais correto de passar sua visão de mundo e assim vai.

Já indo ao lado acadêmico, aí a coisa é mais "certa", pois há padrões que devem ser seguidos, currículo e outras coisas que nem são o foco do tópico pelo que entendi. Então fica minha opinião só mesmo sobre educação passada pelos pais.

Tem os que deixam de lado, com extrema liberdade, os que conversam e os que adestram mesmo, mas isso vai mto de cada um, até pq entre um extremo e outro tem várias combinações, pq canso de ver pais liberais com um assunto e conservadores com outros. Educar não é simples mas receber educação também não é tão simples qto parece. Entretanto vale lembrar que até a adolescência quem nos educa bem são nossos pais, logo é no mínimo desconsertante eles se sentirem questionados após ajudar em mto a formar quem nós somos.

Vale lembrar que temos mto mais de nossos pais do que nós mesmos percebemos.

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Isa em Dom Nov 21, 2010 12:09 pm

É algo como cultura e costumes, de geração pra geração pode mudar uma coisa ou outra mas a essência geralmente é a mesma.
E eu sempre me questionei sobre isso, e até onde eu poderia estar indo com isso: se somos condicionados a pensar e agir como nossos pais, visto que somos criados por eles, logo pensamos de maneira semelhante em muitas coisas. Inclusive reagimos a determinadas situações baseado no que vimos e escutamos no decorrer da nossa vida. Certo?

Radicalizando a discussão, não é um pouco de “prepotência” de nossos pais/tutores/afins achar que o que eles pensam ser certo seja, de fato, certo?

Acredito que em certos casos, sim. Conheço família que acha certo 'vomitar' tudo o que vem na cabeça a respeito da pessoa, sem o minimo de consideração e acha isso correto. E se ofende alguém com isso, acha que está parcialmente errado por ter se expressado mal. O que na minha opinião é ridiculo dependendo da situação xP
Mas isso vai de pessoa para pessoa, sociedade para sociedade, nucleos familiares e afins.
Esse tipo de coisa me incomoda um pouco, porque parece que as pessoas acabam mantendo uma visão fechada da realidade.
E pô, cada caso é um caso, custa usar um pouco a cabeça e pesar as consequências de vez em quando?
Só o que eu quero ser quando me pego pensando nas minha atitudes é tornar uma pessoa melhor.

Brigada hidekeee *-*

Obrigada Trunki ^^-
Spoiler:
xuz~
Isa
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por Jukemi em Seg Dez 06, 2010 4:04 pm

Educação pode-se dizer da bagagem cultural e social de cada individuo,

Educação ao contrário de escolarização, é algo q se obtem por todos os âmbitos e meios sociais, adquirimos por meio da;

Família, escola(não é a função da mesma mas acaba q sendo), sociedade, midia enfim.

Não se pode julgar uma pessoa mal educada somente pela ação dos pais, pois a educação se adquire por todos os meios sociais.

Sem falar q caráter próprio é algo q cada individuo tem consigo mesmo.

Bom falei por demais rsrs..... ótimo post acho q todos os fóruns deveriam ter esses tipos de questionamento, q por mais q seja um tópico onde cada um põe seu ponto de vista referente ao assunto faz com q cada um reveja seus conceitos sobre educação respeitando a pluralidade de opniões expostas pelo tópico.

Boaaaa Arashi \o/ rsrs

Jukemi
Mercury
Mercury

Inscrição : 06/12/2010

Mensagem por †Lord Meteoro† em Seg Dez 06, 2010 4:35 pm

Certo ou Errado é questionável... primeiramente vc precisa dizer: que diretriz vc quer?

Se vc está num período antigo, na cidade de Esparta.... Questionar, Falar d+ e deixar de treinar como um guerreiro para ser um plantador... Vc é tido como nada....

Se vc vive em Athenas, onde a diretriz é filosofar e vc odeio política... para eles vc é um Idiota...

Na era colonial... Ngeros não tinham alma....

Na Alemanha, ser parente de judeu era motivo para ser fuzilado...

Nestes períodos e lugares, era colocado o que se acredita ser o certo...
Passamos quantos séculos ridicuralizando Homos e tratando como filhos do demo?.... Hoje temos de respeita-los, e faz parte da lei contra o preconceito...

Creio que esse negócio de educação baseado no Certo e Errado é relativo a sua situação..
Creio apenas que ela eva evoluir com o tempo... Ser avaliada a cada século... Ver o que podemos melhorar....

E essa educação que falo, é para o Bem Comum

Se vc quiser destruição em massa, um cara educado é aquele que atira na sua cabeça e dá as costas....
†Lord Meteoro†
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 15/07/2007

http://z3.invisionfree.com/Ice_Star/index.php?act=idx

Mensagem por Beel em Seg Dez 06, 2010 4:43 pm

A educação depende da etica do local. Um homem "educado" eh um homem etico, que tem os valores morais q a sociedade impoe
Beel
Mercury
Mercury

Inscrição : 20/09/2010

http://ancienleau.blogspot.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: