Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Sexta Feira 13...

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sexta Feira 13...

Mensagem por Akito em Sex Maio 13, 2011 1:05 am

Pergunto a vc´s

Por algum acaso, vc´s teriam alguma supertição com esse dia... sei lá do tipo não passar debaixo de escadas ou n se deparar com gatos pretos, ou não quebrar espelhos.....

respondam depois eu respondo!^^

Akito
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Re: Sexta Feira 13...

Mensagem por White em Sex Maio 13, 2011 4:43 am

Não sou supersticiosa, ao contrário da minha mãe que é tanto que me chega a irritar. e.e'
Só sei que nunca nenhuma sexta-feira 13 foi azarenta para mim, mas esta será. E__E *em vez de sair às 16h da porra da escola irá sair às 18:30*

White
Venus
Venus

Inscrição : 27/09/2010

http://www.white-sakurazuka.deviantart.com

Mensagem por Garou em Sex Maio 13, 2011 12:09 pm

Cético como eu... Crer que o calendário gregoriano, adotado pelo papa... Gregório... seja capaz indicar os dias de azar como os dias 13 de qualquer mes que cairem numa sexta feira... (supondo que exista azar né)

Gregório deve ter saido do calendário de Julio Cesar (Juliano) pra tentar ajeitar esses dias de sextas feiras 13 né? =P

Garou
Mars
Mars

Inscrição : 23/06/2008

Mensagem por Hidekee em Sex Maio 13, 2011 12:28 pm

Eu não considero sexta-feira 13 dia do azar. Só um dia como outro XD

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Akito em Sex Maio 13, 2011 12:30 pm

A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta,até em países cristãos, é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 tem mta estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

Akito
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Garou em Sex Maio 13, 2011 12:42 pm

Akito, essas versões relatadas da mitologia nordica são desconfiáveis por provavel influencia cristã...

Digo isso pois para alguns povos nordicos o numero 13 era mágico (13º guerreiro). A crença estaria em cima de que eles dividiam o calendário deles em 13 ciclos lunares, onde o 13º ciclo não era preciso, e para eles também era uma época mágica onde mortos se levantavam (Halloween - Yöl - Yulle), mas não era número de azar, isso pode ser visto nessa história do 13º guerreiro onde este era extrangeiro (algo diferente, exótico, mágico) e que só com ele a missão teria sucesso.

Em O Hobbit:
Spoiler:

Um grupo de 13 anões teriam escolhido o Hobbit para a missão também para se tornarem 14 para a missão.

Garou
Mars
Mars

Mensagem por Hidekee em Sex Maio 13, 2011 12:46 pm

Akito, esse artigo que vc tirou sei lá de onde, me lembrou aquele filme sobre o número 23, sinceramente...

O 13 é considerado símbolo de imperfeição em mtas crenças, não apenas a cristã. Associar a surperstição em todo o mundo ao cistianismo é burrice até. A cabala mesmo tem representação ao 13. E numerologicamente o 13 não é número primário, vc deve somar o 1 e o 3 e dá o 4, que não é apenas prosperidade, na verdade a sua interprecação varia: desde os 4 elementos básicos ocidentais (água, ar, terra e fogo) a trindade cristã + ser humano.

Sexta-feira vem da crença que seria dia dos mortos em alguma crença que não lembro agora, precisaria buscar. Tem tb o lance de ser o dia sagrado para os mulçumanos e outras coisas mais extras. Ou seja, vai além de religião cristã e calendário gregoriano...

Hidekee
Hidekon
Hidekon

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Akito em Sex Maio 13, 2011 1:08 pm

sim foi uma matéria ke eu dei crtl-c crtl-v, mas n sobrou espaço para por a fonte... bom, eu axo ke a lenda da sexta feira 13, como o numero 13, está associado a mtas coisas, até mesmo com a produção hollywoodiana trash intitulada Sexta Feira 13...
Tambem o número 13 está relacionado ao Tarô, para quem n sabe, é a carta da morte que significa fim de algo e inicio de outra coisa (eu jogo tarô)...
Bom, eu acho um tanto bobo acreditar em dias de azar e dias de sorte... só é realmente seu dia de azar/sorte qdo algo bom acontece...ou ruim....

Akito
Jupiter
Jupiter

Mensagem por **Suzumiya Haruhi** em Sex Maio 13, 2011 1:13 pm

ah eu n sou supersticiosa ,as evito né...pra que passar em baixo da escada anyway....vaiq d aum bug e funcionaXD

quanto ao numero 13 n tenho problema, eu moro no ap 13 a placa do carro temina em 13 ja apostei varias x no 13 e acertamos, aki em casa 13 é bem vindo uhehueuheuh

mtos predios bem antigos n possui o numero 13 como andar, vai do 12 para o 14, é possivel achar esse predios em alguns lugares das cidades, isso mostra como essa crença era forte^^

**Suzumiya Haruhi**
Void Master
Void Master

http://4sanimeclub.forumativo.com

Mensagem por Akito em Sex Maio 13, 2011 1:31 pm

Garou escreveu:Akito, essas versões relatadas da mitologia nordica são desconfiáveis por provavel influencia cristã...

Digo isso pois para alguns povos nordicos o numero 13 era mágico (13º guerreiro). A crença estaria em cima de que eles dividiam o calendário deles em 13 ciclos lunares, onde o 13º ciclo não era preciso, e para eles também era uma época mágica onde mortos se levantavam (Halloween - Yöl - Yulle), mas não era número de azar, isso pode ser visto nessa história do 13º guerreiro onde este era extrangeiro (algo diferente, exótico, mágico) e que só com ele a missão teria sucesso.

Em O Hobbit:
Spoiler:

Um grupo de 13 anões teriam escolhido o Hobbit para a missão também para se tornarem 14 para a missão.

Vc esqueceu do Samhain xD

Akito
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Garou em Sex Maio 13, 2011 1:36 pm

Akito escreveu:Vc esqueceu do Samhain xD

Droga!
nada, tava me referindo só aos nordicos, sem gauleses ou celtas...

Garou
Mars
Mars

Mensagem por ** Trunks ** em Sex Maio 13, 2011 7:49 pm

Todo dia é dia de azar pra mim. /Murphy Sad

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por Elric em Sex Maio 13, 2011 8:12 pm

Pra mim unica coisa de terror é filmes do jason sexta feira 13

Elric
Mars
Mars

Inscrição : 25/10/2008

Mensagem por Popo em Sex Maio 13, 2011 9:18 pm

Todo mundo sabe que a superstição da sexta feora 13 é porque foi nesse dia que o Papa Clemente V deu um UBBER backstab nos templários, só pra pegar a quantidade absurda de riquezas que eles acumularam e invocou Deus pra isso. Aí surgiu o "jynx" desse dia no inconsciente coletivo e foi absorvido pela cultura cristã-ocidental na qual fomos criados, independentemente de existir na mente de cada um possibilidades esquizofrênicas de realidades paralelas e que "poderiam ser", mas não são.

Podem fechar o tópico, matei a pau agora.

Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Henryke em Sex Maio 13, 2011 10:00 pm

Popo escreveu:Todo mundo sabe que a superstição da sexta feora 13 é porque foi nesse dia que o Papa Clemente V deu um UBBER backstab nos templários, só pra pegar a quantidade absurda de riquezas que eles acumularam e invocou Deus pra isso. Aí surgiu o "jynx" desse dia no inconsciente coletivo e foi absorvido pela cultura cristã-ocidental na qual fomos criados, independentemente de existir na mente de cada um possibilidades esquizofrênicas de realidades paralelas e que "poderiam ser", mas não são.

bem, foi isso q eu aprendi, sempre acreditei q o motivo era esse

Henryke
Mars
Mars

Inscrição : 13/11/2009

Mensagem por Akito em Sab Maio 14, 2011 12:39 am

Popo escreveu:Todo mundo sabe que a superstição da sexta feora 13 é porque foi nesse dia que o Papa Clemente V deu um UBBER backstab nos templários, só pra pegar a quantidade absurda de riquezas que eles acumularam e invocou Deus pra isso. Aí surgiu o "jynx" desse dia no inconsciente coletivo e foi absorvido pela cultura cristã-ocidental na qual fomos criados, independentemente de existir na mente de cada um possibilidades esquizofrênicas de realidades paralelas e que "poderiam ser", mas não são.

O papa soltou o Jynx? huhauahauhau

Akito
Jupiter
Jupiter

Mensagem por ** Trunks ** em Sab Maio 14, 2011 9:41 am

Jynx é a mulher do Popo!!!!

Quem lembra desse meme?! hauoahauohauo

Sexta Feira 13 hj é mais folclórico mesmo xD

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por Sorata em Sab Maio 14, 2011 12:09 pm

Eu nao costumo ter nenhuma superticao,levo o dia normal como qualquer outro
mas adoro colocar minha mascara do Jason e apavorar meu irmao pela casa XD

Sorata
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 31/05/2007

http://tocadomagatsu.tumblr.com/

Mensagem por Tama-chan em Sab Maio 14, 2011 12:45 pm

Não sei qual a das sexta-feira treze ou pq elas existem mas,se eu for buscar na minha mente,eu so vou achar coisas boas relacionadas a elas!
Eu nunka espero por elas mas sempre tem alguem pra me lembrar... e dpois eu esqueço d novo e tenhu um otimo dia!! Serio,bom msm!
Uma mistura de paz de espirito e liberdade.Ontem msm eu resolvi da um passeio sozinha meio sem rumo,ja no ano passado nao lembro,o outro eu passei a tarde toda com minha gata no quintal lendo e aproveitando um lindo dia nublado!! Amo sextas-feiras treze!!^^

Tama-chan
Venus
Venus

Inscrição : 18/08/2010

Mensagem por Akito em Sab Maio 14, 2011 2:47 pm

Tenho mais medo da Segunda 16^^

Akito
Jupiter
Jupiter

Mensagem por BlooD em Sab Maio 14, 2011 3:19 pm

nada contra o legal delas eh que as emissoras passam filmes de terror na tv *-*!

BlooD
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 12/01/2009

Mensagem por Nathy Walker em Ter Maio 17, 2011 4:33 pm

Qualquer segunda é assustadora, Vic

Nathy Walker
Mercury
Mercury

Inscrição : 11/05/2011

Mensagem por Sunny em Ter Maio 17, 2011 7:17 pm

Eu gosto das sextas 13...acho divertido.
Melhor é ver todos os canais passando os filmes de terror XD

Sunny
Venus
Venus

Inscrição : 20/07/2010

Mensagem por Nami em Qua Maio 18, 2011 8:56 pm

eu adoro sextas 13 *-*
é um dia pra eu venerar o satanismo -QN

esse ano não fiz nada d+ pq perdi contato com alguns amigos que me ajudavam, mas anos passados me lembro de ter feito uma festa do pijama onde vi com as minhas amigas O segredo das duas irmãs, Ju-On e O chamado e uma outra vez chamei três amigos e fizemos aquele jogo do XxX Holic: As 100 histórias de terror
*--*

essa sexta eu só fiquei lendo artigos de terror na net mesmo, mas ok, podia ser pior, eu podia ter feito nada :C

Nami
Venus
Venus

Inscrição : 30/07/2010

Mensagem por Tama-chan em Qua Maio 18, 2011 9:25 pm

Nami escreveu:... e uma outra vez chamei três amigos e fizemos aquele jogo do XxX Holic: As 100 histórias de terror :C

Q legal!Eu tbm ja tentei uma vez... mas nao deu mto certo DX
Poxa 100 istorias e mto!!! E tem um monte de regras e talz e ninguem qria leva mto a serio
Fora o problema das velas.Nao sei se vc's se lembram mas e uma por istoria,e o risco de provocar um incendio?

Tama-chan
Venus
Venus

Inscrição : 18/08/2010

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:03 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: