Conectar-se

Esqueci minha senha

Tópicos similares
Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Save as WWF, Save a Tree

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Save as WWF, Save a Tree

Mensagem por Garou em Qui Dez 02, 2010 5:07 pm

http://www.saveaswwf.com/en/home.html

http://meiobit.com/77500/arquivo-wwf-converta-e-salve-uma-arvore/
Já posso ver uma romaria de trolls, a segurar velinhas no escuro, “caminhando e cantando e seguindo a canção…”

Ignorando isso, o assunto pode ser bastante interessante e é no mínimo bastante inteligente.

A WWF é uma das defensoras mais ferranhas contra o desmatamento, junto ao Greenpeace e outras grandes organizações não-governamentais pelo mundo. O argumento em questão é bastante simples: árvores por papel.

É de facto um ciclo vicioso onde o mundo simplesmente não dá conta de plantar árvores o bastante a demanda atual. Muitas vezes, estes documentos acabam sendo apenas vistos uma única vez e vão direto para o lixo ou para aquele bloquinho tosco de rascunho.

Há os imbeotas que ainda defendem que o ciclo do papel é renovável o bastante para ser mantido, que podemos “reciclar”, que as indústrias exploram o mundo e seus fundos em outras terríveis traquitanas bem mais nocivas que o consumo indiscriminado do papel, da celulose industrializada e que está tudo certo. Blá blá blá…

No final, a conta fecha de uma maneira bem menos psicótica: o papel vem da árvore e, se é gasto indiscriminadamente (e é!), consome bastante árvores. Ponto.

Até o tempo presente, qualquer atitude preservacionista nessa direção envolve apenas o apelar para a consciência das pessoas todos os dias. É comum vermos rodapés de e-mail a dizer “pense no planeta, não imprima essa joça à toa, seu mané!”. Se isso funcionasse tão bem quanto na teoria, milhões de árvores não seriam cortadas todos os anos.

Como começa a dizer a defesa da nova invenção da WWF, podemos simplesmente salvar a informação em formato PDF e ler em um dos nossos dispositivos mobile tão iminentemente presentes em nosso cotidiano.

Mas isso também não funfou como esperado. Então, a idéia: o .WWF (e, não, você não leu .wtf!)

Um arquivo convertido em .wwf é um arquivo que simplesmente não pode ser impresso. Simples.

A boa pegada é que a decisão de tornar a informação imprimível ou não parte de quem gera o primeiro documento. A expectativa da fundação é que o formato possa ser incorporado out-of-the-box em praticamente todos os novos programas, devices e protocolos, oferecendo-se assim a cada um a opção de gerar arquivos “ecologicamente corretos” durante a sua primeira criação e antes de distribuí-los.

Virtualmente qualquer arquivo pode ser convertido em .wwf. Atualmente, isso deve ser feito através de um programa gratuito que pode ser baixado aqui.

A versão para Windows e outros OSs deve sair logo. É possível também adicionar plugins para conversão em .wwf em websites, redes sociais, etc.

[autor] óbvio que já vejo espíritos-de-porco indo dormir tarde e mergulhados em coding para escrever um de-decodificador. O mundo é cheio desses porcarias também. Segundo a WWF, o formato foi pensado de maneira que pudesse evitar isso.

No final das contas, são esforços distintos. Um para abraçar uma idéia e conceito bacanas e na direção mais óbvia do futuro; outro para gastar a energia abundante daqueles que só querem mesmo é ver o circo pegar fogo.

Pessoalmente eu só vi com bons olhos e achei uma idéia genial, inclusive enxergando um aliado paralelo no combate à chupinagem de propriedade intelectual, livros impressos, material de escola.

Enfim, Dr. Divago…

-----
Garou
Mars
Mars

Inscrição : 23/06/2008

Re: Save as WWF, Save a Tree

Mensagem por Arashi Kishuu em Qui Dez 02, 2010 7:32 pm

Bom, eu sou daquelas neuróticas que só abrem o chuveiro pra enxaguar, que sai apagando as luzes pela casa, que reclama do vizinho lavando a calçada com mangueira (eu chego a ter espasmos de nervoso vendo desperdício de água). Resumindo, ecochata. MESMO. Mas no fundo, no fundo, sei que isso é hipocrisia. Sei que para ajudar o planeta, eu deveria morrer (isso com embasamento teórico).

Mas esse negócio de "não vamos gastar papel" me dá no saco. Acho legal a iniciativa, mas a produção do papel gasta menos energia e menos recursos para fabricação do que computadores, iPad's, notebooks etc (sem contar que estes últimos gastam energia elétrica para o consumo). Sem contar que o papel pode ser reciclado várias vezes, ao contrário de equipamentos eletrônicos usados para ler arquivos como esse .WWF.

Vale lembrar que para tudo nessa vida é preciso uma palavra composta chamada "bom-senso". Ponto. O certo é não d-e-s-p-e-r-d-i-ç-a-r, nem papel nem nenhuma outra coisa.

Esse papo do papel aí da WWF tá parecendo aquela besteira pseudo-consciente de viver sem agredir NENHUM pouco o planeta (e nós sabemos que, por mais que tentemos, só o fato de o ser humano existir, já está poluindo o planeta). No fundo isso é só uma maneira de aliviar a culpa por tudo o que já fizemos (e ainda fazemos, inevitavelmente) contra o planeta.

E, bem, eu tenho motivos de sobra pra não acreditar em ONG’s tipo WWF e Greenpeace. Não mais. Sou a favor do preservacionismo, não do conservacionismo.
Arashi Kishuu
Venus
Venus

Inscrição : 17/07/2007

http://www.estudionitro.com.br

Mensagem por Hidekee em Qui Dez 02, 2010 8:10 pm

Arashi Kishuu escreveu:Esse papo do papel aí da WWF tá parecendo aquela besteira pseudo-consciente de viver sem agredir NENHUM pouco o planeta (e nós sabemos que, por mais que tentemos, só o fato de o ser humano existir, já está poluindo o planeta). No fundo isso é só uma maneira de aliviar a culpa por tudo o que já fizemos (e ainda fazemos, inevitavelmente) contra o planeta.

Destaco esse trecho pois é exatamente o que acho. O papo de evitar imprimir mas ler em celular, palms e afins é engraçada, pq ficar com um desses aparelhinhos mais tempo ligado para ler um texto em vez de imprimí-lo acaba acelerando o consumo da bateria, reduzindo sua vida média e assim a longo prazo estamos simplesmente trocando papeis, que são biodegradáveis, por baterias *que sabemos que poluem muito o mundo. Legal isso né?

mas é tipo Criança Esperança, onde vc doa uma vez por ano e acha que já ajudou as pobres criancinhas, mas qdo vc uma criança pedindo comida (não dinheiro, comida mesmo) olha torto e a ignora em vez de dar o biscoito que está comendo. Assim que penso que são mais da metade dos projetos ecológicos apresentados por maioria das ONGs que se destinam para isso.

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Garou em Qui Dez 02, 2010 11:23 pm

Obvio q isso nao eh a salvaçao... porém vcis tao esquecendo de mts outros fatores.

Sobre energia... Se ela for por exemplo eólica ou hidraulica... nao vejo problema.

Sobre os aparelhos... Soh pq vc imprime vc nao dxa de comprar um computador.

E mesmo assim ainda temos por exemplo o e-Paper.... E ele vem se desenvolvendo a ponto de ser tao reciclavel quanto o papel de verdade XD

Eu vejo sim como um otimo protesto pra concientização principalmente pelo nivel de desperdicio de papel que é feito!

Uma arvore viva eh mt útil viu!
Garou
Mars
Mars

Mensagem por Hidekee em Qui Dez 02, 2010 11:44 pm

Conscientização sim, mas não creio que será por esse método, especialmente qdo se existe o maravilhoso e conhecido PDF. Para que outro formato só pq é um formato de protesto? Até hoje ainda usamos o antigo PS, mesmo com PDF, então é mais uma coisa inutil para se sentir "estamos fazendo algo".

E sobre energia, Usinas Nucleares oferecem o mesmo rendimento de uma hidroelétrica, coisa que fica MTO aquém em uma fonte de energia heólica, precisando de vários moinhos em alto mar para simular o que uma hidroelétrica produz. A hidráulica ainda precisa ser melhorada para subistituir uma termo ou hidro. Mas a nuclear, desde o "acidente" de Chernobil (que nunca foi acidente de verdade) sofre um preconceito, qdo na verdade temos o Japão, país cheio de terremotos e com a maior planta nuclear do mundo e nunca houve um acidente sequer lá. Mas vem uns ecologistas fazerem protesto contra a construção de Angra 3 sem nem se informarem ...

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Arashi Kishuu em Sex Dez 03, 2010 12:38 am

Garou escreveu:Uma arvore viva eh mt útil viu!
Mas eu não disse que não é! XD

Estou dizendo que, do modo como é dada a justificativa sobre o papel, acho que tudo isso aí não passa de "coisa de rico com consciência ambiental" (parafraseando o Capitão Nascimento, rs). Primeiro por todos os motivos que eu e o Hideke citamos (da coisa da energia e tal) e segundo porque, para a feitura do papel, são usadas somente madeira de reflorestamento (pelo menos é o que se espera). E, assim, só um parênteses, todos nós sabemos que a exploração madeireira feita na região amazônica visa o mercado internacional, não tendo muito a ver com papel. Então pra quê todo esse fuzuê com fabricação de papel sendo que tem lances mais "importantes" (como o próprio Greenpeace adora dizer) para resolver tais como a caça ilegal (sou contra até a caça permitida), o desmatamento de áreas protegidas, extração mineral exploratória, biopirataria etc? Isso sem contar as toneladas de problemas sociais que os interesses políticos não permitem resolver né, minha gente?
Arashi Kishuu
Venus
Venus

Inscrição : 17/07/2007

http://www.estudionitro.com.br

Mensagem por Garou em Sex Dez 03, 2010 9:08 am

Ainda nao gosto do gasto de papel que existe. Extremamente fútil!

De energia... Qual a quantidade que se gasta pra "desmatar"? Pra produzir o papel? Pra distribuir o papel? pra recolher o papel?

Acredito sim que eletronicos são muito mais economicos que o uso de papel pra maioria dos casos.

Obviamente quando entramos em situações como a de livros é um mundo completamente diferente. Não faz sentido comparar.

Me contaram que a Unimed esta nessa... Que mtas empresas estão incentivando débito automatico (por mtas vantagens pra eles obviamente!)...
Por isso acredito que tem q ser sético sim, mas tem que observar o lado positivo e não ser só preconceituoso! ;.;

Sobre os outros fatores problematicos q vc citou lovely Arashi, concordo certamente. Mas eh q eu axo que com poucas coisas tbm pode se fazer diferença. Mts problemas existem, mas nao adianta olhar dessa forma. Todos ja somos críticos.
Garou
Mars
Mars

Mensagem por Popo em Sex Dez 03, 2010 2:46 pm

Leitor de PDF é caro, frágil e desengonçado, além do risco de ser roubado mole mole fácil fácil.

Não abro mão dos meus livros de papel, com aquele cheiro de novo show de bola. =D
Popo
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: