Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Dá pra Economizar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dá pra Economizar?

Mensagem por João Aranha em Qua Fev 09, 2011 8:15 pm

Bem, hoje eu estava conversando com um colega de trabalho sobre isso. Refletimos sobre esse mês de Janeiro (e os quilos de impostos que apaecem) e as economias que fazemos para realizar vários desejos consumistas e vimos que é uma tarefa bem complicada.

Você são pessoas que conseguem economizar durante o tempo que precisar pra comprar o que quer ou se ferra todo, mas compra o que quer a "suaves prestações"? Já houveram casos em que, mesmo que não quisessem, acabaram cedendo e comprando algo que poderiam ter economizado? Quais as suas dicas de economia (caso as tenha)?
João Aranha
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 27/05/2007

http://www.twitter.com/joaoaranha

Re: Dá pra Economizar?

Mensagem por Columbine Icewitch em Qua Fev 09, 2011 8:41 pm

Eu sou um pouco mão de vaca pra umas coisas e mão aberta pra outras. Quando queria viajar pra São Paulo (ano passado em julho), consegui economizar uns 3.000 e pouco do dinheiro do estágio. E ainda sobraram uns 1000 pra pagar minha pós.
Columbine Icewitch
Mercury
Mercury

Inscrição : 08/02/2011

Mensagem por Kirano em Qua Fev 09, 2011 9:25 pm

Bom, eu geralmente economizo para comprar algo, pra pagar a vista e ainda chorar desconto. Tanto que só tenho cartões de crédito como pendente da minha mãe, os meus cartões de credito nunca saíram do banco(e não, não os uso, só uso quando minha mãe fala pra comprar algo pra ela e usar). Porém mesmo quando trabalhava era foda economizar pq pagava MUITO CARO a faculdade, eu entrei por financiamento então quando comecei a trabalhar comecei também a pagar a divida então era mensalidade+meia mensalidade o que ia pra quase 700 reais só de faculdade.

Uma coisa que eu fiz enquanto pude, quando criei minha conta "ganhei" uma conta poupança também e todo final de mês(ou um dia antes de receber) metade do que tinha na minha conta ia pra poupança. Não era a intenção de "ah, vai gerar mais", longe disso mas era pra NÃO ESTAR NA CONTA e assim eu não gastar e economizar.
Kirano
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por Purin em Qua Fev 09, 2011 10:39 pm

Bom, eu sou quase uma turca. Sou a pessoa mais mão de vaca no planeta e minha matemática não faz sentido. Me dá dor no coração (literalmente) se eu gasto mais do que eu devia, eu fico eternamente com remorso.

Funciona assim:
Até R$ 50,00 na carteira -> gasto até 30; 40 chorando.
R$ 500 -> 100... 200 já é sacrifício
R$ 1.000 -> 400 preferencialmente, se necessário, aceito 600.
R$ 3,00 -> 1,50.
R$ 10,00 -> 6... 7 chorando.

Não é fixo, mas é mais ou menos por aí. Não aplico e não faço nada com o dinheiro que sobra e também nunca guardo pra nada em especial...

Pra vocês terem noção: eu ainda tenho os meus últimos dois salários do meu antigo emprego (há 1 ano!)
Mas também, eu nunca saio, não faço nada. E tento AO MÁXIMO conseguir dinheiro através de família. Mas não me entendam mal, se eu nao consigo, eu simplesmente NÃO PRECISO fazer.
Tipo... CORTAR CABELO. =/ Eu não gastava do meu. Se alguém acha q meu cabelo ta feio, que paguem pra mim. <-((:
Agora tenho que me manter em ordem, mas não vou toda semana nem ferrando, só quando tá feio mesmo, e dane-se!!!

Prefiro comer mortadela em casa que sair pra gastar 50 reais sem ter 180 de segurança em casa! ;~;
Purin
Mars
Mars

Inscrição : 08/11/2008

Mensagem por Popo em Qua Fev 09, 2011 10:55 pm

Eu faço muita compra parcelada no cvartão, até atingir um limite mensal que é onde eu paro. Geralmente eu não vejo vantagem em comprar a vista as coisas que eu consumo (livros, jogos, etc), então o parcelamento me leva a um endividamento saudável, que consome boa parte da minha renda mensal isso não é saudável, Popo, dica forte

Mas meus livros da faculdade comprei à viosta, pq tem uma livraria que dá um mega desconto pra quem paga a vista, então tava guardando desde o ano passado =D
Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Kirano em Qui Fev 10, 2011 11:41 am

'-' Não importa o quanto falem, se você pagar a vista em dinheiro (até em débito automático as vezes, dependendo do valor) sempre há como chorar um desconto. "Po to pagando X em dinheiro, vamo la tu vai receber agora, me da um desconto ai, ve o que você pode fazer por mim..."
Kirano
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Blacksand em Qui Fev 10, 2011 11:54 am

Concordo plenamente com o Kirano e o mão-de-vaquismo da Purin. Eu sou meio assim com algumas coisas, principalmente quando ponho na cabeça que preciso guardar dinheiro para comprar algo (como estava fazendo para meu i7 boladão).

Minhas maiores dificuldades para guardar dinheiro ocorrem nos anos ímpares (ou anos pares quando vou para São Paulo), pois significa que terá Bienal do Livro no Rio, e eu não deixo de ir. Sofridamente não fui na edição 2009, pois eu não tinha nem dinheiro da passagem de ônibus. E eu gasto em livros lá sem dó, pois acho muitas raridades ou exclusividades que não acharia com tamanha facilidade.

O meu maior problema em economia são os problemas de terceiros que caem sobre meus ombros, como as contas lá de casa. E por razões diversas, tais contas foram inclusive o motivo do adiamento do meu pc boladão (de novo). Fuck!
Blacksand
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Hidekee em Qui Fev 10, 2011 12:27 pm

Não sou consumista e controlo meu dinheiro. Só uso cartão para casos raros e emediatos, como a necessidade de comprar um monitor depois do meu pifar. Isso não dava para esperar juntar grana, então foi parcelado mesmo e pronto. Tirando isso, sempre preferia a vista ou em 2 ou 3 vezes, para me livrar logo da dívida. Qdo era a vista chorava desconto e mtas vezes dava certo, onde quase sempre não dava certo qdo eram produtos vistos no Boa Dica, que já vinham com desconto segundo eles e eu sabia que estavam mais barato que o normal mesmo XD

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Elric em Qui Fev 10, 2011 1:37 pm

Compro que nem mulher mais se tem algo que vejo que é bom ou que quero muito ai economizo fora isso gasto bem
Elric
Mars
Mars

Inscrição : 25/10/2008

Mensagem por Keitava em Qui Fev 10, 2011 3:40 pm

Não sou muito mão fechada não. aouehuaheuahuehoaue

Quase tudo que eu compro faço parcelado e no cartão. Compro muito pela Saraiva, Submarino, Mercadolivre e compras online em geral, e pra maioria desses sites o desconto de pagamento no boleto não compensa. Por exemplo, por que eu vou querer 5% de desconto no boleto pela Saraiva se comprando no cartão deles eu ganho 10% + pontos?

Quando se compra pela internetz beira o impossível chorar um desconto. Só pelo Mercadolivre que dá pra fazer uns esquemas, mas por lá fazer isso é arriscado. As vezes o barato sai caro. :/

Diferente do Popo eu não tenho limites estipulados pro quanto pagarei mensalmente em parcelas, mas tenho um alarme mental fortíssimo que me diz quando parar e o que é possível fazer ou não fazer. aouheuoaheuahue

Além do mais, quando sobra um dinheiro no mês eu sempre antecipo o pagamento de algumas parcelas pra me livrar. Quando compro costumo parcelar no máximo que dá e depois vou adiantando o pagamento se a grana sobra.

Quando guardo dinheiro sempre é por um motivo, com um fim destinado. Um pouco para emergências, as vezes para viajar e me divertir na viagem, as vezes para um jogo que eu quero ou alguma coisa que parcelar seja mais difícil ou não seja lucro, mas nunca deixo dinheiro guardado e que não tenha/vá ter uma serventia no futuro. Como sempre tenho algo em vista, isso nunca acontece. aouaheuahaoeaheuoahue

Quando preciso economizar (como tenho feito agora, por exemplo) simplesmente fecho a mão para compras. Deleto sem nem ler os e-mails de promoção e se vejo algo, me seguro. Consigo fazer isso sem grandes problemas. u.u~~

E quanto a dicas pra economizar, seguem algumas:

- Ganha salário? Nunca empreste mais do que 20% para outras pessoas.
- Ganha salário? Guarde sempre de 10 a 20% todo mês para emergências e eventuais necessidades.
- Pesquise preços, especialmente na internet.
- Pesquise preços em lojas físicas também. Uma caminhada longa e estafante emagrece e vale o bom desconto. Very Happy
- Feche os olhos para as coisas que te fazem gastar mais. AOEUHAOUHEAUE

Keitava
Jupiter
Jupiter

Mensagem por ** Trunks ** em Qui Fev 10, 2011 4:53 pm

Agora eu to deixando de comer pra economizar... digo, deixando de comer quando o dinheiro pra comida sai do meu bolso xD

Geralmente compro a vista, mas agora to começando a parcelar coisas... até o final do ano tenho uma TV pra ir pagando x_x

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por Menchi em Sex Fev 11, 2011 3:07 am

Eu nunca fui de gastar comigo mesma, agora que estou cuidando um pouco mais de mim, mas sempre que alguém precisa de algo tento ajudar e gasto o dinheiro sem problemas nenhum (depois me mato para encaixar todas as contas no dinheiro que sobrou xD). Não tenho cartão de crédito (por mais que o banco insista) e isso me ajuda muito a me controlar. Se o dinheiro está curto e também deixo de comer T.T, mas isso é muito errado comigo mesma (fico sem comer direito de segunda a sexta e estou ferrando com minha saúde).

No fim eu sou bem econômica e preciso ser, até mesmo porque gosto de me manter pagando alguma conta em casa (assim não me sinto uma sanguessuga), mas recebo pouco para gastar em luxo e não gosto de ser muito dependente da ajuda financeira das pessoas (senão também me sinto uma sanguessuga)
Menchi
Venus
Venus

Inscrição : 16/10/2007

Mensagem por Ster em Sex Fev 11, 2011 7:35 am

Tenso. u_u

Eu faço oq posso pra economizar e não deixar de ter ou fazer o que quero.
Cinema por exemplo, 99% das vezes só de segunda-quarta. É metade do preço! AHIAUHAIUHAIHA. Só vou de quinta-domingo qnd o noivo não folga durante a semana. ;x Mas evitamos.
Tudo que podemos comprar no Ticket, compramos. Até a ração da cachorra. u_u
Entre outros.
Eu tenho meu lado: 'NUUSSS, vou comprar' e pá. Sem pensar. Isso ocorre geralmente com esmaltes. u_u (Scar, se ler isso fique quieta ai HIAHAIUHAIAH). Mas quando vejo que não posso, espero o próximo mês.

O mais interessante é que o dinheiro SOME. Faço as contas de casa, dxo tudo separado... Ai oq 'sobra' deixamos uma outra parte de lado pra emergências e a outra pra 'gastar' com algumas bobagens. Mas esse das bobagens SOME num fds. Incrível...

Único dinheiro que estamos guardando pra usar depois é o do casamento. (Finalmente, vai sair esse ano. u_u).
Ster
Mercury
Mercury

Inscrição : 01/02/2011

Mensagem por Whip em Sex Fev 11, 2011 2:29 pm

Meu sobrenome é economia xD

Sério, eu sou bem pão dura também. Antes de comprar qualquer coisa, faço a maior reflexão: se compensa, se é mesmo necessário, se dá pra "tapar o buraco" com algo que eu já tenha, essas coisas, sabe? Cinema? Só se o filme valer a pena mesmo ver na telona, caso contrário eu espero e baixo, vou ver do mesmo jeito, só um pouco menor né? xD Roupa e sapato, só se estiver precisando mesmo ou estiver REALMENTE em promoção. Celular, tem que durar pelo menos uns 3 anos. Comprei um recentemente porque meu último eu havia comprado em 2008 e como colocamos net sem fio lá em casa, achei legal comprar um wireless, mas pesquisei mto viu...

Essa é outra coisa que eu faço qdo quero comprar. Passo horas no Google pra descobrir tudo o que puder, desde onde comprar mais barato até opinião de usuários, reviews, tudo... Cartão de crédito só quando não tem jeito mesmo e com o menor número de parcelas possível.

Tem que ser assim... pago faculdade, uma facada todo mês. Pago a conta de telefone lá de casa, gosto de ajudar com o que puder pra não me sentir uma parasita em casa.

Só tem 2 coisas que eu não sou muquirana pra comprar: esmalte e comida. Passar fome não dá, comer bem sempre que possível é um direito de qualquer trabalhador xD e esmalte é meu vício, tirando os importados nem são caros, então não dá pra sair da linha né!

Uma última coisa que é de lei pra mim: sempre ter 3 dígitos na conta. Não gosto de passar o mês com menos de 100 reais, para uma emergência é sempre bom ter guardado né.
Whip
Mercury
Mercury

Inscrição : 10/01/2011

Mensagem por Tama-chan em Sex Fev 11, 2011 10:26 pm

Nossa! Q vida sofrida a de vc's!! IMAGINO q deva ser uma merda ter que trabalhar pra pagar TODAS as p´ropias contas com o propio suor e esforço... XD
E o pior não e nem pagar as contas... mas sabe q vc paga imposto em TUDO oq compra... Dinheiro q quando nao e roubado e mal ultilisado,dificilmente se transformando em beneficios... *modocretininhaon*
Bem,eu particularmente não trabalho!Mas recebo uma mesadinha bem simpatica no final do mês! uehuehuehueheuh Q dize... simpatica pra come-dorme,neam? Mas msm assim ainda tenhu toda uma tecnica pra não gastar td de uma vez e me ver lisa a um ponto de não poder nem ir no cinema so com os amigos dpois...
Veja bem,eu passo longe de livrarias , bancas e lojas de doces.... Problemas resolvidos! Acontece q eu sou uma compradora compulsiva de livros e mangas e tenhu hipoglicemia psicologica... °-°/
Mas tirando isso eu nem so mto consumista... Meus pais não tem oq reclamar!
Tama-chan
Venus
Venus

Inscrição : 18/08/2010

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: