Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Crucifixos nas escolas de SP

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Crucifixos nas escolas de SP

Mensagem por Garou em Dom Jun 26, 2011 7:40 pm

Projeto de Lei 256/2011 do Deputado Estadual Orlando Morando PSDB/SP que dispõe sobre a fixação de crucfixos em estabelecimentos de ensino

A assempleia legislativa do estado de São Paulo decreta:

Artigo 1º - Os estabelecimentos de ensino do Estado de São Paulo deverão fixar crucifixo no interior de suas instalações.

Parágrafo único - o crucifixo a que se refere o caput deste artigo deverá ser mantido em local e em tamanho de fácil visualização, em área de circulação.

Artigo 2º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta das dotações orçamentárias próprias consignadas no orçamento vigente.

Artigo 3º - Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.
Justificativa do Deputado:

Não pretendemos nos contrapor ao estado laico, mas pensamos sim em manter vivo o símbolo de fé daqueles que habitam o nosso querido Estado de São Paulo.

O crucifixo enriquece de significado a vida, o qual hoje em dia infelizmente não se dão tanto valor,além de ser um símbolo que representa a moralidade do povo brasileiro, de fortificação, adesão espiritual de DEUS PAI onipotente.

Assistimos, nos dias atuais, verdadeira degradação da família, fato que, incontestavelmente, contribui para a causa de diversos males, dentre eles o aumento da violência.

Da mesma forma, outros valores inerentes ao ser humano, como ética, moral, solidariedade, honestidade, fidelidade, gratidão, etc, também estão, paulatinamente, sendo destruídos.

Nossos antepassados nos legaram ensinamentos que devem ser preservados. O jargão “Deus, Pátria e Família” sintetiza o cerne dos valores que a humanidade deve cultuar de forma permanente, independente de credo ou religião.

A par da indiscutível liberdade religiosa que deve pautar as normas legais das sociedades modernas, inclusive com tolerância até mesmo do ateísmo, não podemos permitir que o sentimento de minorias imponha normas a serem seguidas pela grande maioria das pessoas.

Não se deve confundir tolerância com concordância nem mesmo com aquiescência na adoção de hábitos que, indiscutivelmente, nada acrescentam para a qualidade de vida do ser humano.
Realmente eu adoraria a Opinião de vocês, a fonte do artigo é atéia e contém alguns comentários do autor que não gostaria que os influenciasse antes de comentar sobre a lei, claro que podem ler né XP mas seria melhor depois.
fonte: http://rdd.me/cxmujplc
Outra Fonte

Garou
Mars
Mars

Inscrição : 23/06/2008

Re: Crucifixos nas escolas de SP

Mensagem por Hidekee em Dom Jun 26, 2011 8:05 pm

Crucifixo não é símbolo do cristianismo, para início de conversa. Fora que contempla apenas o pensamento católico (uma vertente do cristianismo em meio a tantas outras igrejas sérias cristãs), além de ser agressivo a outras religiões (inclua agnósticos e ateus, pois é uma forma de religião).

E não vejo sentido nessa lei, pois vai contra a última reunião que teve sobre Estado Laico, que se não estou enganado foi em justamente em SP. É da mesma natureza do juiz de GO que suspendeu a união de gays no seu Estado. Coisa de gente doida que quer se sentir superior a decisões tomadas por "superiores" ou mais capazes em legislar. Duvido que esse projeto passe disso, um mero projeto de um deputado que não tem nada melhor que fazer (teoricamente teria mas ele não procura né?)

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por ** Trunks ** em Dom Jun 26, 2011 8:08 pm

Bom, acho que não é legal esse tipo de coisa, pois nem todo mundo é obrigado a seguir determinada/alguma religião.

Não tenho muito o que falar, discordo e pronto.

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por White em Dom Jun 26, 2011 8:11 pm

Não pretendemos nos contrapor ao estado laico, mas pensamos sim em manter vivo o símbolo de fé daqueles que habitam o nosso querido Estado de São Paulo.
Pelo que leio aqui, até parece que toda a população do estado de SP é cristã/católica. o.õ''

Acho isso uma grande palhaçada, ainda mais por ser uma regra aplicada nos tempos actuais. Bem me lembro que em Portugal também já passámos por isso, em que todas as escolas tinham de ter um cruxifixo por causa da religião, mas felizmente essa regra acabou por ser abolida depois da ditadura - acho, não me lembro muito bem quando foi -, dando assim liberdade às pessoas que levavam uma religião diferente do cristianismo ou até nenhuma.

Então nem vejo razão nenhuma para agora do nada eles implementarem essa regra. xD

White
Venus
Venus

Inscrição : 27/09/2010

http://www.white-sakurazuka.deviantart.com

Mensagem por BlooD em Dom Jun 26, 2011 8:46 pm

voces nao intenderam o negocio eh pra proteger contra vampiros ! tsc tsc

BlooD
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 12/01/2009

Mensagem por Kirano em Dom Jun 26, 2011 8:50 pm

O primeiro paragrafo dos dizeres ai já por si só é uma contradição, ao indicar que você vai colocar um simbolo religioso em algo do estado (estado como poder público e não estadual) você está FERINDO e CONTRAPONDO o estado laico, AFINAL, se você quer manter a FÉ RELIGIOSA onde está o laico ai?
Pela base essa lei deveria ser inconstitucional, dito que nossa constituição indica que somos um estado laico, e como tal deveriamos ser LIVRES de qualquer forma de simbologia religiosa, seja ela católica, cristã, judaica, islã ou afins.
Ele continua ferindo a regra de estado laico ao citar "Deus" e culmina em algo absurdo "O jargão “Deus, Pátria e Família” sintetiza o cerne dos valores que a humanidade deve cultuar de forma permanente, independente de credo ou religião."! E o que acontece com as religiões que não seguem um deus?

A par da indiscutível liberdade religiosa que deve pautar as normas legais das sociedades modernas, inclusive com tolerância até mesmo do ateísmo, não podemos permitir que o sentimento de minorias imponha normas a serem seguidas pela grande maioria das pessoas.

Não se deve confundir tolerância com concordância nem mesmo com aquiescência na adoção de hábitos que, indiscutivelmente, nada acrescentam para a qualidade de vida do ser humano.

Prova de preconceito no "até mesmo". O ridículo da fala "sentimento de minoria" é tão grande que chega a ser revoltante, não é o sentimento de minoria que faz isso é a norma que ele mesmo não quis contrapor de que somos "um estado laico" e que deveríamos ser livres de pensamento religioso em nossa constituição e estado.
Terminando ainda pior ele vai e fala que "tolera" outras coisas que não a sua religião (está dito ali, já que o crucifixo é ligado a cristãos, isto é, aqueles que veneram cristo), e diz que tais outras religiões (ou falta de) tem hábitos que não acrescentam em nada a qualidade de vida.
O texto, como é comum aos parlamentares religiosos, é cheio de preconceito e idiota, me desculpem os que tem alguma religião mas é o que acontece quando esses caras vão com essas ideias para la e acham que tem que converter o mundo todo, se não conseguem isso normalmente querem fazer pela lei. Mas tenho pra mim que essa merda de lei não vai ser aprovada, espero que ainda exista bom senso em algum lugar.

Kirano
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por Kirano em Dom Jun 26, 2011 8:51 pm

BlooD escreveu:voces nao intenderam o negocio eh pra proteger contra vampiros ! tsc tsc

OH! EU NÃO TINHA PENSADO NISSO! Agora fica a duvida, vampiros de crepusculo morrem com crucifixo? Se sim APROVEM ISSO!

Kirano
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Hidekee em Dom Jun 26, 2011 9:02 pm

HAUHUAHUHAUHAUUAHUAUHUAHUAHUA... Demorou para pensarem em vampiros hauhuahuauahua...

Po, aí que tá Kirano, é mais um projeto de lei que o autor SABE que não será aprovado, mas vai usar isso em seu "curral eleitoral" para continuar mamando nas tetas do governo.

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Garou em Dom Jun 26, 2011 10:12 pm

É o mesmo tipo de politico/pessoa que fala merda assim em uma rádio:
http://www.independente.com.br/player.php?cod=13491

Opa, nao vejo problema em se armarem contra vampiros, mas eu preferiria reunir os padres nos serviços de distribuição de agua potavel pra tornar "agua benta" todas as aguas para o pessoal beber, assim matamos os vampiros facilmente... a estilo envenenamento da fonte de agua!! muhahahaha...

Garou
Mars
Mars

Mensagem por Akito em Seg Jun 27, 2011 12:22 pm

Sinceramente, acho uma grande palhaçada, é melhor investir em programas de educação, do q ficar pondo essas cruzes no colégio....eu gostaria muito que colocassem um pentagrama nas escolas (pentagrama de cabeça para cima, que significa proteção), ou o olho de Horus... mas nem por causa disso eu pego uma faca e saio brincando de Rurouni Kenshin.

Acho q esse deputado tem medo do vampiro gliterástico

Akito
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Tama-chan em Seg Jun 27, 2011 8:24 pm

Aff,ridiculo!Como se uma pequena escultura de um homem sofrendo em agonia fosse fazer por magika td trabalho q esses politicos fdp nao fiseram!!Pra mim isso e um insulto! Nao so a liberdade religiosa mas a nossa inteligencia!!
Como q o cara consegue fika no cargo com um projeto desses?!?!

Tama-chan
Venus
Venus

Inscrição : 18/08/2010

Mensagem por Popo em Seg Jun 27, 2011 8:28 pm

A lei é inconstitucional, mesmo que as câmaras aprovem basta entrarem com a ação no STF que ela cai.

Mas legislador é isso, gente, o cara na certa sabe que isso jamais vai entrar em vigor, mas fazendo isso ele mostra serviço pras carolas que votam nele e se garante pra mais um mandato.

Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por João Aranha em Ter Jun 28, 2011 8:39 pm

Kirano escreveu:
BlooD escreveu:voces nao intenderam o negocio eh pra proteger contra vampiros ! tsc tsc

OH! EU NÃO TINHA PENSADO NISSO! Agora fica a duvida, vampiros de crepusculo morrem com crucifixo? Se sim APROVEM ISSO!

Essa é um bom motivo para manterem XD

Sério:

A questão se resolve de maneira simples: se for uma escola pública, retirar-se quaisquer sinas religiosos de qualquer espécie. Se for uma escola confessional (ou seja, uma escola católica, protestante ou alguma outra religião), aí pode-se usar os smbolos que quiser, afinal, se alguém entra numa escola desse tipo, já sabe o que terá lá dentro.

João Aranha
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 27/05/2007

http://www.twitter.com/joaoaranha

Mensagem por Akito em Qua Jun 29, 2011 5:58 am

João Aranha escreveu:
Kirano escreveu:

Essa é um bom motivo para manterem XD

Sério:

A questão se resolve de maneira simples: se for uma escola pública, retirar-se quaisquer sinas religiosos de qualquer espécie. Se for uma escola confessional (ou seja, uma escola católica, protestante ou alguma outra religião), aí pode-se usar os smbolos que quiser, afinal, se alguém entra numa escola desse tipo, já sabe o que terá lá dentro.
Exatamente, n sou contra a escolas religiosas (Tipo Instituto São Nunca) terem a imagem de seu santo padroeiro, crucifixos e até mesmo aulas religiosas (facultativas, pois o individuo pode estar matriculado em tal instituição e n seguir a religião, as vezes pode ser uma tentativa dos pais imporem a religiao e talz, sabe como funciona o tradicionalismo)
Eu já achava errado qdo eu estudei em um colegio estadual de ser obrigado a ir para aula de religião, sendo q td q falava era de Jesus Cristo (sem querer ofender), sendo que não abordava nenhuma outra religião, eu mesmo falei q se eu quisesse saber sobre, eu procurava uma igreja ou pesquisava....No final de tudo, provei para diretoria junto ao bando de vagabundos que queriam saber de matar aula e beber nas passeatas do passe livre grêmio estudantil que a professora era uma maniaca obreira da universal (e n é q era mesmo)... ou seja em contexto geral, religião e escola comum não se misturam.

Akito
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Popo em Qua Jun 29, 2011 10:27 am

Essa tese dos vampiros é furada, pois todo mundo sabe que crucifixo só tem poder nas mãos de quem comprou a vantagem Fé Verdadeira.

Popo
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Garou em Qua Jun 29, 2011 11:13 am

Akito escreveu:[...]Exatamente, n sou contra a escolas religiosas (Tipo Instituto São Nunca) terem a imagem de seu santo padroeiro, crucifixos e até mesmo aulas religiosas (facultativas, pois o individuo pode estar matriculado em tal instituição e n seguir a religião, as vezes pode ser uma tentativa dos pais imporem a religiao e talz, sabe como funciona o tradicionalismo)
Eu já achava errado qdo eu estudei em um colegio estadual de ser obrigado a ir para aula de religião,[...]

Akito,
Filhos de casal ateu ficam na biblioteca durante aula de Religão

A mãe de Marco Antônio e João Antônio não admite que as aulas de ensino religioso comecem com uma oração nem que Deus seja tratado como uma entidade real e superior, que zela pela humanidade e tem poderes para julgar as ações dos homens.
Eliane acredita que os filhos, quando amadurecerem, poderão adquirir conhecimento suficiente para decidir qual papel a religião terá em suas vidas. ”Quando eles crescerem, teremos condições de conversar melhor”, diz. A mãe dos garotos afirma que, se as aulas tivessem outro tipo de abordagem, como a história das religiões, não se oporia ao aprendizado. ”A história das religiões é importante para contar o processo de formação do homem. Jamais vou privar meus filhos do conhecimento, mas não é o que acontecia na escola”, afirma.
Legalmente:
[...]um detalhe ficou mal explicado aqui: se a Constituição (artigo 210, parágrafo 1º) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/1996: caput do artigo 33) estabelecem que o ensino religioso é de matrícula facultativa, deve respeitar a diversidade religiosa e não deve ter caráter proselitista[...]
fonte: http://rdd.me/pmhrredl

Garou
Mars
Mars

Mensagem por **Hige** em Sex Jul 01, 2011 12:40 am

Só me falta saber que o dinheiro desses crucifixos vão sair do nosso bolso.
HUIASAUSHAUSHASA

Enfim, apesar de ser contra todo e qualquer tipo de religião, eu respeito a liberdade de expressão e a não imposição de uma crença em meios sociais. Sabemos que o Brasil é um país de maioria Protestante/Católica, porém NÃO é só isso. O Brasil é conhecido também por sua diversificação de raças, e junto com elas vêm um conjunto de crenças e valores oriundas de fora.
Agora me diz, como ficarão os filhos de pais budistas, espíritas, ateus (como o caso acima citado), judeus e outras religiões que abundam no Brasil? Será que ninguém pensou neles? Os pais vão ser obrigados a mandar os filhos à uma escola que pregue algo diferente do que elas aprendem em casa?
Escola foi feita pra ensinar, e já faz isso mal, não para pregar, seja qual for a religião. Creio que o sistema de ensino deveria deixar certos tipos de ensinamentos aos pais.

Imagina você ensinar seu filho no caminho do Ateísmo por exemplo e saber que, ao chegar na escola ele é 'convidado' a fazer preces e a aprender sobre um Criador Supremo?
Isso é uma safadeza oculta da pior espécie. -q

**Hige**
Mercury
Mercury

Inscrição : 05/06/2011

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:10 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: