Login

Esqueci minha senha

Tópicos similares
    Últimos assuntos
    » Motto - tem algum?
    Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
    Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
    Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
    Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
    Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
    Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
    Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
    Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
    Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
    4Stars Anime Club

Redes Sociais

Royalties do Petróleo RJ SP e ES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Royalties do Petróleo RJ SP e ES

Mensagem por Akito em Dom Nov 13, 2011 2:35 am

Bom, gente decidi criar um tópico para discutir sobre os royalties serem distribuidos pelo Brasil todo, e não para os estados que produzem (RJ, SP e ES).

Segue a matéria do jornal O Globo
    Spoiler:
    Royalties põe Estados contra Estados
    Guerra dos royalties promete pôr todos os Estados contra todos

Se a batalha pelos recursos dos royalties do petróleo ainda nem acabou, está só começando a guerra sem precedentes entre os 27 estados da federação. Até dezembro de 2012, eles terão de chegar a um acordo sobre os novos critérios do rateio dos recursos repassados pela União aos estados, por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Desta vez, estarão em jogo R$ 48,8 bilhões de uma receita líquida e certa que é transferida pelo governo federal, a partir da arrecadação de impostos, com base nos dados de 2010. A disputa pelos royalties envolveu a metade deste dinheiro.

As regras vigentes do FPE e as distorções provocadas por elas já foram declaradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje, a Bahia é o estado que, de longe, fica com a maior parte do bolo: 9,3% do total. Isso significa duas vezes a soma de Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Em seguida, vêm o Ceará, que recebe 7,3% dos recursos do fundo, e o Maranhão, com 7,2%. O Rio recebe 1,5%.

- É como se cada cidadão da Bahia valesse quatro vezes mais do que um cidadão do litoral do Sudeste do país - afirma um parlamentar que vem negociando os royalties do petróleo e a partilha do FPE no Congresso.

Esse impasse promete ser maior do que o do petróleo. Em vez de 25 estados contra dois (Rio e Espírito Santo), serão todos contra todos. Como o bolo está dado, vai ser um estado querendo tirar a fatia do outro.

Paradoxalmente, o relógio está correndo contra estados que tentam atropelar Rio e Espírito Santo e que dependem do FPE. É o caso de estados pequenos e pouco populosos como o Piauí de Wellington Dias (PT) e a Paraíba de Vital do Rêgo (PMDB), senadores personagens por trás das duas propostas no Congresso que mais prejudicam os estados produtores.

Tabela do Fundo de Participações expira em 2012 A tabela atual do FPE vale até dezembro de 2012, e o novo critério precisa ser aprovado por lei complementar. Não é possível baixar medida provisória para tratar deste tema, que exige quórum qualificado. Sem a lei, a partir do primeiro dia de 2013, o dinheiro fica parado nos cofres do Tesouro Nacional e os estados nada receberão.

- Quanto mais o tempo passar, mais os pequenos precisarão de um acordo, construir um substitutivo e aprovar a mudança. E ainda torcer para que os outros estados (como Rio ou Espírito Santo, por exemplo) não atrapalhem um acordo - afirmou um deputado da bancada capixaba.

Uma das preocupações é que os produtores queiram reparação das perdas com o petróleo no FPE. E, para isso, podem retardar a votação usando artifícios regimentais.

O FPE foi criado em 1989, mas a divisão dos recursos teria sido feita por meio de um acordo político, durante a presidência do maranhense José Sarney e do então presidente do Senado, o baiano Antonio Carlos Magalhães.

A ideia de compensação via FPE já foi posta na mesa. Segundo o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), trata-se de mudar a forma como a União distribui os recursos do FPE. A proposta prevê que pelo menos 20% do que cada estado arrecada com tributos federais seja devolvido pela União por meio do Fundo. Isso significaria para o Rio uma receita de R$ 23,6 bilhões a valores do ano passado. Dados do Tesouro Nacional mostram que o Rio é o segundo maior arrecadador de tributos federais, mas recebe quase nada dos fundos de participação.

Rio é o segundo estado que mais arrecada Em 2010, por exemplo, a União arrecadou um total de R$ 571,96 bilhões, sendo que R$ 118,15 bilhões (ou 20,65%) vieram do Rio. Esse montante só fica atrás da contribuição dada por São Paulo, de R$ 228,44 bilhões.

No entanto, o governo estadual e municípios fluminenses receberam por meio dos fundos de participação (onde estão tributos como IPI e IR) apenas R$ 2,81 bilhões ou 2,4% de sua contribuição para os cofres federais.

O Globo

Enfim, vc´s são contra os royalties serem distribuidos, a favor, enfim comentem.

Minha opinião seria contra

Pq o seguinte, acho que os três estados iriam se prejudicar caso haja algum acidente ambiental, td bem que o petróleo por lei, é propriedade da união, mas se fosse realmente dividir lucros, pq então não dividir td entre todos de todas as áreas que se arrecadam, por exemplo o turismo?
    Por mais que eu ache que só exista ladrões de terno na política, eu não concordo q o dinheiro que é "produzido aqui" vá para estados nada a ver, por exemplo a Bahia que vai levar a maior fatia.....

Akito
    Jupiter
    Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Re: Royalties do Petróleo RJ SP e ES

Mensagem por Hidekee em Dom Nov 13, 2011 8:40 am

Sou contra pela simples coisa: não se mexe em contratos licitados e firmados a anos!

Não sei o que se passa na mente dos políticos babacas deste país, mas uma coisa é alterar regras para poços de petróleo a serem licitados e o pré-sal. Outra é mexer com o que já foi licitado, com contratos firmados usando esta fonte de renda assegurada por lei e acertado com investidores. Se essa e qualquer lei que mexa nos royalities já negociados passar, estaremos mostrando ao mundo que não se pode confiar no país, pois não temos palavra. E pior: não tem palavra com os Estados do próprio país! Quem faz isso com um próprio Estado, não fará com uma mera empresa?

Outro ponto é questão técnica, que não tem sentido vc dar royalties, que são indenização pelo constante risco ambiental (basta ver o que UM poço de petróleo fez no Golfo do México ano passado), logo não tem como Estados que não produzem nada receber indenização.

Enfim, isso é uma vergonha nacional, mas na ânsia de garantir seus currais eleitorais, os políticos não pensam no país, mas sim apenas nos próprios rabos, como sempre...

Hidekee
    Hidekon
    Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por João Aranha em Dom Nov 13, 2011 8:48 am

Se for pela situação, é errado, pois como o Hideki disse, se já existe um contrato firmado, mudar por puro interesse e sem a autorização das partes do contrato é o atestado de que o Brasil é um puteiro, onde todo mundo faz o que quer, olhando só pro seu umbigo.

Saindo da situação, não estou ligando. É um dinheiro que nunca vou ver investido em melhorias reais para o povo. Virará grana pra aumentar salário de deputados e vereadores.

João Aranha
    Jupiter
    Jupiter

Inscrição : 27/05/2007

http://www.twitter.com/joaoaranha

Mensagem por Kirano em Dom Nov 13, 2011 3:19 pm

João Aranha escreveu:Se for pela situação, é errado, pois como o Hideki disse, se já existe um contrato firmado, mudar por puro interesse e sem a autorização das partes do contrato é o atestado de que o Brasil é um puteiro, onde todo mundo faz o que quer, olhando só pro seu umbigo.

Saindo da situação, não estou ligando. É um dinheiro que nunca vou ver investido em melhorias reais para o povo. Virará grana pra aumentar salário de deputados e vereadores.

É ai que você se engana, se entram 10 milhões, mesmo assumindo que MAIOR PARTE seja roubada (o que é erro), 7 foram roubados 2 ainda vão para o estado de alguma maneira. Se esses 10 milhões param de entrar, as obras financiadas pelos 2 vão ser prejudicadas.

A grande questão para isso, e no qual está tudo baseado, é a descoberta do pré-sal. Que é de fácil aproveitamento, alto rendimento e pouco custo e perigo. Antes os royalties do petróleo não seriam isso tudo, mas com o pré-sal a coisa agigantou.

Eu sou contra, isso é uma campanha politica do caralho para roubar outros estados e ganhar dinheiro sem fazer PORRA NENHUMA. O petróleo é da união mas quem investe em tudo SÃO OS ESTADOS, quem gerencia aquilo é o estado. É uma covardia com quem colocou dinheiro naquilo. Imagine você comprar um terreno, criar uma casa e quando você vai aproveitar vem alguém falando que você vai ter que dividir aquilo com outros que não fizeram PN. Por isso eu digo, se essa lei valer, vamos fazer guerra civil e separar o brasil, o sul vai nos apoiar já que eles querem isso a tempos.

Kirano
    Jupiter
    Jupiter

Mensagem por Hidekee em Seg Nov 14, 2011 11:55 pm

Ver Marcelo Tas afirmar no CQC que o Rio quer o dinheiro do pré-sal, quando na verdade a movimentação é para não alterar royalties dos poços já licitados me faz pensar o quão os formadores de opinião são relapsos com seus compromissos de informar.

Ninguém se importa em políticos quebrar palavra e contratos fechados, acabando com a imagem do Brasil no exterior. É mais fácil rir do RJ e ES do que se preocupar com com o futuro do país. Chega a ser deprimente...

Hidekee
    Hidekon
    Hidekon

Mensagem por Sorata em Ter Nov 15, 2011 3:55 am

Sou contra. fizeram os calculo aki do quanto sera perdido e tipo, é muita grana q o Estado vai perder por ano.
    na hora de dividir, todo mundo quer a fatia de RJ/ES/SP.
    mas se der qualquer merda(um acidente tipo do vazamento do Golfo), os estados jogam a responsabilidade para os 3

Sorata
    Jupiter
    Jupiter

Inscrição : 31/05/2007

http://tocadomagatsu.tumblr.com/

Mensagem por ** Trunks ** em Ter Nov 15, 2011 12:32 pm

Sou contra como tudo ta sendo feito, mas acho que o certo era a maior parte do lucro ficar em quem investiu e vai ser responsabilizado caso de alguma merda, digamos algo entorno de 80%.

Mas como somos um país, acho que pegar 20% e distribuir para áreas mais necessitadas não seria nenhum absurdo, o país deve crescer como um todo.

Tudo isso é jogo politico, partidário, sujo e baixo. Cabral não tem moral fora do RJ, ele vive de UPP aqui, mas garanto que o Garotinho tem mais força politica do que ele. Só esclarecendo, odeio o Garotinho e por mim ele morre com 100 tiros na cara, mas de fato acho uma verdade.

** Trunks **
    Bocoh!
    Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por João Aranha em Ter Nov 15, 2011 1:56 pm

Kirano escreveu:
    João Aranha escreveu:Se for pela situação, é errado, pois como o Hideki disse, se já existe um contrato firmado, mudar por puro interesse e sem a autorização das partes do contrato é o atestado de que o Brasil é um puteiro, onde todo mundo faz o que quer, olhando só pro seu umbigo.

É ai que você se engana, se entram 10 milhões, mesmo assumindo que MAIOR PARTE seja roubada (o que é erro), 7 foram roubados 2 ainda vão para o estado de alguma maneira. Se esses 10 milhões param de entrar, as obras financiadas pelos 2 vão ser prejudicadas.

Se esse dinheiro é convertido em benefícios, queria saber onde.

João Aranha
    Jupiter
    Jupiter

Inscrição : 27/05/2007

http://www.twitter.com/joaoaranha

Mensagem por Hidekee em Ter Nov 15, 2011 3:53 pm

** Trunks ** escreveu:Sou contra como tudo ta sendo feito, mas acho que o certo era a maior parte do lucro ficar em quem investiu e vai ser responsabilizado caso de alguma merda, digamos algo entorno de 80%.

Mas como somos um país, acho que pegar 20% e distribuir para áreas mais necessitadas não seria nenhum absurdo, o país deve crescer como um todo.

Tudo isso é jogo politico, partidário, sujo e baixo. Cabral não tem moral fora do RJ, ele vive de UPP aqui, mas garanto que o Garotinho tem mais força politica do que ele. Só esclarecendo, odeio o Garotinho e por mim ele morre com 100 tiros na cara, mas de fato acho uma verdade.
    Mas aí que tá Trunks, no trecho que destaquei, vc fala que é certo distribuir. Concordo! Mas os poço a serem licitados. A merda toda, inclusive surgiu com o Lula antes, que sugeriu rever as regras para que TODOS se beneficiassem do pré-sal, já que é coisa demais mesmo. Beleza. Mas daí, o senhor Ibsen e mas os demais políticos tiveram a infeliz idéia de repartir tb os poços antigos, que já tem toda uma renda destinada, contratos fechados e tudo mais acertado em lei. O projeto de agora é menos agressivo que o do Ibsen, mas é ainda na mesma idéia de mexer em poços já negociados.

Para ter idéia, é como se vc fechar comigo um contrado de aluguel de 10 anos, mas 3 anos depois chegar alguém dizendo que o aluguel que eu te pago terá que ser dividido com mais algumas pessoas que sequer moram na mesma cidade. E o seu planejamento feito com o aluguel que eu te pago vai onde?

Além do planejamento do Estado do Rio, existem contratos feitos com esse dinheiro incluído. Fora que é o que falei antes: se mudam as regras do jogo por motivos políticos com uma Unidade da Federação, o que farão com uma empresa? Quem fica mal nessa merda toda é o país inteiro!

Mudar as regras acho que todos são a favor, mas dos poços a serem negociados no futuro. Onde já está sendo explorado, não tem sentido e concordo que seja inconstitucional.

Hidekee
    Hidekon
    Hidekon

Mensagem por Kirano em Ter Nov 15, 2011 4:04 pm

Não acho certo dividir nem o que já foram licitados nem os que não foram. Que pensamento é esse? Só pq o dinheiro vai aumentar nós somos obrigados a dividir com os outros estados? O dinheiro INTEIRO pertence aos estados que fazem a extração e a ninguém mais. Se no futuro acharem alguma maneira de fazer muito dinheiro nos estados dos políticos que fizeram esse projeto duvido que eles vão querer dividir.

Kirano
    Jupiter
    Jupiter

Mensagem por ** Trunks ** em Ter Nov 15, 2011 4:12 pm

Sim Hideki, eu sei como isso tudo foi esmerdalhado pelo Ibsen.
    __

Não concordo Kirano, acho possivel fazer um projeto que seja benéfico a todos.

Qual a culpa do cidadão que não foi "abençoado" de nascer na região rica do país?! Por isso aonde ele mora tem que ser um lugar com baixa qualidade de vida, sendo que pode ser melhor?!

Tudo bem, é sua opnião, não quero te fazer mudar e nem vou conseguir, só to expondo mesmo.

** Trunks **
    Bocoh!
    Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por Kirano em Ter Nov 15, 2011 4:28 pm

Não digo não ter politicas de melhoria de estado, porém o dinheiro obtido pela extração de bens de um estado deve permanecer nele, sempre foi assim, não é porque a quantia vai aumentar que se deve dividir. Os outros estados são pobres? Cria-se politicas para ajudar, mas não divida um bem que já de um estado.

Kirano
    Jupiter
    Jupiter

Mensagem por Hidekee em Ter Nov 15, 2011 6:05 pm

Na verdade, o projeto atual mantêm a maior parte para os estados produtores. O problema único é reduzir nos que já foram licitados. Os poços futuros e o pré-sal serão com uma taxa porcentual menor mas estados produtores teriam ainda benefícios. O problema está que a redução no já licitado fode com toda a renda feita sobre estes. Por isso que sou a favor de mudar mas nos que serão licitados.

Na prática, o dinheiro "roubado" do RJ e ES será diluído e nego só vai enfiar no rabo, população não vai ver um centavo deste dinheiro. Mas se querem mudar, que mudem para o futuro. Mexer em coisas acordadas no passado abre precendente sem igual no país.

Hidekee
    Hidekon
    Hidekon

Mensagem por Akito em Ter Nov 15, 2011 10:23 pm

Bom eu ainda acho, que o petróleo é nosso.
    Acho, que com toda a certeza, nego vai rapelar uma boa fatia desse bolo independente de onde vá esse dinheiro, mas agora, deixar a Bahia fikar com qse 10% de td, eh um absurdo.... acho que 20% desse fundo deveria ir para união e acabou o assunto...
    Vão roubar parte desse dinheiro, sim, vão...mas não podem roubar td, logo, boa parte vai ser destinada a melhorias.....axo q eh bem válido lutar

Akito
    Jupiter
    Jupiter

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:10 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: