Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club


Redes Sociais


[Debate]Era da ação e não reflexão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Debate]Era da ação e não reflexão

Mensagem por Hidekee em Sex Out 05, 2012 2:03 pm

Sabemos que o mundo em geral anda bem violento, especialmente em decorrência de vários motivos. Sabemos que as informações que recebemos diariamente são absurdas e nem sempre confiáveis, mas são imediatas! Mas venho notado em coisas mais para "entreterimento" que o mundo anda perdendo um pouco da reflexão e pensamento, puxando para ação e imediatismos. Quero saber o que acham disso, mas antes peço que leiam meu posto completo...

Como a proposta é bem abrangente, vou citar a motivação primária: conversa com a White sobre jogos de Resident Evil mais recentes, que perderam os quebra-cabeças e se focam em um jogo de ação no qual o jogador é "empurrado" em cenas de ação, onde vc tem poucas opções de escolha (quando há). Ou seja, pensamento nulo para os jogos atuais qdo os primeiros prezavam pela complexidade dos mistérios a serem resolvidos. Assim como RE, várias séries foram "simplificadas" em questões de exigir do cérebro do jogador e praticamente não encontramos mais quebra-cabeças em jogos eletrônicos. Só alguns jogos indies salvam. Daí, ainda com a conversa vejo matéria sobre 007, uma série que amo, mas que recentemente seguiu a onda do bater, explodir e então, se sobrar alguém, interrogar. Isso de longe não é coisa de espião, dentro da minha concepção de 007.

Puxando para o lado mais feio, lembramos do estudante que agrediu a professora por se sentir contrariado ou injustiçado pela mesma. Caso os argumentos dele fosse verdadeiros, ele teria várias formas de pressionar a professora de resolver o problema depois das notas lançadas, mas não! Decidiu resolver ali e na hora com a truculência e ignorância que aprendeu, seja lá com quem.

O ponto agora para a discussão que proponho é: como nos comportamos com este imediatismo que passamos atualmente? Especialmente quem tende a ser mais paciente, como se sente?

Eu sou um homem ansioso, sempre fui desde criança, a ponto de ter problemas de saúde por conta disso. Mas com o tempo, aprendi a controlar, a ter paciência e saber que certas coisas ocorrem com o tempo. Não vou conseguir ver uma série de 50 episódios de 20 minutos em menos de 100 minutos! O mesmo se aplica com livros ou mesmo coisas mais subjetivas, como compreensão de um assunto ou língua. Tudo tem o seu tempo.

No entanto muito me preocupa quem não quer "perder tempo" em coisas que considero investimento do mesmo. Claro que, na angústia de ver resultdos, acabamos perdendo controle eventualmente, como aumento de violência em trânsito, por exemplo. Além disso acabamos perdendo também a graça de saborear elementos da vida, perdidos pela goela adentro na ansiedade de ter resultados e ação.

Bem, escrevi mto e deixo agora a bola com vcs, para comentarem e/ou refletirem no assunto!



Hidekee
Hidekon
Hidekon

Mensagens : 12499
Inscrição : 24/05/2007
Idade : 37

http://hidekeitaro.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Debate]Era da ação e não reflexão

Mensagem por Isa em Sab Out 06, 2012 3:19 pm

Entendo o que você sente, como por exemplo no caso dos jogos, eu adoro que tenha história, dialogo, enredo e não apenas porradaria. Mas notei que a grande maioria prefere apenas isso, eu particularmente acho que torna muito mecanico e sem conteudo. Algo que logo cai no esquecimento.
Uma das coisas que sempre me atraiu em anime desde pequena foi justamente a continuidade que eles dão para a historia em cada episodio, e não algo aleatorio como em outros desenhos por exemplo.

O mesmo vale para a vida real, li em uma materia antiga da super interessante que todas as pessoas tem ou ja tiveram ansiedade, que é algo que tem se tornado cada vez mais comum e que se manifesta de maneiras diferentes.
O caso do garoto que bateu na professora eu nao acompanhei, nao sei o que exatamente aconteceu e o que desencadeou isso, eu sei que tem professores aí que mereciam sim ser punidos, e sim da vontade de bater -.- teve um na minha faculdade que o pai da minha colega faleceu e era epoca de prova, ela pediu dispensa para fazer em outra turma e ele disse que o problema nao era dele.
Um professor que corrige de maneira aleatoria uma prova ou é injusto em sua correção a ponto de de desequilibrar um aluno, não devia nem lecionar.

Enfim, não acho que violencia é a resposta para tudo, também não que extremismo e impulsividade seja, o que eu acho é que tem faltado controle, rédeas mesmo e consciencia de que todo ato tem uma consequencia. E o que você faz aqui hoje, pode pagar amanha, mesmo que indiretamente. Detesto pensar que as pessoas estão se tornando egoistas e fazendo o que bem entende sem entender que isso vai ter um resultado ruim no futuro.





Brigada hidekeee *-*


Obrigada Trunki ^^-
Spoiler:
xuz~

Isa
Jupiter
Jupiter

Mensagens : 6130
Inscrição : 28/05/2007
Idade : 21

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Debate]Era da ação e não reflexão

Mensagem por Akito em Ter Out 09, 2012 5:15 pm

Primeiramente eu acho quem corre muito com as coisas tende a não fazê-las com perfeição, ou seja o apressado come crú. Mas sei lá, eu vejo tanta gente querendo não perder tempo com nada, que acabam esquecendo das pequenas coisas, que por mais que sejam diminutas, elas fazem com que podemos ter uma vida menos estressante, não estou focando os jogos, mas sim a vida real, mas voltando ao foco principal, e com esse estresse acumulado, vem a frustração, a violência e tb a desmotivação, acho que qdo se corre muito em um projeto, seja ele qual for (de vida, profissional, amoroso...), e ele não dá certo, temos acessos de raiva, ódio, tristeza e muitos outros sentimentos negativos que não vão ajudar em nada, isso também vale para as cenas que vemos no nosso cotidiano, por exemplo vemos muitas pessoas entrarem na porrada, por causa de uma falta de dialogo, eu digo que isso aconteceu comigo, por tentar apaziguar toda a situação fazendo com que A falasse com o grupo B ke estava bolado, eu me envolvi...n teve chance de dialogo, tive que fugir...acho que hoje em dia as pessoas são muito mais reativas do que racionais... as vezes até acho que o instinto ta predominando a razão, quando deveria ser ao contrário...

Akito
Jupiter
Jupiter

Mensagens : 4457
Inscrição : 28/05/2007
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Debate]Era da ação e não reflexão

Mensagem por ** Trunks ** em Qua Out 10, 2012 5:32 pm

Hoje em dia é assim, um "BUM" de informações e não temos tempo para digerir tudo o que a gente ve, os especialistas chama de "Infobesidade" que nada mais é do que mais informação do que você é capaz de absorver!

Exemplos de Infobesidade, Facebook e Twitter. A não ser que você tenha apenas 5 amigos, você não lê tudo o que escrevem e absorve todas as matérias e artigos que são publicados todos os dias e a todo tempo.

Isso passa pelos jornais, sites de noticias, telejornais e assim vai, o mundo está conectado e hoje é quase tudo em tempo real e o mercado cada vez mais exige isso de você, que seja uma pessoa pró ativa, ligada e adaptada.

A última entrevista de emprego que eu fui, uso de exemplo, falaram rapidamente uma questão e o meu grupo não absorveu o que era necessário, apenas algumas informações. Fizeram de propósito, pois quando vai se tratar com um cliente, ele muitas vezes vai falar assim com você, não vai soletrar o que ele quer.

Isso gera um estresse muito grande, ficamos irritados, com sono, sem sono, vejo que seja assim que o mundo caminha.

Com relação a costumes e valores, é o que eu disse no outro tópico, hoje em dia é normal faltar com respeito, pessoal assiste essas novelas dessas bichas velhas que sempre escrevem as mesmas novelas pra Globo e acham que é normal, palavrão, sexo para crianças verem, drogas... ta ai.




** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Mensagens : 11685
Inscrição : 25/05/2007
Idade : 106

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Debate]Era da ação e não reflexão

Mensagem por João Aranha em Sab Out 13, 2012 11:01 am

O mundo, atualmente, cospe informações na nossa cara e quer exigir que nós sejamos como máquinas e absorvam tudo isso, dizendo que o mercado de trabalho lá fora exige isso. Na realidade, ele exige sim, mas percebe-se que o resultado final de alguém que faz as coisas nessa velocidade quase nunca será o ideal.

Concordo com você que perdemos muito da nossa capacidade de reflexão sobre as coisas e deixamos que essa velocidade que nos é imposta nos domine e tire a qualidade que deveríamos ter como resultado. Também já tive problemas de ansiedade, porém, o tempo me ensinou a ter controle sobre isso e conseguir levar as situações que a vida me proporciona com leveza quando se deve ser leve e com dureza quando se deve ser rígido.

E essa perda da reflexão se reflete em tudo a nossa volta: são os jogos que primam pelo gráfico e pela ação e perdem em diversão e raciocínio, a literatura que fica vazia de sentimentos e pensamentos sinceros e fica no mundo dos vampiros brilhantes e coloridos, a música que vulgariza o ser humano nas suas inúmeras vertentes, e por aí vai.

Pior é que formamos crianças e adolescentes de merda, numa porcaria de mundo que vai querer que corramos mais e mais, dizendo a cada dia que pensar leva tempo e que esse tempo é lucratividade perdida. Ontem vi o exemplo de uma empresa que economiza tempo do homem ir comprar itens pessoais e entrega em casa. Ou seja, se preocupar em procurar coisas pra você se torna perda de tempo, e não algo natural.

A ação está esmagando a reflexão e veremos tanto as futuras gerações quanto o mercado de trabalho inflados de pessoas com esse sentimento vazio. Faço um apelo aos meus amigos aqui que leem isso, para que NUNCA deixem a reflexão sobre as coisas se deteriorar. Ainda tenho esperanças de que as coisas podem melhorar, porque, se não a ter mais, não saberei mais qual a razão de estar neste mundo.

João Aranha
Jupiter
Jupiter

Mensagens : 3458
Inscrição : 27/05/2007
Idade : 32

http://www.twitter.com/joaoaranha

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Debate]Era da ação e não reflexão

Mensagem por ** Trunks ** em Qui Out 18, 2012 10:11 am

O mundo mudou mesmo João, por exemplo, pensa no seu avô:

O que seu avô viu em termos de tecnologia? Ele passou pelo Rádio.... TV e TV em cores. Isso foi em um espaço de ANOS! Tinha o telefone apenas, o celular, apenas no fim dos anos 90!

Agora pensa na gente, a mudança ocorre de 6 em 6 meses ou todo ano! É bizarro!

O homem precisa se adaptar a tecnologias que ele mesmo cria, em consequência precisamos renovar a todo instante, inserir novas informações no lugar das antigas e isso em uma constante muito maior!




** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Mensagens : 11685
Inscrição : 25/05/2007
Idade : 106

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Debate]Era da ação e não reflexão

Mensagem por Rain em Sab Out 20, 2012 9:16 am

Os jogos são reflexos de como a sociedade está. Aposto que os jogos que mais marcaram a gente(desculpa se me acharem muito novo, mas tenho que admitir isso) foram aqueles do Super Nintendo. Mano, os gráficos eram bem simples, mas passávamos um bom tempo jogando, mas não privávamos o nosso tempo só para isso, íamos para a rua brincar com os amigos, poderíamos chegar de noite sem ter medo de ladrões, enfim, hoje não é assim. Os gráficos de quase realidade virtual faz com que se torne um vicio ficar lá. E essa monotomia lucra mais do que elaborar um jogo que multiplas possibilidades "te obrigando" a pensar no que fazer.
Não acho que jogos tornam as pessoas mais violentas, mas se for acostumando desde jovem a criança, ela pode tentar repetir isso na escola.
Como o Trunks disse, em 20 anos atrás nem pensávamos que um dia poderíamos tocar na tela para selecionar algo. Agora imaginam daqui a 20 anos? E nesses 20 anos, provavelmente a maioria aqui já vai ter filhos(até eu que estou com quase 15 anos) e eles estarão ainda mais presos a jogos, filmes, programas de TV, redes sociais, celulares, internet, etc.

Gomen se não gostaram do post ;-;

Rain
Mercury
Mercury

Mensagens : 48
Inscrição : 25/08/2012
Idade : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Debate]Era da ação e não reflexão

Mensagem por ** Trunks ** em Sab Out 20, 2012 5:09 pm

Que nada Rain!

Vejo que a tecnologia chegou a um limite de preço, vamos pegar um Iphone e um Ipad:

O Iphone 4S custava um preço, quando saiu o Iphone 5, ele passou a custar o mesmo de um Iphone 4S e este baixou de preço, a mesma coisa a cada versão Lançada do Ipad.

O limite de gasto atingiu o seu ideal para fabricante/consumidor que concorda em pagar esse valor já FIXO pela última tecnologia disponível no momento.

As pessoas hoje em dia compram tecnologia, aos poucos ela vai aceitando isso em seu cotidiano de forma mais implícita!




** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Mensagens : 11685
Inscrição : 25/05/2007
Idade : 106

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Debate]Era da ação e não reflexão

Mensagem por João Aranha em Dom Out 21, 2012 3:11 pm

** Trunks ** escreveu:O mundo mudou mesmo João, por exemplo, pensa no seu avô:

O que seu avô viu em termos de tecnologia? Ele passou pelo Rádio.... TV e TV em cores. Isso foi em um espaço de ANOS! Tinha o telefone apenas, o celular, apenas no fim dos anos 90!

Agora pensa na gente, a mudança ocorre de 6 em 6 meses ou todo ano! É bizarro!

O homem precisa se adaptar a tecnologias que ele mesmo cria, em consequência precisamos renovar a todo instante, inserir novas informações no lugar das antigas e isso em uma constante muito maior!

Sim, a constante de aprendizado é crescente, mas como será que acontece a reflexão sobre essas informações? É a ideal? Gera uma crítica construtiva? Ou fica só em uma inserção altamente superficial?

João Aranha
Jupiter
Jupiter

Mensagens : 3458
Inscrição : 27/05/2007
Idade : 32

http://www.twitter.com/joaoaranha

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Debate]Era da ação e não reflexão

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:11 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum