Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Motto - tem algum?
Qua Jun 08, 2016 2:11 pm por istyar

» "SEJEM" Bem vindos de volta pessoal.
Seg Dez 07, 2015 2:46 pm por Sorata

» Digimon Tri
Ter Nov 24, 2015 11:35 am por Akito

» Black Friday
Qua Nov 18, 2015 11:29 am por Isa

» O Ano é 2015
Ter Nov 17, 2015 11:18 pm por Silvio

» 4S Recomenda: Anime/Mangá
Ter Nov 17, 2015 5:03 pm por João Aranha

» Como se ver daqui a 20 anos
Ter Nov 17, 2015 12:40 am por Akito

» Perolas do 4S
Ter Nov 17, 2015 12:20 am por Akito

» olá pessoal eu sou novo aqui
Ter Fev 10, 2015 7:22 pm por Ster

Divulgue!
4Stars Anime Club

Redes Sociais

Educação no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Educação no Brasil

Mensagem por João Aranha em Seg Out 15, 2012 9:26 am

Hoje é dia de um dos profissionais mais importantes, se não o mais importante, que é o professor. Mas a realidade desse profissional é negra no Brasil. Afinal, qual autoridade que não quer uma massa de manobra bem imbecil? Vemos salários muito baixos, escolas e universidades caindo aos pedaços e um sistema de ensino tão novo quanto o regime militar. Acho que, aqui, cada um tem suas experiências de decepção com a educação aqui no país.

Então, a pergunta é simples: o que fazer para tornar a educação no Brasil digna e de qualidade para todos os níveis?

João Aranha
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 27/05/2007

http://www.twitter.com/joaoaranha

Re: Educação no Brasil

Mensagem por Akito em Seg Out 15, 2012 4:30 pm

O que falta:

Um Salário digno para professores para motiva-los a ensinar

Reforma nas instituições públicas de ensino (A UERJ tá caindo aos pedaços assim como muitas escolas que vejo por ai)

Inclusão de um ensino técnico em todas as escolas, e não em escolas específicas (como Cefet e os ETE)

Uma coisa que eu vi nas escolas públicas tb é que existe aulas de educação religiosa, completamente desnecessário...(O estado é laico), acho que no lugar poderia colocar aulas de redação ou matemática

Mas é claro, os politicos n pensam na educação, afinal, um povo idiota, é um povo q vota sem saber

Akito
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 28/05/2007

Mensagem por ** Trunks ** em Qui Out 18, 2012 10:12 am

Pararem de roubar tanto e destinar menos dinheiro pra carnaval e investir mais em educação.

** Trunks **
Bocoh!
Bocoh!

Inscrição : 25/05/2007

Mensagem por Hidekee em Qui Out 18, 2012 10:33 pm

SE, somente se, usassem o que deveria ser gasto MESMO, conforme a lei determina, sem usar artifícios para dizer que usou mas na prática não, já melhoraria a infraestrutura para educação. Além disso, um estudo de uma entidade internacional já provou o que mtos que administram grana do serviço público já sabem a um tempo: até tem grana, mas é mal administrada!

Sério, corrupção existe em qqer lugar do mundo, desvios tb, mas desperdício é quase exclusividade nossa! Coisas como construir prédios inúteis para servirem de aula, colocar ar condicionado caro em algumas salas de aulas que bastavam ser bem projetadas e com um ventilador em todas. Assim vai indo.

Além disso, precisa-se de uma revalorização do educador. Ninguém quer dar aula para ter o dedo na cara pq um pai inconsequente acha que sabe mais que o professor e não aceita o filho ser "punido". Ninguém gosta de ver seu trabalho suado e árduo sendo no final remunerado igual um babaca que coça o saco, cospe cópia de um livro no quadro e escreve uma prova minutos antes da aplicação! Políticas de valorização do docente, com planos de carreira sim, mas valorizando quem produz e trabalha!

E claro, uma revisão de tempos em tempos no currículo, pq a vida e a sociedade mudam e o currículo mínimo deve ser adaptado à realidade.

Hidekee
Hidekon
Hidekon

Inscrição : 24/05/2007

http://hidekeitaro.blogspot.com

Mensagem por Rain em Sab Out 20, 2012 8:53 am

Desculpa se fui postar agora ^^"

Achei legal o que o Akito disse, Ed. Religiosa é meio que desnecessário, mas como Filosofia não daria para ser no Ensino Fundamental, poderia ser reposto por uma aula de Redação ou Matemática. A carga horaria poderia aumentar também, ao invés de Aula de manhã, tarde ou noite. uma aula começando 8:30 e terminando 14:00~15:00 renderia mais.

Falta respeito no Brasil. Mas não é difícil imaginar o porquê.
Pensem um pouco, o Brasil tem impostos caros, educação precária, pessoas morrendo em filas enormes do SUS, transporte publico ineficiente...
Se investíssemos em Educação os Jovens saberiam muito, e quando isso acontece, é um perigo para o Governo. População burra é mais fácil de se controlar.

Rain
Mercury
Mercury

Inscrição : 25/08/2012

Mensagem por João Aranha em Dom Out 21, 2012 3:19 pm

Rain escreveu:Desculpa se fui postar agora ^^"

Achei legal o que o Akito disse, Ed. Religiosa é meio que desnecessário, mas como Filosofia não daria para ser no Ensino Fundamental, poderia ser reposto por uma aula de Redação ou Matemática. A carga horaria poderia aumentar também, ao invés de Aula de manhã, tarde ou noite. uma aula começando 8:30 e terminando 14:00~15:00 renderia mais.

Falta respeito no Brasil. Mas não é difícil imaginar o porquê.
Pensem um pouco, o Brasil tem impostos caros, educação precária, pessoas morrendo em filas enormes do SUS, transporte publico ineficiente...
Se investíssemos em Educação os Jovens saberiam muito, e quando isso acontece, é um perigo para o Governo. População burra é mais fácil de se controlar.

Só um adendo, Rain. Filosofia pode ser ensinado, sim, no fundamental. Construção de reflexão sobre os valores da sociedade seria ideal para essa faixa etária.

Hidekee escreveu:Além disso, precisa-se de uma revalorização do educador. Ninguém quer dar aula para ter o dedo na cara pq um pai inconsequente acha que sabe mais que o professor e não aceita o filho ser "punido". Ninguém gosta de ver seu trabalho suado e árduo sendo no final remunerado igual um babaca que coça o saco, cospe cópia de um livro no quadro e escreve uma prova minutos antes da aplicação! Políticas de valorização do docente, com planos de carreira sim, mas valorizando quem produz e trabalha!

E claro, uma revisão de tempos em tempos no currículo, pq a vida e a sociedade mudam e o currículo mínimo deve ser adaptado à realidade.

Esse é o cerne da questão. Trabalho em uma universidade pública e, quando houve a entrada dos funcionários na greve, uma das reinvidicações era a de que houvese uma melhoria na qualidade estrutural e a revalorização do educador e da estrutura em torno dele. Porém, ficou no financeiro e olhe lá. Também concordo que o ensino religioso deva ser banido das instituições públicas de ensino.

O triste é ver que formamos pessoas facilmente manipuláveis, tanto dentro quanto fora dos muros das instituições de ensino. Educação com alguma qualidade é para poucos. Muito poucos.

João Aranha
Jupiter
Jupiter

Inscrição : 27/05/2007

http://www.twitter.com/joaoaranha

Mensagem por Akito em Seg Out 22, 2012 2:14 am

Acho que filosofia poderia sim ser ensinada no Ensino Fundamental, assim como um pouco de sociologia também...como meu amigo Spider disse, seria muito bom para a formação de uma série de bons valores para essa nossa juventude, e com esse conjunto educariamos futuros cidadãos, q n iriam vender seu voto por qualquer esmola ou trabalho degradante (militância por exemplo), também sou a favor da extinção de qualquer vínculo partidário com os grêmios das escolas estaduais (Para quem n sabe, por trás de todo grêmio existe um apoio partidário, aqui em niterói é o PT) e qualquer tipo de ligação política nas faculdades (Marxistas do PSOL da UFF por exemplo, que tiveram suas mentes lavadas pelos professores de história de lá)....isso ajuda e muito para eleição, e com isso o equívoco de votar em um candidato corrupto, sim, eu digo ke isso é manipulação de massa...e olhem que eu estive dentro do PT (com minha ex, que é uma vítima dessa lavagem cerebral), e descobri toda trama por de trás disso...

Akito
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Rain em Seg Out 22, 2012 6:03 pm

Concordo, Filosofia e Sociologia formariam melhor os jovens, mas e a vontade de aprender por parte dos estudantes? Não adiantaria colocar numa escola boa, se não tem vontade.
As vezes, não é SÓ a escola que é ruim, um aluno desmotivado não irá acrescentar em nada.
Ah, e ninguém lembra de Ed. Física? Eu acho desnecessário essa matéria(desculpem aos profissionais dessa área), não acrescenta em nada. Desculpem, mas ela poderia ser como uma atividade extracurricular ou algo do tipo. Sim, temos que olhar as atividades físicas, mas na maior parte das escola o prof só dá uma bola e deixa os alunos jogarem.
Mais uma vez, nada contra os profissionais dessa área ç.ç

Rain
Mercury
Mercury

Inscrição : 25/08/2012

Mensagem por Akito em Ter Out 23, 2012 2:12 pm

Educação física tb é necessária, mas n desse jeito, dar uma bola e talz, mas dar atividades para estimular a movimentação corporal, a socialização e a competitividade...
Pelo menos eu enxergo assim

Tambpem acho que sociologia e filosofia podem ser dados no ensino fundamental, sendo adaptado para aquela faixa etária...

Akito
Jupiter
Jupiter

Mensagem por Baalberich em Qua Dez 19, 2012 4:00 pm

Ressuscitando topico- achei interessante

Eu conversei com meu irmão há um tempo atrás e disse a ele que acredito que a educação no Brasil não é tratada como instrumento de equalização do abismo de classes, ao contrario a educação no Brasil é usada para reforçá-lo, reparem bem (e muitos aqui viveram isso na pele), o ensino fundamental e médio nas instituições públicas e de qualidade risível, portanto quem tem dinheiro paga ao setor privado durante anos, e quem não tem se submete.

Só que ai vem a grande virada, nas faculdades, o ensino de melhor qualidade está nas instituições públicas, as vagas são escassas, e há um processo de seleção baseado em desempenho, (não da vida escolar mas em um teste). Quem pôde pagar pelo ensino de qualidade nas series anteriores sai em vantagem, quem não pode será obrigado a pagar pela faculdade, só que o que define a posição social, o nivel do emprego e do salario, é a faculdade, portanto, é estratégico que se mantenha o ensino público no fundamental e médio em um nivel extremamente ruim, pois favorece, quem pode pagar pelo ensino de qualidade a longo prazo, os pobres pagam faculdade e as faculdades privadas são muito ruins (vide os resultados do ultimo enade) então alem de ele ter que trabalhar para poder estudar, o ensino é ruim e não garante melhora na situação social, pois este jovem estará competindo contra pessoas que alem de não precisarem dividir seu tempo entre estudo e trabalho ainda recebem um ensino de qualidade infinitamente superior.

Ou seja quem é pobre tem tudo para garantir que seus filhos continuem pobres e quem é rico tem tudo para garantir que seus filhos continuem ricos^^

Não é maravilhoso?

Baalberich
Mercury
Mercury

Inscrição : 18/12/2012

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:04 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: